Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, maio 12, 2019

Usa smartphone em excesso? Sua coluna paga a conta!

Você já sofreu algum acidente por causa do celular? Ao responder esta questão em um pesquisa feita com 2 mil internautas pelo IBOPE Conecta;
■3% dizem que sim, ao dirigir.
■Outros 8 % relatam acidentes ao caminhar;
■2% ao praticar atividade física e
■3% em outras situações.

OS MAIS AFETADOS
■Os homens (4%) sofreram mais acidentes ao dirigir do que as mulheres (2%).
■Pessoas da classe A (7%) foram as mais afetadas, assim como as de 16 a 24 anos (4).
■Quanto à região, os moradores do Nordeste (4%) foram os que mais se envolveram em acidentes.
■As mulheres, por sua vez, são as maiores vítimas ao caminhar (8%), assim como internautas das classes A(11%) e B (11%).
■Na questão de idade, os mais jovens, de 16 a 24 anos, são a maioria (12%).

REGIÃO DO PAÍS
■Em relação à região do país, moradores do Norte são os que mais sofreram acidentes ao caminhar (9%).
■Entre as pessoas que dizem ter sofrido acidentes ao praticar atividade física, 3% são homens (ante 1%  das mulheres), 4% pertencem à classe B, 3% têm entre 16 e 24 anos e 4% vivem no Norte do Brasil.

COLUNA SOFRE
Esta pesquisa, inédita e exclusiva para o Hospital Sírio- Libanês, mostra o que os médicos vêm notando nos últimos tempos: uma maior procura de atendimento;
■por causa de quedas, com entorses do tornozelo,
■machucados nos joelhos e nas mãos.

CASOS DE CERVICALGIAS
Mas não é só isso. O uso contínuo do celular tem elevado o número de casos de cervicalgias, que são as dores localizadas na parte posterior da nuca.
A posição estática com flexão da cervical causa sobrecarga na coluna anterior da cervical, provocando dores, explica Dr. Douglas Kenji Narazaki, ortopedista e traumatologista no Sírio‑Libanês.
De acordo com o médico, a dor causada pelo uso frequente do celular começa na nuca (cervical) e irradia para os ombros. "Não é apenas o celular o responsável por este tipo de dor", explica. Muitos equipamentos eletrônicos que exigem a flexão do pescoço, como tablets e o próprio notebook, podem propiciar o aparecimento de cervicalgias.

230 MILHÕES DE CELULARES
Atualmente, no Brasil existem mais de 230 milhões de linhas de celulares ativas e 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o que indica que a dor no pescoço, também conhecida por Text‑ neck (dor cervical pelo smartphone), tende a afetar cada vez mais os usuários.
"Se a pessoa ficar uma hora por dia com o pescoço inclinado, existe maiores chances de problemas", alerta Dr. Narazaki, pois a coluna foi feita para ficar ereta.

INCLINAÇÃO DO PESCOÇO
Conforme vamos inclinando o pescoço, a pressão sobre ela aumenta, elevando os riscos. Segundo o médico, a cabeça pesa, em média, de 4 a 5 quilos. Com uma inclinação de 15, esse peso sobre para 9 quilos. Quando a flexão é de 60 graus, o peso da pressão sobre a região cervical é de 20 quilos.

TENDINITE
Outro problema que tem aumentado por causa do uso excessivo do celular, de acordo com o ortopedista, é a tendinite nos polegares, usados para digitar mensagens de texto.

RECOMENDAÇÕES DE POSTURA
Para evitar cervicalgias, a recomendação é tomar cuidado com a postura. Descer os olhos, e não dobrar o pescoço, para baixo ao olhar um dispositivo e tentar manter celular no nível dos olhos sempre que possível ajudam a reduzir os riscos. Também é importante fazer pausas, evitando pressão no pescoço. Caso seja necessário, o tratamento médico inclui medicamentos e fisioterapia.
Obs:A pesquisa/oi realizada de 18 a 22 de outubro de 2018, com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil. Fonte: Vida Integral – Janeiro de 2019


Marcadores: , ,

posted by ACCA@11:07 AM