Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, agosto 29, 2017

Lembrança:Tornado causa destruição em Borrazópolis

Em 22 de maio de 1992, sexta-feira, durante pouco mais de dois minutos, uma tempestade com ventos passando de 100 quilômetros por hora causou destruição em Borrazópolis, a 130 quilômetros de Londrina, no norte do Paraná.

Com menor intensidade, o temporal atingiu cidades a noroeste do Estado, (Cianorte, Terraboa). Houve chuva de granizo em algumas localidades.
  
PRENÚNCIO DA TEMPESTADE
Amanhecera um dia como outro qualquer em Borrazópolis, temporada de inverno, as pessoas trabalhavam e caminhavam livremente sem nenhuma preocupação, tudo funcionava normalmente. O dia estava abafado sem vento, ao longe poderia ver e ouvir os raios e as trovoadas, mas algo de estranho estava para acontecer, logo à tarde, aproximadamente às 16 horas, o tempo começou a mudar, ventava muito forte, começou a chuviscar, aquelas nuvens longínquas que se via, já estavam sob a cidade, ventos de aproximadamente 100 km/h tomava conta parcialmente da cidade. Árvores foram torcidas como pano, postes foram ao chão, algumas casas foram destelhadas, outras o vento levou, deixando apenas o piso e nada mais. Borrazópolis entrou em estado de calamidade pública.

RELATO DO ACONTECIMENTO FEITO PELO REPÓRTER
“Agora a noite Borrazópolis ainda está sem energia elétrica. Estamos aqui usando um gerador movido à óleo diesel. Hoje foi um dia de muito trabalho na cidade, mas essas imagens mostram que ainda há muito que fazer. As marcas do vendaval estão por toda parte. O vendaval durou dois minutos e deixou a cidade no escuro. Os postes e as árvores caídas dificultaram os trabalhos de socorro às vítimas, carros da polícia militar andaram a noite toda a procura de feridos. O dia amanheceu e parecia que a cidade tinha sido alvo de um bombardeio. Do alto, as imagens são ainda mais impressionantes: casas destelhadas, paredes que desabaram e quarteirões inteiros destruídos” relato do repórter Sandro Dálpicolo.

A CIDADE FICOU ISOLADA
Borrazópolis ficou isolada por comunicação telefônica. Até o acesso rodoviário foi dificultado pelas fortes chuvas.

RECUPERAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA
Uma das preocupações era com o restabelecimento da energia elétrica, para permitir que o sistema de bombeamento da Companhia de saneamento do Paraná (Sanepar), não afetado, voltasse a funcionar, pois a comunidade estava sendo abastecida precariamente por caminhões-pipa. Segundo Jair Siqueira, da Sanepar, a cidade tem aproximadamente 1.500 ligações de água, das quais 200 estavam interrompidas pela destruição do temporal e que estavam sendo refeitas por pessoal da empresa. A expectativa era de que a Companhia Paranaense de Energia (Copel) conseguisse restabelecer a energia, interrompida com a derrubada de pelo menos cem postes.

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA
Durante toda à noite o hospital de Borrazópolis ficou lotado, os feridos não paravam de chegar. Com a rede de energia elétrica destruída pelo vendaval, médicos e enfermeiras realizavam pequenas cirurgias à luz de velas e lampião a gás. No dia seguinte um carro de som percorreu as ruas da cidade pedindo às vítimas que não puderam ser atendidas durante o vendaval, para voltar ao hospital. 

Mais de cem feridos foram atendidos de sexta-feira para sábado. Cinqüenta e três pessoas com ferimentos mais graves foram levadas para os hospitais da região, a maioria para Apucarana a 80 km daqui. Dezoito pessoas continuam internadas, algumas com traumatismo craniano.

VITIMAS
Doze pessoas morreram, 150 pessoas ficaram feridas e mais de 1.000 desabrigadas.

DANOS MATERIAIS
Em alguns locais; casas foram completamente destruídas, a cobertura de um posto ruiu sobre dez carros, a estação rodoviária, o ginásio de esportes e outros prédios de alvenaria, mais resistentes, sofreram danos. Árvores foram arrancadas com as raízes até na zona rural a tempestade chegou a causar danos.

CALAMIDADE PÚBLICA
vento-TornadoBorrazopolis.jpg
Com a cidade em escombros, o prefeito decretou estado de calamidade pública e lá estavam homens do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado e do Corpo de Bombeiros, corporações com sede em Apucarana, da polícia Militar, da Copel e colaboradores de cidades vizinhas, desinterditando ruas e socorrendo a comunidade. Auxílios em cobertores, colchões, roupas e gêneros alimentícios já eram enviados a Borrazópolis.

Dados Gerais de Borrazópolis
Fundação: 1951
Altitude: 635 m
População: 9.164 habitantes
Área Total: 340,3 km²

Distâncias 
Curitiba: 442 Km
Porto de Paranaguá: 533 km
Aeroporto mais próximo: 106 km (Londrina) 

Fontes: Prefeitura de Borrazópolis e Agência Estado - 23 de maio de 1992 


Vídeo:



Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM