Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Segurança em casas noturnas

Ao entrar em um edifício de reunião de público, as pessoas precisam estar preparadas em caso de emergência. A Divisão de Educação Pública da NFPA oferece as seguintes recomendações:

DÊ UMA BOA OLHADA NO LOCAL
Você se sente confortável com as condições aparentes do edifício? A entrada principal é larga e se abre para fora, permitindo a fácil saída dos ocupantes? A área externa tem materiais empilhados contra as paredes do prédio ou bloqueando as saídas?

TENHA UM PLANO DE COMUNICAÇÃO
Escolha previamente um parente ou amigo para ser contatado em caso de emergência, caso você se separe de membros da família ou amigos.

COMBINE UM PONTO DE ENCONTRO
Escolha um ponto de encontro do lado de fora do edifício para reunir a família ou os amigos que estão presentes no evento. Se houver uma emergência, certifique-se de reunir-se com eles nesse local.

IDENTIFIQUE AS SAÍDAS IMEDIATAMENTE
Ao entrar no edifício, identifique todas as saídas disponíveis. As saídas estão claramente marcadas e bem iluminadas? Algumas saídas podem estar à sua frente e outras atrás de você. Sempre esteja preparado para usar a saída mais próxima. (É possível que você não possa usar a saída principal)

VERIFIQUE QUE AS ROTAS DE FUGA NÃO ESTÃO OBSTRUÍDAS
Certifique-se que os corredores são suficientemente largos e não estão obstruídos por cadeiras ou mobília. Verifique se as portas de saída não estão trancadas ou fechadas com correntes. Se não houver pelo menos duas saídas claramente marcadas, ou se as rotas de saída estiverem bloqueadas, informe o problema para a gerência e abandone o edifício se a situação não for resolvida imediatamente. Ligue para o Corpo de Bombeiros e faça uma reclamação formal.

VOCÊ SE SENTE SEGURO?
O edifício aparenta estar superlotado? Há fontes de ignição como velas, cigarros ou charutos, fogos de artifício ou outras fontes de ignição que fazem com que você se sinta inseguro? Há sistemas de segurança, como por exemplo, saídas alternativas, sprinklers e detectores de fumaça? Pergunte à gerência se estiver em dúvida. Se você não se sente seguro no edifício, saia imediatamente.

REAJA IMEDIATAMENTE
Se soar um alarme, se você vir fumaça ou fogo, ou outros distúrbios incomuns, abandone imediatamente o edifício de forma organizada. Use a saída mais próxima - lembre-se que esta talvez não seja a saída principal.

SAIA E NÃO VOLTE PARA O EDIFÍCIO!
Após abandonar o edifício, não volte para dentro. Você nunca deve entrar novamente em um edifício em chamas. Deixe os bombeiros, que são treinados para isso, conduzir as operações de salvamento.

Fonte: NFPA Journal Latinoamericano, 04 de novembro de 2004

Comentário: A sociedade está procurando a segurança absoluta, mas não existe. Quando você compra tecnologia, o risco vem junto. “Viver é perigoso, o que temos  de fazer é construir certo patamar de segurança para poder viver com certa tranquilidade, e não acrescentar mais perigo do que a vida por si só já apresenta”. Gilberto de Mello Kujawski.

Vídeo:


Vídeo(1)

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:01 PM