Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, maio 31, 2019

Obra da Sabesp atinge rede de gás e causa incêndio em apartamento


Uma obra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) atingiu a rede de gás e causou um incêndio em um apartamento no centro de São Paulo na madrugada de  sexta-feira (3 de maio), segundo o Corpo de Bombeiros.  

O incêndio aconteceu por volta das 3h e atingiu um apartamento no 9º andar de um dos prédios da Rua das Carmelitas, na região da Sé.

EVACUAÇÃO DOS MORADORES
Os moradores dos edifícios da área tiveram que deixar suas casas durante a madrugada, pois ainda há concentração de gás na rede de bueiros.

ROMPIMENTO DA TUBULAÇÃO
De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve rompimento de seis válvulas de fornecimento de gás. Doze viaturas e 40 bombeiros foram enviados para conter os focos do incêndio.
Os bombeiros informaram que às 12h50 foi instalado um compressor de ar na entrada da tubulação para dispersar o gás do subsolo.
Segundo Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a primeira suspeita é de que o apartamento pegou fogo porque o gás —que é mais leve que o ar e sobe com mais facilidade— pode ter se acumulado dentro da moradia e, com uma possível faísca, provocado o incêndio.
O vazamento de gás também tomou conta da rede de bueiros na região e forçou o esvaziamento de outros prédios do entorno devido a riscos de novas explosões. Ao menos oito das 16 viaturas dos bombeiros que foram deslocadas para atender a ocorrência permaneciam no local na manhã desta sexta.


VÍTIMAS
O incêndio deixou duas vítimas. Juarez Alves, de 47 anos, ficou com 90% do corpo queimado e foi encaminhado ao Pronto-Socorro Central em estado grave. Uma mulher passou mal e foi atendida.

BLOQUEIO DE RUAS
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou completamente as ruas do Carmo, Alcides Bezerra, Euclídes Francisco de Alvarenga, Tabatinguera e a das Carmelitas.

INTERFERÊNCIAS SUBTERRÂNEAS
A Secretaria da Infraestrutura Urbana e Obras informou que a cidade possui um mapa digital das galerias e tubulações que estão no subsolo da cidade. Essa base cartográfica é utilizada para tentar evitar esse tipo de acidente.

ESCLARECIMENTO DA SABESP
Em nota, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informou que o vazamento na rua Tabatinguera aconteceu devido a um furo realizado na via por uma empresa de engenharia a serviço da Sabesp, durante os serviços noturnos de troca de rede de água na Tabatinguera.
"Imediatamente foi acionado a Comgás para o fechamento", disse. A companhia lamentou o acidente e disse que vai colaborar com a apuração do caso, assim como na prestação de assistência às vítimas.

RETORNO DOS MORADORES
Cerca de dezesseis horas depois do incêndio  os moradores dos prédios atingidos voltaram para suas casas por volta das 18h. Fonte:G1 SP —03/05/2019

Artigo publicado

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:06 PM