Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, outubro 22, 2014

Homem morre vítima de explosão de um tambor na Grande BH

O acidente aconteceu na tarde de sábado, 18 de outubro,  em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no quintal da residência de número 64, na Rua Ana Batista da Cruz, Bairro Belo Vale.
APN, 39 anos, cortava um tambor metálico com uma ferramenta de corte maquita, quando houve a explosão. Com o impacto, ele foi arremessado ao muro da casa, batendo a cabeça.

RESGATE E VÍTIMA FATAL
Os bombeiros enviaram uma viatura para resgate da vítima, mas Aníbal morreu antes da chegada dos socorristas. De acordo com testemunhas, o barulho assustou os moradores do bairro. Todos acharam que era o estouro de um botijão de gás. A dona da casa, onde ocorreu o acidente, gritou por socorro e os vizinhos tentaram ajudar.

TAMBOR QUASE VAZIO, MAS IMPREGNADO DE LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
Conforme vizinhos, tudo indica que a reação entra a faísca da máquina e os gases armazenados no tambor causaram a explosão. Havia também produto químico no recipiente que segundo vizinhos, era tinta óleo.  Fonte: EM: 18/10/2014

Comentário: Um tambor que continha líquido inflamável nunca está totalmente vazio. Ele pode conter liquido inflamável residual ou as paredes do tambor estão impregnados de líquidos ou com vapor. É uma bomba faltando apenas o gatilho para o seu acionamento; alguém que cometa o erro.  No caso em questão a fonte de ignição foi a ferramenta de corte.
Na realidade não existe programa de segurança direcionado ao trabalhador que constrói uma casa ou faz a algum tipo de serviço por empreitada. O trabalhador autônomo ou uma pequena empresa não tem noção nenhuma dos riscos existentes numa obra ou serviço. O governo tem a política de segurança direcionada para um terço das empresas constituídas formalmente no mercado e grande parte não implementa no dia a dia as medidas necessárias para proteger o trabalhador. O restante dois terço estão marginalizados quanto à política de segurança. Não existem programas simples, objetivos, com linguagem simples para o entendimento do trabalhador.  

Artigos publicados
1-Explosão de tambor vazio
2-Explosão de tambor com líquido inflamável
3-Tambor de solvente explode em construção em Maringá

CASO REAL
Este filme, inglês, tirado de câmeras de segurança de uma oficina mecânica mostra o que pode acontecer quando é feita uma tentativa para cortar um tambor de óleo em desuso ainda contendo resíduos inflamáveis. Segundo a oficina,  tudo isso aconteceu quando um supervisor pediu um  assistente para cortar um tambor para usá-lo como um incinerador. Aparentemente, os proprietários estavam ausentes naquele dia. O assistente se recuperou de seus ferimentos. A empresa foi multada em 80 mil dólares acrescidos dos custos por violações de segurança.
Vídeo:

Marcadores: ,

posted by ACCA@3:52 PM