Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, julho 17, 2014

Trabalhador flagrado sendo levado no cesto do guindaste

Um trabalhador foi flagrado quando estava sendo transportado no cesto de um caminhão Munck, no Setor Central de Rio Verde, no sudoeste de Goiás
As imagens foram feitas no cruzamento da Rua Goiânia com a Avenida João Belo. O homem estava a cerca de quatro metros do chão e não usava nenhum equipamento de segurança durante o trajeto.

Fonte: G1 GO, com informações da TV Anhanguera, Sílvio Sales -20/11/2013

Comentário: A função do caminhão Munck é transporte e remoção de máquinas, movimentação máquinas ou equipamentos pesados, içamento com cesto aéreo, carga e descarga, remoções técnicas, içamento de equipamentos, mudanças industriais entre outros.
Pela norma é proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar não projetado para este fim.
Quando uma situação de risco não é percebida, ou quando um trabalhador não consegue visualizar o perigo, aumentam as chances de acontecer um acidente.
Talvez o trabalhador pense: É logo ali o serviço e é rápido e não vai durar muito, nunca houve nada. É uma situação inusitada.
Os seres humanos possuem uma peculiar capacidade de alterar a seu favor o ambiente, bem como para responder a ele, gerando e reduzindo riscos. Paul Slovic. 

Marcadores:

posted by ACCA@12:53 PM