Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, outubro 30, 2017

Um incêndio de grandes proporções atinge empresa de logística e transporte em Sumaré

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Apoio Logística e Serviços na madrugada de sexta-feira,  6 de outubro  em Sumaré.  

INÍCIO
De acordo com os bombeiros, o fogo começou por volta das 3h e destruiu um depósito. A corporação informa que houve explosões no local por conta dos plásticos armazenados. Os militares orientaram as empresas vizinhas a resfriar as paredes para evitar que as chamas se alastrem.
Segundo a Prefeitura de Sumaré, os bombeiros estão no local desde que o fogo começou e o  trabalho é realizado em conjunto com guarnições do Corpo de Bombeiros de outras cidades, além de brigadas de incêndio de empresas. A Defesa Civil também trabalha auxiliando na ocorrência.   

COMBATE DIFÍCIL
De acordo com o comandante dos bombeiros responsável pela operação, Marcelo Pereira Borges, o combate ao incêndio deve durar até a noite. “É um combate difícil, é preciso todo cuidado, no combate e na movimentação da carga, porque o plástico granulado derrete e vai se espalhando”, explicou.
Entretanto, o principal foco de incêndio foi confinado e não há riscos maiores. As áreas vizinhas também não correm mais riscos.  “A empresa ajudou a retirar a carga do outro galpão com empilhadeira para que não fosse pior”.

CAUSA DO INCÊNDIO
A causa do incêndio é desconhecida.  

ÁGUA AFETADA
Segundo a BRK Ambiental, que abastece a região do Picerno, a água usada para a região está sendo direcionada para os bombeiros combaterem o incêndio " e, por isso, o fornecimento está interrompido na região. Ainda não há previsão para normalização do abastecimento.

BOMBEIROS DA CAPITAL
O Corpo de Bombeiros de São Paulo enviou duas viaturas Auto Bomba Tático e 22 homens para auxiliar no combate às chamas na transportadora de Sumaré. Os dois veículos podem auxiliar na contenção do fogo e na verificação do material que ainda está queimando, além de realizar o resfriamento.
Nas primeiras horas de combate eram 40 homens e 16 unidades da região de Campinas no local.

DEFESA CIVIL
De acordo com a Prefeitura de Sumaré, a Defesa Civil está ajudando no combate ao incêndio da empresa e 20 caminhões de água já foram utilizados nesta manhã. Ainda segundo a Administração, a empresa tem alvará para armazenar e transportar diversos tipos de materiais.

BOMBEIROS E BRIGADAS DE INCÊNDIO
Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também ficaram no local para possível atendimento à população e profissionais que atuavam no combate ao incêndio.
Além das equipes municipais e da Apoio Logística, participam da ocorrência 12 viaturas do Corpo de Bombeiros Estadual (instalado em outras cidades da região) e as brigadas de incêndio/caminhões-pipa das empresas Villares Metals, 3M, Agreg, Interseg, Suzano Papel e Celulose (Americana) e BRK Ambiental. "São aproximadamente 200 pessoas envolvidas na ocorrência, número que a partir de agora começa a ser reduzido, devido às labaredas já terem cessado", acrescentou a administração no final da tarde.

FUNCIONÁRIOS RETIRADOS
Os  funcionários da empresa de logística e transporte de plástico foram retirados a tempo após o início do fogo.

FUMAÇA VISTA DE LONGE
O fogo e a coluna de fumaça podem ser vistos da Rodovia Anhanguera (SP-330) e de cidades vizinhas de Sumaré, como Nova Odessa, por exemplo.
 Fumaça preta e chamas tomaram conta dos céus na região. Moradores de Nova Odessa também registraram imagens da cortina de fumaça que pode ser vista da cidade vizinha.

FUMAÇA TÓXICA
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) acompanhou a ocorrência e informou que a fumaça emitida da queima dos materiais plásticos era altamente tóxica.
 “Um dos produtos gerados da decomposição térmica é o monóxido de carbono, produto muito tóxico, se houver inalação direta ao produto”, disse a Cetesb.
Apesar da toxicidade o vento ajudou a afastar dos moradores o risco de contaminação. “A densa fumaça gerada se dispersou verticalmente, afastando a possibilidade de atingir diretamente a população do entorno. Também, a Cetesb, em suas medições ao nível do solo, não detectou concentrações de monóxido de carbono”, completou a instituição.
As medições do ar feitas na estações de Americana e em Campinas, na região do Taquaral, classificaram as qualidades como boa ou moderada na região. Durante a operação foram distribuídas máscaras para algumas equipes de brigadistas e imprensa.

POSTO INTERDITADO
Um posto de combustíveis ao lado da empresa atingida foi interditado nesta manhã e está proibido de comercializar gasolina e outros tipos de derivados devido ao risco de explosão.

VIZINHOS ASSUSTADOS E FUMAÇA
Vizinhos da transportadora atingida pelo incêndio acordaram assustados com o grande incêndio.
Durante a madrugada  dava para ver a fumaça por causa das labaredas. A fumaça está muito forte e  minha preocupação é de que as chamas não cheguem às residências. Tem bastante casa em volta, é um bairro residencial. Eu espero que não atinja nenhuma disse Carlos Suvart, que mora  próximo ao local atingido.

DANOS MATERIAIS
A  empresa  tem área de 30 mil metros quadrados e teve 8 mil metros de área destruída. Apenas um galpão foi atingido.

VÍTIMAS
Não há registros de feridos

CONSUMO DE ÁGUA
Segundo a Prefeitura, foram usados 3,5 milhões de litros de água para controlar o incêndio, principalmente no resfriamento das paredes.

EQUIPES DE EMERGÊNCIA
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas para o local para prestar atendimento aos profissionais que trabalham no combate ao incêndio caso seja necessário. A área foi isolada e as chamas não atingiram os imóveis próximos.

PREVISÃO   PARA CONTROLAR AS CHAMAS
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há uma previsão de que horas eles vão conseguir controlar as chamas.  .
De acordo com o comandante dos bombeiros da região, Marcelo Jorge, o material que está em chamas é o polietileno, que se transforma em líquido, o que dificulta o combate das brigadas. O material está armazenado na empresa em paletes. Este material é base para outras indústrias do ramo de plásticos.
Apenas os bombeiros estão nas proximidades da empresa, já que uma fumaça tóxica está se espalhando com a força do vento. Há ainda risco de explosão.

CONTROLE DO FOGO
Às 18h34 de sexta-feira  o incêndio estava controlado e que os trabalhos de rescaldo já tinham começado, com previsão de término na manhã de sábado.
De acordo com o Coronel do Corpo de Bombeiros os trabalhos de rescaldo devem adentrar a madrugada deste sábado. “Vamos revirar as cinzas e ir acabando com possíveis focos. É como uma churrasqueira”, comentou.
“O calor lá dentro estava muito alto, o tempo de combustão foi grande então a temperatura precisará continuar a ser controlada”, explicou. “O maior risco e desafio foi controlar as chamas para que não atingissem toda a edificação.  Agora a perícia vai cuidar da investigação”, finalizou.

TRABALHO DE RESCALDO
O trabalho de rescaldo se estendeu durante toda a madrugada de sábado (7) e só acabou no período da manhã. Equipes da corporação se revezaram para realizar os serviços. A Defesa Civil afirmou que parte da estrutura do prédio ficou comprometida. O prédio foi completamente destruído.

VISTORIA DE INCÊNDIO
A empresa está com auto de vistoria dos bombeiros válido e estava regularizada, informa o comandante.

EMPRESA
Armazenamento, logística e gerenciamento de estoques de terceiros, com controle quantitativo e qualitativo, vistorias, inspeções técnicas em geral. Recebimento de produtos em big-bag com  8 docas cobertas para carregamento de containers.
Localização: próxima às rodovias Anhangüera e Bandeirantes.
Fonte: G1 – 06 a 07/10/2017; O Liberal 06/10/2017; Todo Dia - 06/10/2017


Comentário: Polietileno

PROPRIEDADES FISICO – QUÍMICAS
Estado físico: Sólido
Forma: O material apresenta-se na forma de pó ou pellet.
Cor: Translucido / Branco / Preto e cores diversas.
Odor: Inodoro a leve cheiro de ceras.
Temperaturas especificas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanças de estado físico:
- Ponto de fusão: Não possui um ponto de fusão, e sim um amolecimento gradual em uma ampla categoria de temperatura acima de 100ºC.
- Ponto de fulgor: 345 - 360 ºC.
Temperatura de auto-ignição 450°C
Limites de explosividade superior / inferior: Não disponível.

MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO
Meios de extinção apropriados: Neblina d'água, espumas, pós-químicos e dióxido de carbono (CO2).
Meios de extinção não apropriados: Não aplicar jato d’água diretamente sobre o produto em chamas, pois ele poderá espalhar-se e aumentar a intensidade do fogo.
Obs.: Jato de água pode ser usado, em condições favoráveis, por bombeiros experientes, treinados no combate a incêndios de líquidos inflamáveis.
Perigos específicos: Quando em combustão libera vapores e gases inflamáveis, grande quantidade de calor, fumo negro denso e gases tóxicos.
Métodos especiais: Combater a montante do foco de incêndio em relação à direção do vento.
Use água na forma de neblina para combater o fogo. Jatos de água não nebulizados podem não ser efetivos no combate ao fogo e ainda levar ao espalhamento do material.
Proteção dos bombeiros: Em incêndios envolvendo esse produto, não entrar em espaço confinado sem equipamento

PROTEÇÃO DE BOMBEIROS:
Utilizar dispositivo de respiração com pressão positiva (SCBA). Pessoas que não possuam proteção respiratória adequada devem abandonar a área para prevenir exposição significativa aos gases de combustão provenientes de quaisquer fontes. Em áreas fechadas ou pouco ventiladas utilizar o SCBA durante a limpeza imediata após o incêndio, como também nas operações das fases de ataque e combate.

ESTABILIDADE E REATIVIDADE
Produtos perigosos de decomposição:
Quando em combustão libera grande quantidade de calor, fumo negro denso e gases tóxicos   como dióxido de carbono, monóxido de carbono e estireno.
Fonte: Innova; Neuplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda

Marcadores:

posted by ACCA@5:21 PM