Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, maio 18, 2015

Prego atinge olho do paisagista

Um paisagista de 27 anos quase ficou cego após um prego de 7,5 cm  atingir a região dos olhos, nos Estados Unidos. O caso foi relatado no periódico científico “New England Journal of Medicine” na quinta-feira, 14 de maio 2015. Isso aconteceu há dois anos, e o homem não foi identificado.

A imagem ao lado não datada fornecida pelo New England Journal of Medicine em 12 de maio de 2015 mostra uma tomografia computadorizada com um prego no olho de um paciente. Os médicos do hospital de Massachusetts, Boston,  removeram um prego de quase 7,5 cm,  que foi arremessado no olho de um paisagista de 27 anos de idade, acidentalmente por um  cortador de grama.  
  
CAUSA 
Ele estava aparando a grama com cortador de grama quando um prego foi lançado pelo cortador atingindo-o na região do olho direito. Ele teve dor intensa e persistente no olho, que se tornou insuportável com tentativas de abrir o olho ou movê-lo. Ocorreu uma hemorragia, mas parou espontaneamente. Ele não perdeu a consciência.  Ele chamou o serviço de emergência médica.

EXAME PRELIMINAR
No exame, o prego apareceu alojado no centro do globo direito, e houve um leve sangramento. Os sinais vitais e o restante do exame, incluindo a avaliação da acuidade visual no olho esquerdo e um exame neurológico periférico foram normais. Os olhos estavam enfaixados com gaze, e o  paciente foi transportado de ambulância  ao setor de emergência do Hospital Geral de Massachusetts de Boston, chegando  aproximadamente 20 minutos após ocorrido a lesão.

REMOÇÃO DO PREGO
Quando você olha para ele, tudo o que você vê é a cabeça do prego em seu olho direito, disse o neurocirurgião Dr. Wael Asaad. Os médicos não poderia avaliar a penetração do  prego ou o seu caminho, por isso usaram um novo tipo de scanner CT (tomografia computadorizada) para obter imagens detalhadas.
Quase alcançou à ponta do outro olho e o cérebro. Foi um prego muito comprido, disse o radiologista Dr. Rajiv Grupta.
A boa notícia: Não houve penetração no globo ocular, mas foi para um lado.
A má notícia: Alojou em uma das principais artérias que fornecem sangue para a cabeça, e outra artéria que serve o outro olho.
A ponta do prego era como o dedo na represa. Estávamos preocupados, se puxássemos  haveria sangramento - um jato de sangue poderia afetar o outro olho ou o cérebro, ou mesmo ser fatal,  disse Asaad.
Os médicos elaboraram um plano em caso de uma artéria rompida e tinha de ser reparado: Um cirurgião estava pronto para operar através da cabeça. Um segundo cirurgião estava pronto para operar através do pescoço. Como estes dois estavam perto, um terceiro cirurgião puxou com cuidado  o prego.
Eles esperaram vários minutos. Nenhum grande sangramento ocorreu. Eles pararam de sedar e o paciente acordou. Depois de  aplicar vacina antitetânica e prescrever antibióticos preventivos, para cinco dias, ele recebeu alta do hospital.

Foto: Modelo de cortador de grama

VISÃO NORMAL
Um check‑up oito semanas mais tarde mostrou que sua visão voltou ao normal. Se o prego penetrasse  mais um milímetro, ele provavelmente teria tido grandes danos, disseram os médicos.

USO DE EPI
Tão dramático como foi, pregos que penetram no crânio não são tão incomuns como pensamos,  geralmente acontece com acidentes com pistola de prego, explica Asaad.
A lição é clara: Usar sempre  óculos de proteção para operar máquinas ou ferramentas, mesmo em atividades consideradas mais simples, como a  jardinagem.
Fontes: @ZR - Yahoo News, New England Journal of Medicine, May 14, 2015
Comentário:

1. Óculos de proteção
2. Protetor auricular
3. Roupa justa
4. Sapato de segurança antiderrapante
5. Calça jeans comprida

1-CUIDADOS PARA OPERAÇÃO SEGURA
- Leia atentamente o manual do equipamento e siga as instruções antes de utilizá-lo
CUIDADO PERIGO
A utilização imprópria do equipamento, assim como a não observância das normas de segurança descritas neste manual, podem por em risco o operador causando sérios ferimentos.
- Não permita que pessoas não habilitadas ou não qualificadas operem  ou reparem o equipamento.
- Familiarize-se com todos os comandos e controles do equipamento  e com o uso apropriado do mesmo.
- Utilize óculos e luvas de proteção, protetores auriculares e sapatos  antiderrapantes quando operar o equipamento.
1.1- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Antes de colocar o equipamento em funcionamento vista-se de forma adequada para o trabalho. Não permita a presença de outras pessoas ou animais em um raio de 15 (quinze) metros ao redor do equipamento. Caso seja necessária a presença de alguma pessoa, esta também deverá estar vestida de modo adequado incluindo os equipamentos de segurança.
Condições Físicas :
O operador não deverá trabalhar quando se encontrar:
- cansado ou doente.
- sob efeito de medicamentos.
- sob o efeito de álcool ou drogas.
1.2- ÓCULOS DE PROTEÇÃO
O operador deve usar os óculos de proteção não somente para proteger a vista contra qualquer objeto arremessado pela lâmina de corte, como também para evitar inflamação dos olhos causada pela poeira, pólen e sementes que possam entrar em contato com eles.
Óculos de grau podem ser utilizados por baixo dos óculos de proteção. As pessoas que se localizem dentro da área de perigo, também devem usar os óculos de proteção
1.3- LUVAS DE PROTEÇÃO
Devem ser do tipo antiderrapante, que além de permitir que o operador segure firmemente o equipamento, também reduzem a transmissão da vibração do motor p/ o operador
1.4- PROTETORES AURICULARES
A exposição prolongada a ruídos pode causar danos permanentes ao sistema auditivo.
Protetores Auriculares
Utilize protetores auriculares sempre que operar o equipamento.
1.5- ROUPAS DE PROTEÇÃO
- Não vista “short” ou bermuda.
- Não use gravata, laço ou jóia.
- Os sapatos deverão ser do tipo antiderrapante.
- Não use sapato aberto (sandália) ou chinelo.
- Não trabalhe com os pés descalços.
Obs: Cuidado com cabelo comprido,  nunca deve trabalhar solto, mas preso a uma altura superior à do ombro.

Marcadores:

posted by ACCA@7:00 AM