Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, março 18, 2012

Cérebro das pessoas não consegue gerenciar várias tarefas ao mesmo tempo

A mente humana não foi feita para lidar com mais de duas tarefas ao mesmo tempo, de acordo com um novo estudo. Os cientistas descobriram que quando o cérebro tem que lidar com dois problemas simultaneamente, uma função é coordenada pelo lado direito e a outra pelo lado esquerdo. Esta divisão pode explicar porque muitas vezes temos mais facilidade para escolher entre duas opções, em vez de três ou mais. E, ao contrário da cultura popular, mulheres também não são mais eficientes do que homens no gerenciamento de várias tarefas simultâneas.

"Descobrimos que a atividade cerebral dos humanos foi feita para exercer até duas funções ao mesmo tempo"

O estudo, coordenado pelos médicos Sylvain Charron e Etienne Koechlin, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisas Médicas, em Paris, na França, foi feito com 32 voluntários. Os participantes passaram por ressonâncias magnéticas enquanto tinham que responder a perguntas e montar quebra-cabeças. O foco da pesquisa foi no córtex frontal, a parte cerebral que fica logo acima dos olhos. Esta região, que é dividida em duas partes, está ligada à busca de recompensas durante a execução de tarefas. É possível ler o resultado na íntegra nesta edição da revista "Science".

- Descobrimos que a atividade cerebral dos humanos foi feita para exercer até duas funções ao mesmo tempo. Isto significa que no dia a dia conseguimos gerenciar até dois problemas simultaneamente, mas quando entra uma terceira ficamos com problemas - diz Koechlin.

O esforço físico de fazer três ou mais coisas ao mesmo tempo atrapalha o raciocínio humano, acreditam os pesquisadores. Por isso, para ser eficiente, nada de fazer mil coisas ao mesmo tempo.

Fonte: Globo Online - 16/04/2010 

Marcadores: ,

posted by ACCA@12:44 AM