Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 03, 2018

Permissão de Trabalho – Compreenda o Escopo do Trabalho

Uma equipe de manutenção contratada estava se preparando para instalar uma seção de tubulação no topo de um vaso de processo em uma refinaria de petróleo. Foi emitida umapermissão de trabalho (PT), com a expectativa de que não era necessário entrar em espaços confinados. 
O escopo do trabalho era apenas instalar a seção de tubulação. A permissão indicava que a “Purga ou Inertização com nitrogênio”  não era aplicável embora o vaso estivesse sendo purgado com nitrogênio.

 (1) Os trabalhadores notaram que um rolo de fita havia sido deixado dentro do vaso.

(2) E decidiram tentar removê-lo antes de instalar o tubo com um arame. Eles foram incapazes de remover o rolo de fita com um arame comprido.
(3) Nessa altura, um trabalhador tentou se aproximar para remover o rolo e acabou desmaiando por causa da atmosfera pobre em oxigênio perto da abertura, caindo dentro do vaso.
(4) Também é possível que ele tenha entrado no vaso para remover a fita, planejando sair rapidamente. O trabalhador desmaiou dentro do vaso (5).
 (6) E, para piorar a tragédia, um colega entrou para tentar salvá-lo, desmaiando também ante uma atmosfera quase pura de nitrogênio.
(7) e (8) Ambos os trabalhadores morreram por asfixia com nitrogênio.

VOCÊ SABIA?
■A permissão de trabalho não alertou a equipe de manutenção sobre a purga com nitrogênio.
■Assim que a equipe de manutenção decidiu remover o rolo de fita de dentro do vaso, o escopo do trabalho mudou. A permissão original não considerava a necessidade de se remover nada de dentro do equipamento. Deveria ter sido emitida uma nova permissão, considerando uma potencial entrada em espaço confinado para remover a fita.
■Neste caso, seria necessária uma permissão para entrada em espaço confinado, mesmo para uma pessoa efetuar a tentativa de remover a fita de dentro do vaso. Quando qualquer parte do corpo de uma pessoa passa o plano de uma abertura grande o suficiente para permitir a entrada, é necessária uma permissão para entrada em espaço confinado. Esta é a posição da OSHA nos EUA e de outras autoridades

O QUE VOCÊ PODE FAZER?
1-Se emitir uma permissão de trabalho, certifique-se de que:
■Os riscos estão identificados e explicados a quem realiza o trabalho.
■Os procedimentos de segurança necessários estão especificados e compreendidos.
■Os EPIs estão disponíveis e utilizados.
■As pessoas que executam o trabalho compreendem claramente o escopo do trabalho e a necessidade de parar e contatá-lo antes de executar algo que não esteja incluído  no escopo inicial do trabalho.

2-Se estiver realizando um trabalho que requeira permissão de trabalho:
■Compreenda os riscos, os procedimentos de segurança e os EPIs.
■Compreenda qual é o escopo do trabalho.
■À medida que executa o trabalho, assegure-se para cada passo que reconhecer qualquer alteração no escopo do trabalho. Pare o trabalho e consulte a pessoa que emitiu a permissão antes de fazer algo que não esteja incluído  no escopo inicial do trabalho!
■Se não tiver certeza que o escopo do trabalho mudou, pare e pergunte à pessoa que emitiu a  permissão
Reconheça uma mudança no escopo do trabalho de uma Permissão de Trabalho!
Fonte: Process Safety Beacon – Junho/2018 e US Chemical Safety Board

Comentário: Trevor A. Kletz em seu livro  “O que houve de errado?” comenta:
Se houver alteração no trabalho a ser executado, deve‑se cancelar a permissão de trabalho e emitir-se uma nova.
A permissão de trabalho deve-se estabelecer:
■O que vai ser feito
■Como o equipamento foi bloqueado e etiquetado
■Que risco há
■Que precauções devem ser tomadas
O sistema de permissões de trabalho é necessário para a realização segura dos serviços  porém a simples emissão de uma PT não garante, por si só,  que a execução seja segura. A PT apenas exibe a oportunidade de verificar-se o que foi feito para que os equipamentos estejam seguros, para revisão das precauções a tomar e para instruir aqueles que vão executar os serviços.
Finalmente leia com cuidado a PT; não basta apenas dar uma olhada.

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM