Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, junho 30, 2013

Jovem é escalpelada por motor de kart em SC

Uma jovem de 22 anos foi escalpelada enquanto dirigia o kart no Parque Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina, na manhã de sábado, 2 de fevereiro de 2013.
De acordo com a polícia, o cabelo da jovem, muito comprido, estudante de engenharia mecânica, enroscou no motor do kart em que ela corria.

NÃO USAVA BALACLAVA
O delegado Allan Coelho, responsável pelo caso, disse acreditar que a jovem não estivesse usando balaclava, espécie de capuz usado sob o capacete como proteção por pilotos de corrida.
O policial já ouviu o pai da jovem e uma amiga da estudante que presenciou o acidente.
Os dois, segundo o delegado, disseram que a jovem não usava o acessório, que teria também como função manter os cabelos presos.
"Já pedi as imagens do acidente. O parque grava tudo para os visitantes terem uma lembrança", afirmou o delegado.
A assessoria do Beto Carrero World não deixou claro se a estudante usava a balaclava e disse que "o uso da balaclava no kart para uso recreativo é opcional".
A amiga de Fernanda ouvida pela polícia disse que o acidente ocorreu na etapa final dos dez minutos de percurso da pista.

SOCORRO E HOSPITALIZAÇÃO
Os bombeiros e médicos do parque fizeram o atendimento e a ambulância própria levou a jovem até o hospital.
Ela recebeu um transplante de couro cabeludo e segue internada na UTI do hospital Marieta Konder Borhausen em Itajaí (a 24 km de Penha).
O pai da estudante disse que, pela violência como o cabelo foi arrancado, ela deve perder o movimento das pálpebras.

SOCORRO
A pista de kart permanece fechada a pedido da polícia. Ainda no sábado, peritos foram ao local para fotografar e conferir o sistema de segurança. Os resultados da perícia devem sair em 30 dias. Em nota, o Beto Carrero World afirmou que a estudante foi atendida por uma equipe de bombeiros e médicos do próprio local.
Por meio do texto, o parque lamentou o ocorrido, e disse que está dando apoio médico e psicológico à família e que "segue os padrões de segurança necessários".
Segundo a nota, a pista é operada por uma empresa especializada com mais de 17 anos de atuação e que todos os usuários recebem um briefing para segurança. Fonte: Folha de São Paulo - 5 de fevereiro de 2013

Comentário: O escalpelamento é o arrancamento brusco do escalpo humano (couro cabeludo) e quando grande quantidade de cabelo é puxado rapidamente e enrolado em motores, partes móveis de máquinas e equipamentos, arrancando  além do escalpo, orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte.
Esse tipo de acidente pode acontecer também em atividade industrial, quando partes móveis de máquinas e equipamentos não estão protegidas.

Marcadores:

posted by ACCA@5:22 PM