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sábado, maio 12, 2012

Trânsito mata 42,8 mil pessoas no País

Em todo o Brasil, foram 117 mortes por dia, em média, em 2010; crescimento da frota explica alta de índice, dizem os especialistas

Foto– Segundo exame do Instituto Médico Legal (IML), quatro dos cinco jovens que morreram em um acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas em 3 de setembro de 2006, estavam alcoolizados.

NÚMERO DE MORTES
■ O número de mortes no trânsito brasileiro cresceu 13,9% em 2010, de acordo com dados recém-consolidados do Ministério da Saúde.
■ Foram 42.844 óbitos, uma média de 117 mortes por dia, ante 37.594 no ano anterior, quando 103 pessoas morreram por dia.

ALTA REGISTRADA
■A maior alta foi registrada entre ocupantes de motocicletas, com variação de 16,7% - 10.825 mortos em 2010, ante 9.268 em 2009.
■O índice de óbitos de pedestres também cresceu no período - passou de 8.799 para 9.944, alta de 13%.
■As mortes de ocupantes de automóveis aumentaram 11%, de 8.133 para 9.059.

OUTROS VEÍCULOS
E mortes de ocupantes de caminhões, ônibus, veículos pesados e outros tipos de acidentes não detalhados somaram 11.434 vítimas - em 2009, foram 9.783, variação de 16%.

TRICICLOS
Veículo visto como inofensivo, usado até por adolescentes em cidades litorâneas, os triciclos estiveram ligados a 69 mortes em 2010. No ano anterior, foram 38 óbitos, um aumento de 81%.

MORTES
Do total de mortes 42.844,;
■ Sudeste, 15.598 foram no Sudeste,
■ Nordeste, com 11.853 óbitos,
■ Sul , 7.585,
■ Centro-oeste, 4.441 e
■ Norte, 3.367.

JOVENS AS PRINCIPAIS VÍTIMAS
O balanço confirma ainda a tendência de que são os mais jovens as principais vítimas da violência no trânsito.
Na distribuição entre faixas etárias;
■ 11.277 vítimas, o equivalente a 26,3% do total, tinham entre 21 e 29 anos.
■ da faixa etária entre 30 e 39 anos, morreram 8.303 pessoas (19,3% do total).

AUMENTO DA FROTA
O diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves Júnior, afirma que o aumento da frota é o responsável pelo crescimento das mortes. "Ela cresce de maneira geométrica", afirma ele. De acordo com o médico, o aumento de carros favorece o maior número de acidentes com motocicletas. "Com o maior número de veículos e a redução de espaços nas ruas, há mais acidentes com motos", diz.

PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO
Segundo ele, a curto prazo, fiscalização e prevenção são as melhores medidas para amenizar os números, mas só com educação é que haverá uma queda significativa. "Ensinando crianças dos 5 até os 18 anos, queremos mudar a cultura da população em relação à mobilidade sobre rodas", afirma.

PREPARAÇÃO DE NOVOS MOTORISTAS
Alves Júnior ressalta que a preparação dos novos motoristas não é boa o suficiente. "É concedida a carteira ao motorista, que desconhece a adversidade. Ele não sabe dirigir de noite, na chuva ou evitar uma capotagem", diz. Segundo ele, para melhorar a capacitação dos motoristas, seria necessário o uso de simuladores nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Fonte: Estadão-12 de maio de 2012

Vídeo:
Simulador interessante, que simula as condições adversas; chuva, neblina, noite, etc.



Vídeo:
Demonstração de um desastre



Comentário:
Causas prováveis dos acidentes
■ Falta de atenção
■ Não manter distância segura
■ Velocidade Incompatível
■ Desobediência a sinalização
■ Ultrapassagem indevida
■ Defeito mecânico em veiculo
■ Defeito na via
■ Defeito na sinalização
■ Sono
■ Ingestão de álcool
■ Outras causas

Condições das Pistas
■ Pista Boa- 81%
■ Nas Retas- 69%
■ De Dia- 59%
■ Tempo Bom- 67%

Estimativa
■Número de feridos - 663.282
■Numero de internações - 153.964
■ Lesões permanentes – 232.149

Estimativas materiais
Veículos sinistrados – 8.400.000
Custo social e econômico – US$ 5,8 bilhões

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