Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, abril 03, 2019

Vazamento de amônia em indústria de alimentos deixa funcionários intoxicados em Rio Verde

Um vazamento de amônia na unidade da BRF em Rio Verde, no sudoeste goiano, deixou oito funcionários intoxicados na manhã de quarta-feira (27 de março), segundo informações da própria empresa. A indústria de alimentos teve de ser evacuada.

EMPRESA
Localizada às margens da BR-060, a unidade da BRF em Rio Verde tem 220 hectares e produz processados de aves, suínos e linhas de industrializados. A indústria da cidade goiana tem 7,2 mil funcionários diretos.

CONTROLE DO VAZAMENTO
“Antes de adentrar à indústria já dá de sentir o odor característico da amônia. Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram, já tinham fechado o registro para a contenção inicial do vazamento”, disse o coronel Amilton Souza Conceição.
A companhia informou, em nota, que a situação já foi controlada: "Tão logo identificou o fato, a companhia acionou imediatamente o seu plano de evacuação, de modo a preservar a saúde e a segurança dos funcionários que já se encontravam na unidade".

CAUSAS DO VAZAMENTO
Ainda não há informações sobre a causa do vazamento. A companhia informou que já mobilizou uma equipe técnica especializada para investigar os fatos que levaram ao ocorrido.
De acordo com a BRF, até as 8h50, parte das atividades já tinham sido retomadas. A previsão é de que "nas próximas horas, as demais áreas também serão liberadas".

VÍTIMAS - INTOXICAÇÃO
A empresa informou que oito funcionários foram encaminhados à unidade de saúde. De acordo com os bombeiros, equipes de brigada da própria indústria e da corporação levaram funcionários para um hospital particular da cidade. Os funcionários permanecem internados em observação, mas passam bem.

ATENDIMENTO HOSPITALAR
Os oito funcionários que estavam com sinais de intoxicação por amônia, receberam alta médica de hospital na tarde de quarta-feira de acordo com a empresa. Eles passaram mal logo após um vazamento da substância, que é usada para refrigerar os frigoríficos da indústria.

AMÔNIA
“A amônia é tóxica, causa irritação, náuseas e pode chegar ao caso de desmaio. Não tivemos informações de pessoas que tiveram situação mais grave da inalação”, explicou o coronel.
Fonte: G1 GO-27/03/2019

ARTIGOS PUBLICADOS

Comentário:
VAZAMENTO DE AMÔNIA EM FRIGORÍFICOS – O QUE FAZER?
Nos equipamentos de refrigeração a escolha do fluido refrigerante é fundamental e afeta diretamente o desempenho do sistema.
Entre as diferentes opções disponíveis no mercado a amônia tem se destacado e se tornou uma das mais utilizadas nas grandes instalações frigoríficas.
Isso porque a substância química, representada pela sigla NH3, possui um elevado calor de vaporização.
Essa característica torna a amônia ideal para aplicações voltadas à refrigeração, garantindo um excelente desempenho energético, de forma a reduzir os custos de operação.
Além disso, ela é um dos fluidos refrigerantes mais ecológicos, com zero potencial de aquecimento global e zero potencial de deterioração do ozônio.
Infelizmente, porém, devido à falta de manutenção e cuidados nas operações frigoríficas o vazamento de fluidos é um problema comum. E com a amônia não é diferente.

OS RISCOS DO VAZAMENTO DE AMÔNIA NOS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO
A substância vazada em ambientes fechados que impede sua rápida dissipação apresenta riscos à saúde e à segurança.
No caso da saúde, mesmo em baixas concentrações possui um efeito tóxico que afeta as vias respiratórias e os olhos.
Dor e irritação são sintomas comuns e, nos casos mais graves, há riscos de morte por asfixia química.
Quanto à segurança o vazamento de amônia cria o risco de explosões dentro do ambiente.
Diante desse quadro é muito importante que as empresas tomem medidas preventivas a fim de evitar os vazamentos.
E, caso ocorram, procedam corretamente.

CASOS DE VAZAMENTO DE AMÔNIA NA REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL?
Em nossa legislação existem diversas normas que discorrem sobre o uso da amônia com o objetivo de promover a segurança e saúde do trabalho.
Um bom exemplo é a NR36 que versa sobre prevenção de acidentes com a amônia.

Embora essas normas possam dar um norte sobre como agir é fundamental que cada empresa tenha um plano de emergência determinado.
E, uma vez definido esse plano, baseado nas normas regulamentadoras, treinamentos periódicos devem ser realizados.

Vale lembrar que o vazamento de fluidos não é uma ocorrência com alto grau de excepcionalidade, pelo contrário. Dessa forma, é preciso que todos saibam como agir caso o problema aconteça.

UMA BOA BASE PARA SEU PLANO DE EMERGÊNCIA SÃO OS SEGUINTES PASSOS:
1.Informar o departamento de segurança
Assim que for detectado o vazamento de amônia é importante que a segurança da empresa seja avisada imediatamente.
Quanto antes ela começar a agir, menores serão os riscos de danos graves.

2. Evacuação do local
A depender da gravidade do vazamento, evacuar todos os presentes no local é uma ação necessária.
É importante que a avaliação sobre a necessidade ou não do procedimento seja realizada rapidamente.

3.Remover toda fonte de ignição
A remoção das fontes de ignição é importante para evitar explosões que possam ocorrer devido à presença da substância no ambiente.

4. Garantir ventilação adequada para dispersar o gás
Seus equipamentos de refrigeração devem estar instalados em locais que permitam uma ventilação adequada em casos de vazamento.
O grande risco da amônia é sua alta concentração em locais fechados.
Após o vazamento garantir sua dispersão é essencial.

5. Socorrer as vítimas
Em paralelo a essas medidas é fundamental providenciar os primeiros socorros para as vítimas que foram atingidas pelo gás.
No caso dos olhos, é preciso que eles sejam lavados com água corrente durante cerca de quinze minutos.
Já nas vias respiratórias as vitimas devem ser levadas a locais arejadas e deve ser realizada a administração de oxigênio por máscara facial ou cateter nasal.
A amônia é uma excelente escolha para seus equipamentos de refrigeração.
Porém um plano de emergências contra vazamento de amônia evita prejuízos e o mais importante: salva vidas. Fonte: Frigocenter

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:45 AM