Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 08, 2015

Explosão em shopping mata trabalhador em Taubaté, SP

A explosão aconteceu por volta das 15 h, 25 de setembro de 2014,  durante a montagem de uma pista de kart, que está sendo construída em cima do estacionamento coberto, nos fundos do estabelecimento. O shopping Via Vale Garden Shopping fica às margens da Dutra, Taubaté  e foi inaugurado em 2012.

CAUSA
De acordo com informações preliminares dos bombeiros, a vítima estava usando uma lixadeira num tambor. Ele fazia adaptação nos tambores que serviriam de contrapeso na fixação dos toldos no chão.
Os tambores haviam servido anteriormente para armazenamento de um líquido inflamável - não identificado pela perícia.

VÍTIMA
Uma faísca teria causado a explosão e o tambor atingiu o corpo da vítima, peito, face e o pescoço causando uma grande hemorragia,  veio a falecer no local.

SHOPPING
A assessoria de imprensa do Via Vale informou, por meio de nota, que lamenta o ocorrido que causou a morte de um trabalhador  da empresa contratada por um locatário para executar a montagem e operação do empreendimento.

POLÍCIA
O local foi isolado pela perícia, mas o shopping seguiu funcionando normalmente.
Fonte: @ZR, G1- 25/04/2014
  
Comentário: A permissão para trabalho é uma autorização de controle, onde deve constar em que condições se encontra o local, no caso em questão, o tanque, recomendações a serem seguidas e verificações periódicas a serem executadas, além da adoção de algumas práticas de prevenção.  A permissão tem como objetivo a manutenção das condições iniciais seguras do trabalho. Uma análise cuidadosa deve ser feita antes e durante trabalhos desenvolvidos no local.
Isto reforça a necessidade de emitir ordem de serviço e análise preliminar de risco para execução de serviços que envolvem produtos inflamáveis, corte e solda. Em geral, a pessoa leiga não treinada acredita intuitivamente que não há risco.
Os avisos adicionais em relação ao corte ou soldagem são necessários, assim como instruções para evitar todas as fontes de ignição.
O treinamento é uma obrigação legal do empregador, informar ao empregado sobre os riscos inerentes ao local de trabalho e sobre as medidas de prevenção necessárias para minimizar ou neutralizar a exposição. O treinamento é indispensável, independente da existência de outros métodos de controle, ou seja, é uma medida complementar. Tem como principal objetivo dar condições para que o trabalhador identifique os riscos, as medidas de prevenção, informar e desenvolver habilidades referentes aos procedimentos operacionais apropriados que garantam a eficiência das medidas de controle adotadas.

Este caso envolve as seguintes normas e recomendações;
■ Comunicação de Riscos
■ Norma de produto inflamável
■ Fatores humanos – treinamento
■ Manual de Produtos Químicos
■ Etiqueta de aviso de perigo

Finalidade da Comunicação de Riscos
■ Identificação dos riscos
■ Procedimentos de segurança para trabalhar com produtos inflamáveis
■ Procedimentos de comunicação de riscos
■ A Importância das Etiquetas de Identificação /Etiqueta de alerta
■ Equipamentos de Proteção Individual
■ FISPQ – Manual de Produtos Químicos


Enquanto não tiver a integração da política de segurança do governo envolvendo as entidades de classe, trabalhador e sociedade para divulgar a segurança dificilmente o índice de acidente reduzirá e consequentemente o investimento que poderia ser direcionado para outras áreas do governo será canalizado para previdência social para atendimento dessa parcela de acidentes cada vez maior, tais como; hospitais públicos, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, reabilitação profissional. O acidente de trabalho no Brasil é uma bola de neve.

Marcadores: , ,

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@3:00 AM

Assinar
Postagens [Atom]