Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, novembro 12, 2012

Menino morre asfixiado em silo


Um menino de 10 anos morreu, na tarde de quarta-feira, 24 de março de 2011,  quando brincava no interior de  um silo no município de Ouro, no Meio-Oeste, Santa Catarina.  O menino teria ficado cerca de 15 minutos preso em uma moega.
Obs: Sob a moega geralmente há um túnel com transportador, que leva os  grãos à casa de máquinas para o beneficiamento e secagem;

Pelo menos 18 toneladas do grão estavam armazenadas no local. Segundo o proprietário,  o menino estava junto com o irmão de 17 anos, que trabalha no local.

O menino teria entrado na máquina para brincar, sem que ninguém percebesse. O equipamento foi ligado e travou momentos depois.

– A máquina sempre trava, por conta de sujeira. Mas acabamos encontrando o menino na saída da moega, já sem vida – lamenta o proprietário.

A vítima provavelmente entrou no equipamento agrícola pela abertura utilizada para a entrada dos grãos. Ele chegou a deixar os chinelos do lado de fora.

Quando o dono da propriedade ligou a máquina, provavelmente o menino deslizou junto com o milho até a boca da moega, que é bastante estreita, sendo asfixiado pelos grãos.

O  proprietário precisou da ajuda de um funcionário para abrir a saída da máquina, por onde descem os grãos para secagem, e retirar o menino. Os dois ainda tentaram reanimar o menino, que já estaria sem vida.

FAMÍLIA MORA PERTO DO LOCAL DO ACIDENTE
A família do menino mora em uma casa próximo ao local onde aconteceu o acidente.

INQUÉRITO POLICIAL
A Polícia Civil esteve no local para fazer um levantamento das causas do acidente.

Fonte: Diário Catarinense - 25 de março de 2011

Comentário: No Brasil há tanto acidentes em silos, muito provável que o Ministério do Trabalho não tem controle desses acidentes para maior divulgação da prevenção e boas práticas de segurança.
Nos EUA desde 2007 morreram 14 jovens (menor de idade) em acidentes em silos.
Recomendação: evitar o acesso de pessoas estranhas, principalmente, crianças, desacompanhadas de pessoas que conheçam as normas de segurança; e fixar avisos alertando sobre os perigos de afogamento e sufocamento na massa de grãos. 

Marcadores:

posted by ACCA@4:04 PM