Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, abril 03, 2015

Arrancamento de couro cabeludo em máquinas

Trabalhadora perdeu  totalmente o couro cabeludo após o cabelo ficar preso numa máquina

Médicos colocaram com sucesso o couro cabeludo de uma mulher depois que foi arrancado num acidente.
A trabalhadora conhecida  como Yuan, estava trabalhando numa fábrica na província de Hubei, na China, quando seu cabelo comprido (rabo de cavalo) enroscou numa máquina. Ela foi escalpelada e levada para o hospital em estado crítico.

Li Jin, o cirurgião-chefe que a atendeu, disse: "o couro cabeludo saiu totalmente, como se fosse um chapéu”. Os ferimentos eram nos olhos, na parte de trás do pescoço. Suas orelhas foram também arrancadas.

O cirurgião disse: Como o crânio foi deixado exposto ao ar,  recolocamos o couro cabeludo e ligamos todos seus vasos sanguíneos. A parte mais desafiadora foi reconectar os vasos sanguíneos, pois a pele da cabeça é rica em vasos sanguíneos e cada uma delas com espessura entre 1mm a 2mm e teve que ser recolocado sob microscópios."

Yuan está se recuperando. Segundo ela a fábrica não fornecia ou exigia que os trabalhadores usassem roupas especiais. Fonte: Mirror - Jan 08, 2015  

Mulher perdeu completamente o couro cabeludo depois que seu cabelo ficou preso numa máquina.
Na segunda-feira, 2 de julho de 2012, durante seu turno de trabalho á noite na empresa JR Engineering, em Baberton, Ohia, Monica Thayer, 25, foi hospitalizada às  23 h após um terrível  acidente. Seu couro cabeludo foi puxado a partir de suas sobrancelhas.  Ela se contorcia de dor, e pediu aos colegas de trabalho para cortar o cabelo.
Mas eles não conseguiram soltá-la e foi só quando os paramédicos e bombeiros chegaram que ela foi retirada da máquina usada para cortar tubos de aço para fazer amortecedores automotivos.

O chefe dos bombeiros disse:  foi um acidente muito sério. Acidentes industriais têm uma tendência a ser muito grave e esta não foi exceção.
O acidente foi  tão sério, que literalmente arrancou (escalpelou) o couro cabeludo inteiro da cabeça. Ela está na UTI do centro médico de Akron General após passar por uma cirurgia.

Os cirurgiões conseguiram recolocar  cerca de 75% por cento de seu couro cabeludo, mas os restantes 25%  por cento estava desfigurado. Ela deverá se submeter a mais uma cirurgia plástica no futuro.
O acidente ocorreu quando ela foi limpar a máquina, quando o seu longo cabelo enroscou na máquina. Ela foi suspensa e jogada para trás.
A empresa disse que está  investigando o acidente, como a agência de segurança Occupational Safety and Health Administration, Cleveland. Fonte: Daily Mail Reporter-4 July 2012

Comentário: O escalpelamento é o arrancamento brusco do escalpo humano (couro cabeludo) e quando grande quantidade de cabelo é puxado rapidamente e enrolado em motores, partes móveis de máquinas e equipamentos, arrancando  além do escalpo, orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte. Esse tipo de acidente ocorre quando partes móveis de máquinas e equipamentos não estão protegidas.
As empresas  poderiam ter adotados  os seguintes critérios:
■ Proibir a utilização de cabelos compridos nas áreas que apresentam riscos,
■ Conscientização dos funcionários(as) para utilização de equipamentos de segurança e vestuários em áreas de riscos.
Roupas Folgadas, Adornos, Cabelos compridos
Os acidentes/lesões podem ser eliminados ou amenizados, se você utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI.), conforme seu trabalho e/ou setor, tais como: uniforme, protetor de cabelo, avental, etc. O cabelo comprido deve ficar com protetor de cabelo (gorro ou redinha), para se evitar que o mesmo fique preso em algum dispositivo em movimento, acarretando gravíssimos acidentes.
Anéis, alianças, pulseiras, correntinhas no pescoço, mangas compridas e folgadas de sua camisa podem causar sérios problemas nos trabalhos diante de máquinas em movimento. 

Marcadores:

posted by ACCA@5:29 PM