Capacete protege a cabeça do condutor de patinete
Atualmente não é obrigatório usar capacete na condução do
patinete elétrico em São Paulo. Mas o bom senso recomenda seu emprego.
A rejeição à obrigatoriedade do uso, lembra a reação observada em 1977 quando da
introdução do cinto de segurança nos automóveis. Todos o recusavam, mas hoje
não se imagina uma pessoa no carro sem usá-lo.
O Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP
já atende os acidentados com esta minimotoneta.
Pode-se esperar, além de fraturas, eventuais traumas
cranianos em condutores de patinetes sem capacete.
Nos EUA, nos dois anos após a introdução do patinete (2017 e
2018), lesões de usuários já eram relatadas. Tarek K. Tivoli e cientistas da
Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostram na revista Jama Open que em
249 pacientes atendidos em duas emergências de hospitais,
■ 40,2% sofreram trauma craniano;
■ 31,7% fraturas e
■ 27,7% contusões, entorses ou
lacerações.
A maioria dos pacientes (94%) recebeu alta da emergência,
■mas 15 foram hospitalizados, dos quais dois, com graves
lesões, foram para a UTI.
■apenas dez dos acidentados usavam capacete.
Traumas cerebrais
podem provocar problemas motores, síndrome neurocognitiva ou cefaleias crônicas
e irritabilidade permanente.
Dependendo da violência do acidente, um capacete certamente
minimiza as consequências. Fonte: Folha de São Paulo - 7.jun.2019, Julio Abramczyk, médico
Patinetes elétricos causam 20 acidentes a cada 100 mil viagens,
conclui estudo
Diante da proliferação do aparelho, o departamento de saúde
pública e transporte de Austin, Texas em
parceria com o Centro de Controle e Prevenção dos Estados Unidos realizaram uma
pesquisa para tentar entender lesões e acidentes causados pelos patinetes
elétricos, assim com sua incidência, uma vez que no país, 38,5 milhões de
corridas foram realizadas em 2018.
O estudo abrangeu o período entre 5 de setembro de 2018 até
30 de novembro do mesmo ano, e identificou um total de 271 pessoas que sofreram
algum acidente com patinete elétrico. Durante o período de três meses, os
aparelhos foram usados por 182,333 horas e rodaram 1,434 milhões de
quilômetros. Com estes números, o estudo calculou que a cada 100 mil viagens
acontecem cerca de 20 acidentes com patinetes elétricos.
ACIDENTES GRAVES
Mais da metade dos acidentes no período foram “graves”,
segundo o estudo. As definições de grave foram em acidentes onde ocorreu fraturas
(84% dos casos deste grupo de
acidentes); lesões em nervos, tendões e ligamentos (45%); sangramentos em
grandes quantidades (5%) e danos nos órgãos (1%). Importante notar que podem
ocorrer mais de um efeito colateral nos acidentes.
LOCAL DE ACIDENTE
Outro ponto levantado pela pesquisa é o local onde
aconteceram as ocorrências:
■55% aconteceram na rua,
■33% foram na calçada.
■acidentes com carros e motos foram responsáveis por 16% dos
casos, mesmo que apenas 10% dos motoristas dos patinetes tenham colidido com os
veículos.
■10% tiveram problemas com o meio fio enquanto
■7% foram “pegos de surpresa” por objetos estáticos, como um
poste de luz ou bueiro.
USO DE CAPACETE
O estudo concluiu que a maioria dos efeitos dos acidentes
poderiam ter sido evitados caso o motorista do patinete elétrico estivesse
usando capacete. Fonte: Isto é dinheiro - 09/05/19
OUTRO ESTUDO
Acidente com patinete elétrico pode causar lesão grave, diz estudo
Um estudo publicado recentemente no periódico científico
JAMA Network Open mostrou que no período de um ano, no mínimo 249 pessoas
chegaram à emergência de dois hospitais na Carolina do Sul, nos Estados Unidos,
após terem sofrido acidente com patinetes elétricos. As lesões incluíam;
■hematomas, fraturas, contusões e até lesões na cabeça, com
hemorragias cerebrais.
“PERFIL” DOS ACIDENTES E ACIDENTADOS
O objetivo do estudo foi analisar o padrão dos acidentes com
patinete elétrico. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas machucadas
estava dirigindo.
■ a maior parte caiu da patinete.
■mas 11% colidiram em algo e
■ 8,8% foram atingidas por um carro ou outro veículo.
No entanto, alguns pedestres também se lesionaram: 21
pessoas foram atingidas por uma patinete ou caíram ao esbarrar em um que estava
estacionado na calçada ou ainda se machucaram ao tentar levantá-la do chão.
LESÕES
■Cerca de 40% dos pacientes sofreram ferimentos na cabeça e
muitos deles foram sérios, incluindo cinco sangramentos cerebrais e uma
concussão. As fichas dos pacientes não traziam muitos detalhes sobre como estavam
usando o veículo.
■ De acordo com os relatórios médicos, doze pacientes
mostravam sinais de embriaguez e apenas dez deles, o que corresponde a 4,4%
usavam capacete. Fonte: Veja - 30 jan 2019
ACIDENTES DIVERSOS
■08/09/2019 -Um acidente com um patinete elétrica matou
Roberto Pinto Batista Jr., em Belo Horizonte. O engenheiro bateu a cabeça em um
bloco de concreto ao cair.. Este é o primeiro incidente fatal envolvendo
patinetes no Brasil.
■12/07/2019 - Emily Hartridge foi vítima do primeiro
acidente fatal envolvendo este tipo de veículo registrado no Reino Unido. A
personalidade do YouTube e apresentadora de TV, Emily Hartridge, 35, morreu vítima de um acidente envolvendo um patinete
elétrico e um caminhão em Battersea, sul de Londres. Hartrigde não resistiu aos
ferimentos e morreu no local. Ela é a primeira vítima fatal com esse tipo de
veículo no Reino Unido.
■10/06/2019-Um homem de 25 anos que circulava em patinete
elétrico morreu ao bater contra com caminhão em Paris. O jovem, que segundo uma
das fontes não respeitou a prioridade à direita, chegou a ser levado para o
hospital, mas não resistiu aos ferimentos, informaram os bombeiros.
■08/05/2019- Vitória, ES. Uma jovem de 19 anos, se
acidentou por volta das 10h, quando
andava pela avenida que estava fechada para carros na ocasião por conta do
feriado. Ela andava de patinete pela primeira vez quando
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home