Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, setembro 27, 2014

Cuidado com latas ou frascos de aerossóis!

Você guarda latas de WD-40, spray ou fixador para cabelo, desodorantes, etc. em seu veículo?  Nesse caso, você deve pensar melhor.  A foto abaixo é de uma lata pressurizada que explodiu no interior de um veículo de uma pessoa e encravou no banco traseiro do carro.  A temperatura externa ao veículo era de quase 38o C. Imagine se você ou um amigo estivesse sentado nesse banco? Alguém da sua família guarda latas de aerossol em seus veículos? Se eles fazem isso, avisa-os sobre essa ocorrência.

O incidente fotografado ocorreu em Beaumont, USA.  Um frasco de desodorante spray foi deixado  na parte traseira de um veículo que estava estacionado em local aberto, num dia muito quente. Sem aviso, a lata explodiu no interior do carro. Felizmente, ninguém estava no interior do carro ou próximo dele, quando isto aconteceu.

LIÇÕES
Nunca deixe recipientes pressurizados de qualquer tipo no interior  dentro do seu veículo, principalmente quando estes são expostos a temperaturas altas!
■Você deve sempre ler e seguir as recomendações de segurança dos fabricantes que acompanham as latas de aerossol ou spray.
■Relatando incidentes, como este, pode ajudar a informar as pessoas sobre possíveis riscos e perigos no ambiente de trabalho ou fora do local de trabalho!
 
OBSERVAÇÃO
Nos recipientes sob pressão, os fabricantes alertam os consumidores sobre os riscos, tais como;
■O vasilhame vazio não deve ser perfurado.
■Não use ou guarde em lugar quente, próximo a chamas ou exposto ao sol.
Nunca coloque o recipiente no fogo ou no incinerador.
Fonte: Parker Fire Protection District

Comentário: Os propelentes mais utilizados são os hidrocarbonetos voláteis, como o  propano e o butano, e o gás liquefeito de petróleo (GLP).A desvantagem do uso desses propelentes é o fato de serem extremamente inflamáveis, alguns deles explodindo com temperaturas próximas a 50º C. Por isso, o uso de aerossóis deve ser usado com precauções.
De acordo com a British Aerossol Manufactureres’ Association (BAMA), os cuidados mais importantes são:
■ Manter as latas distantes de fontes de calor, inclusive do sol, e nunca as deixar no interior de carros. O aumento da temperatura faz com que a pressão interna da lata aumente, podendo levar à explosão;
■Não furar a lata, já que, mesmo a lata estando vazia, a pressão interna ainda é muito grande, podendo ferir pessoas próximas;  
■O conteúdo da lata geralmente é inflamável. Não use o aerossol em lugares onde há presença de fogo, como na cozinha e próximo de cigarros e velas;
■ Manter as latas de aerossóis sempre fora do alcance de crianças.

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:00 AM

2 Comments:

At 12:31 AM, Blogger Unknown said...

E se a lata enferrujar e começar a vazar pressão?

 
At 12:52 PM, Blogger Unknown said...

Aluminio enferruja? Não sabia.

 

Postar um comentário

<< Home