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quinta-feira, setembro 05, 2019

Capacete protege a cabeça do condutor de patinete

Atualmente não é obrigatório usar capacete na condução do patinete elétrico em São Paulo. Mas o bom senso recomenda seu emprego.
A rejeição à obrigatoriedade do uso,  lembra a reação observada em 1977 quando da introdução do cinto de segurança nos automóveis. Todos o recusavam, mas hoje não se imagina uma pessoa no carro sem usá-lo.

O Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP já atende os acidentados com esta minimotoneta.
Pode-se esperar, além de fraturas, eventuais traumas cranianos em condutores de patinetes sem capacete.
Nos EUA, nos dois anos após a introdução do patinete (2017 e 2018), lesões de usuários já eram relatadas. Tarek K. Tivoli e cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostram na revista Jama Open que em 249 pacientes atendidos em duas emergências de hospitais,
■ 40,2% sofreram trauma craniano;
■ 31,7% fraturas e
■ 27,7% contusões, entorses ou lacerações.

A maioria dos pacientes (94%) recebeu alta da emergência,
■mas 15 foram hospitalizados, dos quais dois, com graves lesões, foram para a UTI.
■apenas dez dos acidentados usavam capacete.

Traumas cerebrais podem provocar problemas motores, síndrome neurocognitiva ou cefaleias crônicas e irritabilidade permanente.

Dependendo da violência do acidente, um capacete certamente minimiza as consequências. Fonte: Folha de São Paulo - 7.jun.2019,  Julio Abramczyk, médico

Patinetes elétricos causam 20 acidentes a cada 100 mil viagens, conclui estudo

Diante da proliferação do aparelho, o departamento de saúde pública e transporte de Austin, Texas  em parceria com o Centro de Controle e Prevenção dos Estados Unidos realizaram uma pesquisa para tentar entender lesões e acidentes causados pelos patinetes elétricos, assim com sua incidência, uma vez que no país, 38,5 milhões de corridas foram realizadas em 2018.

O estudo abrangeu o período entre 5 de setembro de 2018 até 30 de novembro do mesmo ano, e identificou um total de 271 pessoas que sofreram algum acidente com patinete elétrico. Durante o período de três meses, os aparelhos foram usados por 182,333 horas e rodaram 1,434 milhões de quilômetros. Com estes números, o estudo calculou que a cada 100 mil viagens acontecem cerca de 20 acidentes com patinetes elétricos.

ACIDENTES GRAVES
Mais da metade dos acidentes no período foram “graves”, segundo o estudo. As definições de grave foram em acidentes onde ocorreu fraturas  (84% dos casos deste grupo de acidentes); lesões em nervos, tendões e ligamentos (45%); sangramentos em grandes quantidades (5%) e danos nos órgãos (1%). Importante notar que podem ocorrer mais de um efeito colateral nos acidentes.

LOCAL DE ACIDENTE
Outro ponto levantado pela pesquisa é o local onde aconteceram as ocorrências:
■55% aconteceram na rua,
■33% foram na calçada.
■acidentes com carros e motos foram responsáveis por 16% dos casos, mesmo que apenas 10% dos motoristas dos patinetes tenham colidido com os veículos.
■10% tiveram problemas com o meio fio enquanto
■7% foram “pegos de surpresa” por objetos estáticos, como um poste de luz ou bueiro. 

USO DE CAPACETE
O estudo concluiu que a maioria dos efeitos dos acidentes poderiam ter sido evitados caso o motorista do patinete elétrico estivesse usando capacete. Fonte: Isto é dinheiro - 09/05/19

OUTRO ESTUDO

Acidente com patinete elétrico pode causar lesão grave, diz estudo

Um estudo publicado recentemente no periódico científico JAMA Network Open mostrou que no período de um ano, no mínimo 249 pessoas chegaram à emergência de dois hospitais na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, após terem sofrido acidente com patinetes elétricos. As lesões incluíam;
■hematomas, fraturas, contusões e até lesões na cabeça, com hemorragias cerebrais.

“PERFIL” DOS ACIDENTES E ACIDENTADOS

O objetivo do estudo foi analisar o padrão dos acidentes com patinete elétrico. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas machucadas estava dirigindo.
■ a maior parte caiu da patinete.
■mas 11% colidiram em algo e
■ 8,8% foram atingidas por um carro ou outro veículo.

No entanto, alguns pedestres também se lesionaram: 21 pessoas foram atingidas por uma patinete ou caíram ao esbarrar em um que estava estacionado na calçada ou ainda se machucaram ao tentar levantá-la do chão.

LESÕES
■Cerca de 40% dos pacientes sofreram ferimentos na cabeça e muitos deles foram sérios, incluindo cinco sangramentos cerebrais e uma concussão. As fichas dos pacientes não traziam muitos detalhes sobre como estavam usando o veículo.
■ De acordo com os relatórios médicos, doze pacientes mostravam sinais de embriaguez e apenas dez deles, o que corresponde a 4,4% usavam capacete. Fonte: Veja - 30 jan 2019

ACIDENTES DIVERSOS
■08/09/2019 -Um acidente com um patinete elétrica matou Roberto Pinto Batista Jr., em Belo Horizonte. O engenheiro bateu a cabeça em um bloco de concreto ao cair.. Este é o primeiro incidente fatal envolvendo patinetes no Brasil.
■12/07/2019 - Emily Hartridge foi vítima do primeiro acidente fatal envolvendo este tipo de veículo registrado no Reino Unido. A personalidade do YouTube e apresentadora de TV, Emily Hartridge, 35, morreu  vítima de um acidente envolvendo um patinete elétrico e um caminhão em Battersea, sul de Londres. Hartrigde não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ela é a primeira vítima fatal com esse tipo de veículo no Reino Unido.
■10/06/2019-Um homem de 25 anos que circulava em patinete elétrico morreu ao bater contra com caminhão em Paris. O jovem, que segundo uma das fontes não respeitou a prioridade à direita, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos, informaram os bombeiros.
■08/05/2019- Vitória, ES. Uma jovem de 19 anos, se acidentou  por volta das 10h, quando andava pela avenida que estava fechada para carros na ocasião por conta do feriado. Ela andava de patinete pela primeira vez quando 

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posted by ACCA@8:00 AM