Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, outubro 03, 2019

Menina morre enquanto dormia após a bateria do celular explodir

Uma garota de 14 anos morreu após o smartphone  explodir no travesseiro enquanto ela dormia. A jovem, identificada como Alua Asetkyzy Abzalbek, morava em Bastobe, no Cazaquistão.
A adolescente foi dormir ouvindo música e foi encontrada morta no dia seguinte. Segundo a polícia local, a bateria do aparelho explodiu perto de sua cabeça.
A perícia afirmou que o aparelho estava conectado a tomada e que a explosão aconteceu diante do sobreaquecimento do aparelho. Ela sofreu ferimentos graves na cabeça e morreu imediatamente. Fonte: Mail Online - 30 September 2019

Comentário
Manual de segurança do usuário. Informações de segurança importantes para o smartphone

ADVERTÊNCIA:
Não atendimento destas instruções de segurança pode resultar em fogo, choque elétrico, ferimentos ou danos ao smartphone ou outra propriedade. Leia todas as informações de segurança abaixo antes de usar o smartphone.

MANUSEIO 
Manuseie o smartphone com cuidado. Ele é feito de metal, vidro e plástico e possui componentes eletrônicos sensíveis. O smartphone ou sua bateria podem ser danificados se caírem, forem queimados, furados, esmagados ou se entrarem em contato com líquidos. Se você desconfiar de danos no smartphone ou na bateria, descontinue o uso do smartphone, pois ele pode causar sobreaquecimento ou ferimentos. Não use um smartphone com a tela rachada, pois ela pode causar ferimentos. Se você estiver preocupado com a possibilidade de arranhar a superfície do smartphone, pense em usar um estojo ou capa.

REPAROS 
Não abra o smartphone e não tente repará-lo por conta própria. Se o smartphone estiver danificado ou apresentar defeito, contate Serviço Autorizado. Reparos realizados por prestadores de assistência que não seja Fornecedor de Serviço Autorizado podem não incluir o uso de peças genuínas e podem afetar a segurança e o funcionamento do dispositivo.  

BATERIA 
Não tente substituir a bateria do smartphone por conta própria. A bateria de íon de lítio do smartphone deve ser substituída por um fornecedor de serviços autorizado. A substituição ou reparo indevido pode danificar a bateria, causando sobreaquecimento ou ferimento. A bateria deve ser reciclada ou descartada separadamente do lixo doméstico. Não incinere a bateria

DISTRAÇÃO
 O uso do smartphone sob certas circunstâncias pode distraí-lo e causar uma situação perigosa (evite o uso de fones de ouvido ao andar de bicicleta e evite digitar mensagens de texto ao dirigir, por exemplo). Observe as regras que proíbem ou restringem o uso de dispositivos móveis ou fones de ouvido.  

CARREGAMENTO 
Carregue o smartphone com o cabo USB e o adaptador de alimentação incluídos ou, em modelos compatíveis, coloque o smartphone com a tela para cima sobre um carregador  certificado.   Outros adaptadores podem não atender aos padrões de segurança aplicáveis, e carregar o smartphone com eles pode causar ferimentos ou risco de morte.
O uso de cabos ou carregadores danificados ou o carregamento quando houver umidade, podem causar fogo, choque elétrico, ferimentos ou danos ao smartphone ou a outras propriedades. Ao usar o adaptador de alimentação USB  para carregar o smartphone, certifique-se de que o cabo USB esteja totalmente inserido no adaptador de alimentação antes de conectá-lo a uma tomada.

É importante manter o smartphone e seu adaptador de alimentação ou carregador sem fio em uma área bem ventilada durante o uso ou carregamento. Ao usar um carregador sem fio, remova estojos metálicos e evite colocar objetos metálicos no carregador (como chaves, moedas, pilhas ou joias), pois eles podem aquecer ou interferir no carregamento.

CABO E CONECTOR DE CARGA 
Evite o contato prolongado do cabo e do conector de carga com a pele quando o cabo de carga estiver conectado a uma fonte de alimentação, pois isso pode causar desconforto ou ferimentos. Evite situações como dormir ou sentar sobre o cabo ou o conector de carga.

EXPOSIÇÃO PROLONGADA AO CALOR  
O smartphone e seu adaptador de alimentação USB estão em conformidade com os padrões e limites aplicáveis de temperatura de superfície definidos pelo IEC 60950-1 (Padrão Internacional para Equipamentos Seguros de Tecnologia da Informação).
No entanto, mesmo dentro desses limites, contato contínuo com superfícies quentes durante longos períodos de tempo pode causar desconforto ou lesão. Use seu bom senso para evitar situações onde sua pele esteja em contato por um período longo com um dispositivo, seu adaptador de alimentação ou um carregador sem fio quando ele estiver em operação ou conectado a uma fonte de alimentação.
Por exemplo, não durma sobre um dispositivo, adaptador de alimentação ou carregador sem fio nem os coloque embaixo de um cobertor, travesseiro ou seu corpo, quando estiver conectado a uma fonte de alimentação. Mantenha o smartphone e seu adaptador de alimentação em uma área bem ventilada quando em uso ou ao carregar. Tome muito cuidado se você tiver uma condição física que afeta a sua capacidade de detectar o calor contra o corpo.

ADAPTADOR DE ALIMENTAÇÃO USB 
Para operar o adaptador de alimentação USB com segurança e reduzir a possibilidade de ferimentos ou danos relacionados ao calor, conecte o adaptador de alimentação diretamente a uma tomada. Não use o adaptador de alimentação em locais úmidos, como próximo a uma pia, banheira ou chuveiro e não conecte ou desconecte o adaptador de alimentação com as mãos molhadas.  

PERDA DE AUDIÇÃO 
Ouvir música com volume alto pode danificar a sua audição. Sons de fundo, além da exposição contínua a volumes altos, podem fazer o som parecer mais baixo do que realmente é.
ADVERTÊNCIA: para impedir possíveis danos à audição, não ouça com o volume muito alto por longos períodos.

INTERFERÊNCIA DE FREQUÊNCIA DE RÁDIO 
O smartphone usa sinais de rádio para conectar-se a redes sem fio. Observe placas e avisos que proíbem ou restringem o uso de dispositivos eletrônicos. Embora o smartphone seja projetado, testado e fabricado em conformidade com as normas que governam as emissões de frequências de rádio, tais emissões do smartphone podem afetar negativamente o funcionamento de outros equipamentos eletrônicos e causar defeitos. Quando o uso for proibido, como durante um voo ou quando solicitado por autoridades, desligue o smartphone.

INTERFERÊNCIA COM DISPOSITIVOS MÉDICOS 
O smartphone contém componentes e rádios que emitem campos eletromagnéticos. O smartphone contém ímãs. Esses campos eletromagnéticos e imãs podem interferir com dispositivos médicos, como marca-passos e desfibriladores. Consulte o seu médico e o fabricante do dispositivo médico para obter informações específicas do seu dispositivo médico e saber se você deve manter uma distância segura entre o dispositivo médico, o smartphone.

NÃO É UM DISPOSITIVO MÉDICO  
O smartphone não é um dispositivo médico e não deve ser usado como substituto de uma avaliação médica profissional. Ele não foi criado nem tem a pretensão de diagnosticar doenças ou outras enfermidades, e não foi projetado para curar, aliviar, tratar ou prevenir doenças. Consulte seu médico antes de tomar qualquer decisão relacionada à sua saúde.

CONDIÇÕES MÉDICAS 
Se você tem qualquer condição médica ou apresentar sintomas que possam ser afetados pelo smartphone ou luzes piscando (por exemplo, convulsões, desmaios, fadiga ocular ou dores de cabeça), consulte seu médico antes de usá-lo.

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS E OUTRAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS 
Pode ser perigoso carregar ou usar o smartphone em áreas com atmosferas potencialmente explosivas, como áreas onde o ar contenha níveis elevados de substâncias químicas, vapores ou partículas inflamáveis (como grãos, poeira ou pó metálico). A exposição do smartphone a ambientes com altas concentrações de produtos químicos industriais, incluindo gases liquefeitos próximos à evaporação, como o hélio, pode danificar o smartphone ou prejudicar sua funcionalidade. Obedeça a todas as placas e instruções.

MOVIMENTOS REPETITIVOS 
Ao realizar atividades repetitivas, como digitar, passar o dedo ou jogar no smartphone, você pode sentir um desconforto em suas mãos, braços, pulsos, ombros, pescoço ou outras partes do corpo. Se você sentir um desconforto, pare de usar o smartphone e consulte um médico.

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:38 PM