Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, agosto 11, 2011

Extintor explode em shopping de Fortaleza

Uma explosão assustou os clientes de um shopping de Fortaleza na tarde de sábado, 6 de agposto. Segundo a diretoria do shopping Iguatemi, o barulho da explosão foi causado pela queda de um extintor de incêndio. O extintor teria caído e com queda o lacre de segurança foi rompido e o equipamento despressurizou.

Com a explosão, vários clientes correram assustados. Alguns materiais de vidro caíram e ficaram quebrados no chão. Segundo a diretoria do shopping ninguém se feriu.

O Corpo de Bombeiros disse que existe a possibilidade de ocorrer esse tipo de explosão com o rompimento do lacre e confirma a versão da diretoria do shopping. A explosão pode causar lesões graves caso alguém esteja perto do local e esse tipo de acidente pode ocorrer com equipamento velho ou novo.

A diretoria do shopping informou que o equipamento estava revisado e com manutenção em dias. O Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade IndustrialInmetro (Inmetro) e Coordenadoria de Atividades Técnicas – do Corpo de Bombeiros – são responsáveis pela revisão desse tipo de equipamento. Empresas que possuam extintores de incêndio fora do prazo de validade ou sem qualidade certificada pelo Inmetro são sujeitas a multa.

O Corpo de Bombeiros recomenda que empresas usem carpete ou material macio abaixo dos extintores para evitar que esse tipo de equipamento exploda ao cair no chão.

Fonte: G1-06 de agosto 2011

Comentário: artigos relacionados
http://zonaderisco.blogspot.com/2008/03/mulher-morreu-em-acidente-com-extintor.html
http://zonaderisco.blogspot.com/2006/04/exploso-de-extintor-de-incndio.html

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:13 PM