Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, setembro 15, 2019

Colisão entre trem com carga e caminhão em ferrovia em MT


Um caminhão-tanque provocou uma explosão, na manhã de sábado, 14 de setembro, ao se chocar com o trem carregado de milho em trecho da ferrovia, na zona rural de Alto Taquari, a 509 km de Cuiabá.

ACIDENTE
O acidente foi no cruzamento de uma estrada com a linha férrea, num trecho que liga o terminal de Alto Araguaia ao Porto de Santos.



Assim que os dois veículos se chocaram, houve uma explosão, pois o caminhão transportava combustível e pertence a uma usina de álcool da região.

O CAMINHÃO NÃO PAROU NO CRUZAMENTO

A concessionária que administra a linha férrea informou, em nota, que o caminhão não parou para cruzar a ferrovia no momento em que o trem se aproximava. O maquinista acionou os procedimentos de emergência, mas não conseguiu frear a tempo por conta do tamanho e peso da composição.

VÍTIMA
Não houve. Apesar do susto e dos estragos, o motorista do caminhão saiu ileso do acidente. Ele foi atendido no local e depois liberado.


CONTROLE DO FOGO
O fogo foi controlado horas depois por uma equipe de brigadistas de uma usina de etanol na região.

LIBERAÇÃO DO TRECHO FERROVIÁRIO
À tarde, funcionários da concessionária que administra a linha férrea trabalharam no local do acidente pra liberar o trecho por onde escoada grande parte das produções agrícolas das regiões norte e centro do país.
G1 MT - TV Centro América-14/09/2019 

Comentário: Trem não pode parar rapidamente. Um trem de carga médio com  90 a 120 vagões percorre 1,6 a 2 km  até parar.  Trem com velocidade de 90 km/h pode percorrer  1,60 km ou mais para parar,  após o maquinista acionar o freio de emergência. Um trem de passageiros com 8 carros, com velocidade de 130 km/h precisa de cerca de 1,6 km para parar.

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:27 PM