Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, julho 21, 2014

Sistema de corte com água sob pressão para combate a incêndio

O sistema Cold Cut AB é líder mundial na área de sistema de extinção de incêndio por corte a frio. Atualmente, existem cerca de 650 sistemas instalados de extintores de corte, desde pequenos veículos especialmente construídos para serviços de resgate em mais de 30 países.

Mais de 50 serviços de resgate na Suécia adquiriram o sistema de extinção por corte, e alguns já têm 6 ou 7 sistemas. Nestes serviços de resgate, o extintor de corte é usado em 80% dos casos.

A técnica de extinção por corte é constituído por uma mistura de água e agente de corte a ser ejetada através de um bocal especial em alta pressão (> 250 bar) para cortar  quaisquer  materiais de construção usados em edificações.
O método permite combate ao fogo  e os gases de modo seguro a partir do exterior do local do incêndio. Pois o buraco de penetração é tão pequeno e que não  acrescenta oxigênio ao fogo, o que aumenta significativamente o efeito de combate a incêndios na área.

A ação conjunta utilizando a técnica de extinção por corte, câmeras térmicas e ventiladores de pressão positiva tem-se revelado muito eficaz no combate de muitos incêndios. A extinção por corte é usado basicamente em todo o mundo, e alguns exemplos dessa ação são descritas nos relatórios de ação.

O sistema de corte de extinção é agora uma disciplina obrigatória nos dois anos, na formação de profissional de resgate. O treinamento é para pessoas que desejam ser bombeiros e trabalhar em resgate e segurança.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA EXTINÇÃO POR CORTE:
■Aumenta a segurança do  bombeiro e do ambiente de trabalho, porque o fogo é combatido a partir de uma posição segura fora de um prédio em chamas / construção.
■A ação rápida, usando o sistema de extinção por corte, suprime o curso de um incêndio e proporciona ao Líder do Resgate mais tempo para planejar operações para aumentar sua eficácia.
■O flashover pode ser combatido mediante a aplicação antecipada do sistema e a propagação do fogo pode ser limitada.
■Incêndio provoca perdas econômicas graves  a cada ano. Danos pela água no combate ao fogo representam mais de 50% dos prejuízos em grandes incêndios. O sistema tem se mostrado uma ferramenta valiosa para reduzir a extensão dos danos de uma forma que nenhum outro equipamento pode oferecer.

COMBATE AO FOGO DE MODO MAIS SEGURO
O combate ao fogo  em área interna submete  aos bombeiros a riscos graves: tanto físico e mental.
 O método de extinção por corte, os gases de incêndio sofrem refrigeração, executado a partir uma posição mais segura do lado de fora. É atualmente, a opção mais segura disponível para serviços de resgate.

No que diz respeito ao ambiente de trabalho para o pessoal de resgate em geral, e principalmente em resgate sob fumaça, não há operações em salvamento que estão sujeitas a um risco maior do que  o resgate sob fumaça.

 A fumaça envolve riscos graves e submete o pessoal de combate a incêndios a um estresse extremo. O pessoal é submetido  a riscos físicos (como calor intenso, explosão, queda de partes de edifícios, objetos cortantes, e o risco de queda, quando o campo de visão é reduzido ou é inexistente) e os riscos mentais devido a situações extremamente estressantes.

Penetrar na fumaça será sempre uma das principais tarefas do Serviço de Resgate. Existem processos de que não pode ser realizada de qualquer outra forma, por exemplo, interior de salvamento durante o qual as pessoas devem ser realizadas a partir da área de incêndio, ou pós-extinção de trabalho, durante o qual o material, etc., devem ser removidos.

Nesse método, realizado a partir de uma posição mais segura, de acesso e interrompendo o desenvolvimento do incêndio rapidamente em quase todos os tipos de materiais de construção e arrefecimento dos gases de incêndio é hoje a opção mais segura disponível para serviços de resgate.

O líder de resgate ordenando o resgate sob fumaça, como modo de operação, sem considerar meios alternativos de ação, significa que está assumindo grande responsabilidade em relação  ao ambiente de trabalho. O Líder de resgate deve  antecipadamente sempre planejar métodos opcionais na fase preliminar da ação de resgate.

Métodos combinados, utilizando o sistema de extinção por corte, câmera térmica e ventiladores de pressão positiva, fornecem opções confiáveis para o Líder de Resgate em vez de penetrar na fumaça.

A capacidade de otimizar o ambiente de trabalho seguro para o pessoal de resgate, deve ser primordial para todos os interessados; o proprietário / ocupantes dos edifícios responsáveis pelos riscos, o Corpo de Bombeiros com responsabilidade de responder ao risco e as equipes de bombeiros que combatem ao incêndio.

VANTAGENS DE SEGURANÇA DO SISTEMA:
■ aumenta a segurança do bombeiro, como o fogo é combatido a partir de uma posição segura fora de um edifício / construção, evitando o risco de lesões devido a radiação intensa do calor e / ou explosão de gases de incêndio.
■Melhoria no ambiente de trabalho para os bombeiros, como um incêndio que pode ser combatido a partir do exterior, reduzindo a necessidade de entrar em áreas quentes e cheias de fumaça envolvendo o risco de substâncias tóxicas e cancerígenas que afetam a pele e os pulmões. Fonte: Cold Cut Systems Svenska AB

Vídeos:
Três vídeos, mostram a múltipla utilização do sistema, desde espaço confinado, indústrias, tubulações, navios, etc.

Vídeo 1:

Vídeo: 2

Vídeo: 3

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:59 AM