Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, janeiro 19, 2016

Bombeiros resgata funcionário com a mão presa em moedor

Quatro dedos ficaram estraçalhados, menos o polegar. Homem trabalhava no setor frigorífico de estabelecimento na av. Tefé, bairro Cachoeirinha.

Um funcionário de um supermercado ficou com a mão presa em um equipamento de moer e teve que ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, na manhã de  sexta-feira (15), em Manaus.

O homem, de 21 anos, trabalhava no setor de frigorífico do supermercado, a antiga Casa do Óleo (CO), que fica localizado na avenida Tefé, bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez a retirada da mão do rapaz do aparelho.

Segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, o caso ocorreu por volta das 10h. Os quatro dedos da mão esquerda do homem ficaram estraçalhados, só restando o polegar, que não foi danificado.

O trabalhador também recebeu atendimento de primeiros socorros de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, foi encaminhado para o Hospital e Pronto Socorro 28 Agosto, na Zona Sul. O estado de saúde não foi divulgado. Fontes: @ZR, A Crítica - Manaus, 15 de Janeiro de 2016

Comentários:
O que leva um jovem de apenas 21 anos perder os dedos? Por que alguns trabalhadores assumem riscos sabendo que o perigo está próximo ou ao lado? Talvez o senso comum pessoal prevaleça? O senso comum é o modo comum e corrente do conhecimento humano que se adquire no contato direto com a realidade. O senso comum é  o saber empírico e imediato que adquirimos espontaneamente sem nenhuma procura sistemática ou metódica (conhecimento técnico) e sem qualquer estudo ou reflexão prévia. Essas convicções estão profundamente arraigadas no ser humano e servem de base para as decisões que as pessoas tomam no dia-a-dia.
Por que não usar o soquete para empurrar a carne? A mão funcionou como soquete?

A mão é um dos principais instrumentos de trabalho do profissional. Perdê-la significa não só um grande trauma físico e psicológico como o fim inesperado da força de trabalho do empregado.

Conseqüência de acidentes nas mãos com perdas substanciais;

Profissional
■ Dificuldades de ingressos em empregos;
■ Alteração da função;
■ Dificuldades nas realizações de tarefas;
■ Dificuldades de promoções.

Social
■ Restrições de atividades;
■ Impossibilitado à prática de esportes;
■ Privação de tocar;
■ Sensação de incapacidade.

Pessoal
■ Dificuldades de alimentar, vestir e higiene pessoal;
■ Problemas psicológicos, inclusive no meio familiar;
■ Dependência de pessoas;
■ Limitação física.

Razões Para Você Proteger Suas Mãos
1. Suas mãos são preciosas, são suas ferramentas naturais, com elas você segura, empurra, etc. As mãos são os olhos dos cegos e voz dos mudos.
2. Você só tem duas, elas são importantes para o seu sustento e o de sua família.
3. Elas são frágeis e estão expostas a riscos diariamente, arestas cortantes, facas, etc. são inimigos de mãos desatentas.
4. Não existem mãos de reserva, elas nunca serão encontradas no almoxarifado para reposição. Nada as substitui completamente.
5. A mão é a região do corpo mais lesionada por acidentes. Qualquer ferimento limita as suas mãos. Portanto, a segurança de suas mãos, está em suas mãos. Fonte: Construction Safety Association of Ontario, 2002

Recomendações
1. Segurança
Quando usados incorretamente, os Picadores de Carnes/Moedores são máquinas potencialmente perigosas. Manutenção limpeza ou qualquer outro serviço na máquina, somente deverão ser feitos por pessoas devidamente treinadas, e com a máquina desconectada da rede elétrica. As instruções a seguir, deverão ser sempre seguidas para evitar acidentes:
1.1 Desconecte a máquina da rede elétrica, quando desejar retirar quaisquer das partes móveis, para fazer limpeza, manutenção ou qualquer outro tipo de serviço.
1.2 Nunca utilize instrumentos que não fazem parte da máquina para auxiliar na operação da mesma.
1.3 Antes de ligar a máquina, verifique se a boca no 6 está firme em sua posição, se todos os seus componentes internos estão o montados, bem como o prato de segurança (bandeja) no  02   
1.4 Nunca utilize jatos d'água diretamente sobre a máquina.
1.5 Nunca utilize roupas com mangas largas principalmente nos punhos durante a operação.
1.6 Nunca introduza os dedos ou qualquer outro objeto que não seja o soquete no 1 na abertura de alimentação da boca.
1.7 Mantenha as mãos afastadas das partes móveis.
1.8 Nunca ligue a máquina com roupas ou os pés molhados.
1.9 Ao instalar a máquina não esqueça de ligar o fio de aterramento

Avisos
Não trabalhe com cabelos compridos, que possam tocar qualquer parte da máquina, pois os mesmos poderão causar sérios acidentes. Amarre-os para cima e para trás, ou cubra-os com um lenço.
Somente usuários treinados e qualificados podem operar a máquina. Jamais opere a máquina, sem alguns de seus  acessórios(s) de segurança.
Os picadores de carnes são máquinas que trabalham em alta velocidade e para tanto necessitam que a alimentação seja igualmente rápida.
Para alimentá-los, coloque os pedaços de carne sobre o prato de segurança (bandeja)  e conduza os mesmos com a mão somente até a entrada (orifício) existente no mesmo, assim empurrando-os com o auxílio do soquete.para o interior da boca, onde serão puxados pela rosca.

Marcadores:

posted by ACCA@4:27 PM