Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, junho 27, 2019

Trânsito: Indenizações pagas pelo Seguro DPVAT

Para dar apoio às ações de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito em todo o Brasil, apresentamos a edição 2018 do Relatório Anual da Seguradora Líder-DPVAT, com o recorte das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no último ano.

Somente em 2018, mais de 320 mil indenizações foram pagas nos três tipos de cobertura: Morte, Invalidez Permanente e reembolso de Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS).

Do total de indenizações pagas no ano passado, 70% foram para acidentes de trânsito com vítimas que adquiriam algum tipo de invalidez permanente. Foram mais de 228 mil ocorrências nessa cobertura.

Representando apenas 27% da frota nacional, as motocicletas foram responsáveis por cerca de  75% das indenizações pagas em 2018, acumulando mais de 246 mil pagamentos.
Os pagamentos das indenizações referem-se às ocorrências no período e em anos anteriores, observado o prazo prescricional de 3 (três) anos para solicitar o benefício do Seguro DPVAT.
O Relatório Anual apresenta dados que ajudam a dimensionar os danos causados pela violência no trânsito em todo o país.  
O Seguro DPVAT representa uma importante proteção aos mais de 209 milhões de brasileiros em caso de acidentes de trânsito em todo o território nacional, sejam eles motoristas, passageiros ou pedestres.

MAPA DAS INDENIZAÇÕES
De Janeiro a Dezembro de 2018, seguindo a mesma tendência dos anos anteriores, a motocicleta representou a maior parte das indenizações, 75%, apesar de representar apenas 27% da frota nacional.

Nesse período, a Região Nordeste foi a responsável pela maior concentração das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (30%), embora sua frota seja apenas a 3ª maior do País (17% dos veículos), atrás das regiões Sudeste (49% da frota nacional) e Sul (20% da frota nacional) -

A maior incidência de acidentes indenizados ocorreu no período do anoitecer, entre 17h e 19:59h, representando 23% das indenizações, seguido pela tarde, que representou 21% das indenizações no período.



INDENIZAÇÕES PAGAS - MOTOCICLETAS

A motocicleta foi o veículo com o maior número de indenizações pagas em 2018. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 75% das indenizações pagas. Dos pagamentos do período para acidentes com motocicletas, 74% foram para Invalidez Permanente e 8% para Morte.

88% das indenizações por  mortes  em acidentes com motocicletas foram para vítimas do sexo masculino. Para os casos de vítimas com sequelas permanentes, 79% das indenizações por acidentes com motocicletas também foram para vítimas do sexo masculino, enquanto as indenizações por acidentes com os demais veículos, pagas também para os homens, representaram 65%, o que demonstra que a concentração de vítimas do sexo masculino é maior nos acidentes com motocicletas do que com os demais veículos.

VÍTIMAS: A MAIORIA JOVES
As vítimas de acidentes com motocicletas são em sua maioria jovens em idade economicamente ativa. No período citado, as vítimas entre 18 e 34 anos concentraram 49% dos acidentes fatais e 53% dos acidentes com sequelas permanentes.

INVALIDEZ PERMANENTE
Foram pagas, aproximadamente, 96 mil indenizações por invalidez permanente às vítimas nessa faixa etária, em acidentes envolvendo o uso de motocicletas. Fonte: Resumo do relatório anual 2018 – Seguradora Líder-DPVAT

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:09 PM