Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, setembro 07, 2017

Incêndio na boate Bamboo Club em Bucareste deixa dezenas de feridos

Um grande incêndio destruiu  Bamboo Club em Bucareste na madrugada de sábado, 21 de janeiro de 2017. Bamboo era um dos clubes mais populares de Bucareste e atraía pessoas locais e bem como turistas.
O incêndio iniciou-se por volta das 3:30 da manhã. Os bombeiros ativaram o plano de intervenção às 4:00.
Cerca de 500 pessoas estavam no clube quando o incêndio começou, mas aparentemente todos conseguiram sair. Os bombeiros não encontraram vítimas presas no interior do clube, de acordo com fontes oficiais citadas.



DESTRUIÇÃO
O incêndio destruiu completamente a instalação de  3.000 metros quadrados.

VÍTIMAS
Não foram relatadas vítimas fatais. Cerca de 44 pessoas foram levadas ao hospital pelas equipes de  emergência ou foram sozinhas para os hospitais, a maioria dos quais foi liberadas no sábado de manhã. Apenas cinco pessoas ainda continuavam hospitalizadas. Uma pessoa estava em estado grave e precisava de cuidados especiais, mas nenhuma das vítimas tinha queimaduras.
Os médicos disseram que uma pessoa estava em estado grave, enquanto a maioria das vítimas sofria de inalação de fumaça e hipotermia. Alguns tiveram fraturas ósseas, disseram os médicos, indicando que entraram em pânico e pularam do terraço do piso superior.

TESTEMUNHAS
De acordo com uma testemunha, o incêndio iniciou-se  perto do palco onde as dançarinas estavam se apresentando. Aparentemente, algumas pessoas do clube fumavam, embora a lei não permita fumar em espaços públicos fechados.
Outra testemunha disse que, pouco antes do incêndio, um cheiro de fio elétricos superaquecido foi sentido  e o ar condicionado parou de funcionar.

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO
As autoridades disseram  que o clube não tinha autorização de segurança contra incêndio e que tinha sido multado várias vezes desde 2015. As autoridades deram prazo aos proprietários de alguns meses  para regularização..
Felizmente, nenhuma vida foi perdida no incêndio. No entanto, passamos por outra tragédia significativa. As regras e as leis aparentemente não foram cumpridas novamente. Até que entendamos de uma vez por todas que a lei é para todos, a sociedade sempre estará em perigo, disse o presidente da Romênia.
A maior tragédia em um clube noturno em Bucareste foi em outubro de 2015, quando o Colectiv  Club queimou (por causa de fogos de artifício) durante um show de rock na noite de Halloween. 64 pessoas dos 400 que estavam no clube perderam a vida naquela noite ou nos meses seguintes devido a lesões sofridas.

INVESTIGAÇÃO
Iniciou-se  a investigação para determinar a causa do incêndio  sob responsabilidade do  Ministério Público no Tribunal de Bucareste e a Polícia de Bucareste.   Fonte: Romania Insider-21 Jan 2017


Comentário: O cenário é o mesmo em quase todos os países. As características são semelhantes: fogos de artifício, materiais combustíveis, falta de segurança, falta de autorização de funcionamento.

Infelizmente não aprendemos com as tragédias. Os acidentes se repetem após um ciclo de anos e as  lições são esquecidas.


Marcadores:

posted by ACCA@5:43 PM