Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, dezembro 21, 2018

Nova Zelândia soma quase 200 baleias mortas em uma semana

Nas Ilhas Chatham, outras 51 baleias-piloto morrem encalhadas em segundo incidente em massa em uma semana no país. Especialista diz não acreditar que casos estejam relacionados.
 Cinquenta e uma baleias-piloto morreram encalhadas na Nova Zelândia, anunciaram autoridades nesta quinta-feira (29/11), menos de uma semana depois de 145 baleias-piloto e nove orcas-pigmeias encalharem e morrerem em duas localidades diferentes do país insular.

De acordo com o Departamento de Conservação da Nova Zelândia, 90 baleias-piloto encalharam na quinta-feira, 29/11, na baía de Hanson Bay, nas remotas Ilhas Chatham, arquipélago localizado a cerca de 800 quilômetros a leste das principais ilhas da Nova Zelândia e que conta com cerca de 600 habitantes.

Quando a equipe de resgate chegou ao local, 50 baleias-piloto já estavam mortas. O Departamento de Conservação divulgou ter sacrificado uma baleia-piloto devido à sua má condição e que os animais restantes conseguiram retornar ao mar.
Na somatória, aproximadamente 200 baleias morreram encalhadas em uma semana na Nova Zelândia. No último fim de semana, 145 baleias-piloto não puderam ser salvas na Ilha Stewart, localizada a 30 quilômetros ao sul da Ilha Sul da Nova Zelândia.

Também no fim de semana passado, dez orcas-pigmeias foram encontradas em Ninety Mile Beach, na Ilha Norte. Apesar dos esforços de 200 funcionários e voluntários, que conseguiram transportar oito animais para uma praia próxima com condições mais calmas, sete acabaram encalhando novamente na quarta-feira e tiveram de ser sacrificados.

O consultor técnico sobre espécies marinhas Dave Lundquist disse num vídeo divulgado pelo Departamento de Conservação da Nova Zelândia que não há evidências que sugiram uma conexão entre os incidentes.
"Falamos de encalhamentos em toda a costa da Nova Zelândia num curto espaço de tempo, o que naturalmente faz com que todos pensem que podem ter algo a ver uns com os outros", disse.

O especialista lembrou que os encalhamentos podem ser causados pela tentativa das baleias de escapar de predadores, devido a ferimentos ou doenças. Lundquist mencionou ainda fatores provocados por seres humanos, como o ruído subaquático.

"Em muitos desses casos é provavelmente uma combinação de vários fatores", concluiu. O Departamento de Conservação da Nova Zelândia disse responder a uma média de 85 casos de encalhamentos de mamíferos por ano. A maioria envolve um único animal em vez de grandes grupos. Nesta quinta-feira, uma baleia jubarte e 27 baleias-piloto morreram numa região selvagem do sul da Austrália. Os animais encalharam no Parque Nacional Croajingolong, no estado de Victoria, localizado 500 quilômetros ao leste de Melbourne, no extremo sul da Austrália. Fonte: Deutsche Welle-30.11.2018

Impressionante fila de 145 baleias encalhadas em praia da Nova Zelândia

Um grupo de 145 baleias-piloto morreu depois de ficar encalhado em uma praia da Ilha Stewart, na Nova Zelândia.
Os animais foram encontrados enfileirados na areia da baía de Mason no sábado, 24/11. Autoridades dizem que metade das baleias já havia morrido quando foi vista pela primeira vez por uma pessoa que passava pela praia. A outra metade foi sacrificada, porque dificilmente poderia ter sido salva.
Uma decisão de 'cortar o coração'. As 145 baleias-piloto estavam enfileiradas ao longo de 2 km.
"Infelizmente, a possibilidade de garantirmos que elas pudessem voltar ao oceano era remota", explicou Ren Leppens, do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

O Departamento de Conservação disse, em um comunicado, que não é incomum que baleias fiquem presas em praias da Nova Zelândia e que há cerca de 85 incidentes por ano. Na maioria dos casos, no entanto, apenas um animal fica encalhado, não um grupo grande.

Não se sabe bem porque baleias e golfinhos encalham. As razões possíveis são doença, erros de navegação, mudanças nas marés ou perseguição por predadores.

OPERAÇÃO DE SALVAMENTO
Em incidentes separados, 12 baleias-pigmeu e uma cachalote também ficaram encalhadas na Nova Zelândia durante o fim de semana. Quatro das 12 baleias-pigmeu e a cachalote morreram.
Há esperança de que as outras sejam resgatadas por uma ONG marítima chamada Project Jonah, que está a caminho.
O grupo disse que planeja tentar devolver os animais ao mar na terça (27) e pediu ajuda de voluntários. Fonte: UOL Noticias – BBC- 26/11/2018

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:25 PM