Ponte Anita Garibaldi, em Laguna
Depois de três anos de obras a Ponte Anita Garibaldi, em
Laguna, será inaugurada nesta quarta-feira, 15 de julho.
Com quase 3 mil metros de extensão, a ponte em Laguna, no
Sul de Santa Catarina, leva o nome da
guerreira Anita Garibaldi.
A ponte estaiada é a única do mundo em curva com mastros
centrais, cujos estais também são centrais no eixo da obra. Pontes em curva com
estais laterais, ou seja estais nas bordas, ou mistas, existem outras, explica
o engenheiro e coordenador de supervisão
da obra Oscar Eigio Isaka.
A ponte Anita Garibaldi será a segunda maior ponte estaiada
em funcionamento no Brasil (2.830 m), perdendo apenas para a ponte que passa sobre o Rio
Negro, no Amazonas (3.600 m).
De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura
de Transportes), cerca de 27 mil carros passam diariamente pelo local e,
conforme uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal, durante a temporada o
número de veículos chega a triplicar. Na alta temporada, o trecho entre a ponte
e o morro do Formigão, em Tubarão, chega a registrar filas de até 20
quilômetros.
A engenheira fiscal do Departamento, Márcia Tsunokawa
Chaves, explica que a ponte tem um espaço maior sobre a lagoa de Imaruí e
avança em uma curva para que motoristas possam trafegar a uma velocidade média
de 100km/h. Diferente da velocidade média atual que fica em torno de 80 km/h –
o que contribui ainda mais para evitar os constantes congestionamentos.
Característica da obra
1-A construção da parte estaiada é constituída por dois
mastros onde equipes de 300 operários trabalham simultaneamente em dois turnos.
Os estais são fixados alternadamente nas peças de
concreto(aduelas) a uma distância aproximadamente 7 m entres eles. A fixação
dos estais ocorre simultaneamente com a finalização dos dois mastros.
A Ponte Anita
Garibaldi, é a primeira com o estilo
estaiada em curva do Brasil. Ela tem 2.830 metros de comprimento, 52 vãos, 136
estacas escavadas e 716 aduelas pré-moldadas.
3 – Aduelas
Formam a superestrutura da ponte: Concreto armado estrutural
que pesa entre 80 a 90 t. As aduelas são unidas com aplicação de adesivos a
base de epóxi, por cabos de aço protendido e argamassa especial.
das uma a uma no trecho estaiado.
Foram usados na obra
■90 mil m3 de concreto, equivalente a 3 estádios do Maracanã
■13 mil toneladas de aço, equivalente a 1,78 torres Eiffel
■15 balsas foram usadas para a montagem do vão central
■Trabalharam ao longo da obra – 2,7 mil pessoas
■O valor previsto era R$ 597 milhões
■Foram gastos R$ 760,8 milhões
■Foram gastos a mais que o previsto R$ 163,8 milhões (27,4%)
Treliça lançadeira
É um equipamento de estrutura metálica de aproximadamente 313 m de comprimento e foi comprado pelo Consorcio Ponte de Laguna especialmente para construção da ponte. É maior equipamento da obra, adquirido em Portugal e custou para as empresas contratadas cerca de 8 milhões de euros. A treliça lançadeira tem a base atrelada a pilares e trabalha com um guindaste móvel capaz de suportar cargas de 120 t. Ela é utilizada para içar as aduelas. m entres eles. A fixação dos estais ocorre simultaneamente com a finalização dos dois mastros.Fonte:@ZR; Diário Catarinense - 15/07/2015
Comentário: As maiores pontes no Brasil
1-Ponte Rio-Niterói – RJ – 13.290 m
A Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como Ponte
Rio–Niterói, tem 13 290 metros, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio
de Janeiro, e liga a cidade do Rio de Janeiro a Niterói. Foi a segunda maior
ponte do mundo na época de sua construção, perdendo este posto em 1985. Se
pilar mais alto tem 72 metros e por ela passam 140 mil veículos por dia.
2–Ponte Rodoferroviária – SP/MS – 3.700 m
A Ponte Rodoferroviária é a maior ponte fluvial brasileira.
Atravessa o Rio Paraná ligando os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo
unindo os municípios de Aparecida do Taboado (MS) à Rubinéia (SP).
Foi inaugurada em 29 de maio de 1998, possui quatro faixas
rodoviárias na parte superior (duas em cada sentido) ligando as rodovias
Euclides da Cunha (SP-320) e BR-158, e uma via ferroviária na parte inferior.
3-Ponte Ayrton Senna – PR/MS – 3.607 m
A Ponte Ayrton Senna é uma ponte entre as cidades de Guaíra,
no Paraná e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul que atravessa o rio Paraná. Foi
inaugurada em 24 de janeiro de 1998, como a continuação da BR-163, sendo a
única ponte no mundo em curva na parte central com tobogã. Sua pista possui
7,20 m de largura e altura máxima no canal de navegação é de apenas 13 metros.
4-Ponte do Rio Negro – AM – 3.595 m
A Ponte Rio Negro é a maior ponte fluvial e estaiada do
Brasil, parte da rodovia AM-070 que liga a cidade de Manaus ao município de
Iranduba, no Amazonas.
Inaugurada em 24 de outubro de 2011, possui 3.595 metros de
extensão e 400 metros de vão suspenso estaiada.
5-Terceira Ponte – ES – 3.330 m
A Terceira Ponte, oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello
de Mendonça, liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Ficou
conhecida por Terceira Ponte devido às duas outras pontes que já existiam
anteriormente ligando as duas cidades. Seu vão principal tem 70 m de altura e
260 m de um pilar ao outro, permitindo assim o acesso de navios de grande porte
à baía de Vitória.
Marcadores: construção civil, ponte, viaduto
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