Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, outubro 04, 2011

Tragédia: trabalhador é sugado pela colhedora de cana

O trabalhador LPA, 40 anos, morreu na manhã de sábado, 01 de outubro, na cidade de Matão (SP), após um acidente de trabalho.
Ele tentou empurrar a cana com pé para o picador. Os roletes do picador puxaram a perna e triturou parcialmente o trabalhador. .

VÍTIMA:
O trabalhador era experiente com mais de dez anos na operação dessa máquina. O trabalhador estava usando EPI, bota e luvas.
As unidades de resgate do Samu e Corpo de Bombeiros foram até a propriedade, mas nada puderam fazer. A máquina teve de ser desmontada para retirar o corpo.

TESTEMUNHA: COLEGA DE TRABALHO
De acordo com o trabalhador rural Carlos, que fazia dupla de trabalho há dez anos com a vítima, desde sexta-feira, ele estava com a mania de chutar a cana para o picador, sendo alertado pelo amigo.
“Disse a ele para acabar com isso, pois estava arriscando sua vida. Hoje, sábado, não teve jeito, quando percebi ele já estava com metade do corpo sugado e ainda gritava para socorrê-lo. A máquina estava em alta rotação e pouco depois ele morreu’, conta.

Fonte: Matão Urgente – 01 de outubro de 2011

Comentário:
O que podemos imaginar o que se passou no pensamento do trabalhador, com mais de 10 anos experiência, tomar a atitude de chutar e empurrar a cana no suporte de alimentação do picador de cana?
O seu colega de trabalho avisou desde o dia anterior para não chutar a cana para o picador, pois era perigoso.
Ele queria suicidar-se? Estava com problemas familiares? Ele não tinha percepção do risco, que era tão perigoso?

No trabalho em geral necessitamos de habilidades humanamente construídas tais como: habilidades motoras, funções cognitivas (incluem a memória e atenção, a avaliação sistemática do ambiente e outras habilidades, verbais e de processamento de informações, tomada de decisões e resolução de problemas, estas funções devem se processar de modo dinâmico) e aspecto comportamental da pessoa.

O nosso cérebro não dispõe de um radar interno para nos avisar da aproximação do perigo, mas ele foi sintonizado para ser vigilante na detecção de perigos visíveis, porém quando esses perigos se tornam imperceptíveis, que necessitam de avaliação constantemente, o sistema de resposta às ameaças de que o cérebro dispõe falha. Os riscos imperceptíveis exigem treinamento e habilidade cognitiva
Quando o trabalhador sentiu o perigo, já era muito tarde, a máquina já tinha sugado. O risco invisível tornou-se visível.

O QUE DIZ O FABRICANTE SOBRE A MÁQUINA: CUIDADOS DE OPERAÇÃO
Como qualquer equipamento mecânico esta máquina exige cuidados de segurança, quando em operação. Observe com atenção os seguintes procedimentos:
■Não manobre o trator com a máquina em funcionamento.
Não se aproxime dos rolos frontais com a máquina em funcionamento.
Esta máquina não pode ser alimentada manualmente.
■Não trabalhe sem as proteções do rotor picador, das engrenagens, das correntes e cardan.
■Para sua maior segurança utilize os equipamentos de proteção individual ao afiar as facas, (óculos, luvas, abafadores auditivos, etc ).
■Nunca efetue qualquer tipo de manutenção e não instale qualquer tipo de acessório com o equipamento em funcionamento;
■Toda manutenção deve ser feita com a máquina parada.
■Em caso de entupimento desligue a máquina para desembuchar os roletes.
■Se houver dúvidas consulte sempre o manual do operador antes de ligar a máquina

Marcadores: ,

posted by ACCA@2:29 PM

2 Comments:

At 7:51 AM, Blogger Unknown said...

Total falta de atenção do trabalhador lhe custou a vida. É triste mas é realidade. o colega diz que ainda o alertava do risco, mas ele preferiu correr o risco e infelizmente se tornou mais um vítima de uma fatalidade que poderia ter sido evitada!

 
At 3:07 PM, Blogger ACCA said...

Por mais que façamos suposições, a causa principal quem sabe é a própria vítima. A causa está sendo enterrada com a própria vítima. Ele brincou com o risco como se fosse uma roleta russa e teve como resultado o acidente fatal.

 

Postar um comentário

<< Home