Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, maio 09, 2011

Texas em chamas

Os incêndios florestais no Texas são uma série contínua de incêndios que estão queimando desde o inicio de abril 2011 na maior parte da região oeste e central do Texas.

Mapa: Situação dos incêndios em 17 de abril de 2011

FATORES
A temporada de incêndios está em fase de transição de vento de inverno em direção a temporada de verão, onde os incêndios são conduzidos por vegetação combustíveis (vegetação ou árvores que possuem resina).
Os incêndios têm sido particularmente graves, devido à seca em curso na maior parte do Estado, agravando pela convergência de ventos fortes, temperaturas amenas e baixa umidade

INCÊNDIOS
Dos 254 municípios, 252 foram ameaçados ou afetados pelos incêndios florestais. As equipes de bombeiros atenderam 7.084 incêndios que queimaram 1.300.000 de acres (5.260 km2), até a data de 6 de maio. Alguns incêndios estão em andamento e outros estão surgindo.
Aproximadamente 244 residências foram destruídas pelos incêndios

CAUSAS
■ O período entre outubro e março é tipicamente de seca, mas esse ano quantidade de precipitação está bem abaixo das previsões.
■ baixa umidade, menos de cinqüenta por cento
■ queimada pontual de lixo, arbustos secos
■ fogo criminoso ou imprudência de pessoas (acampamento, fogueira, etc)

PROPAGAÇÃO
■ rajadas de vento de até 50 km/h
■ características da vegetação que possui resina. Durante o incêndio florestal a resina vaporiza formando bola de fogo, com ajuda da rajada de vento, o fogo se propaga rapidamente. Pode se formar tornado de fogo.

RECURSOS DISPONÍVEIS PARA COMBATE AO FOGO
■ Bombeiros de mais de 34 estados dos EUA foram envolvidos na operação de combate ao fogo. Somente do Texas 1.250 bombeiros sem levar em consideração os voluntários e bombeiros de outros estados.
■ Tem sido empregados aviões tanques de grande porte, helicópteros, caminhões-tanques para combater o fogo. A aviação fez 776 missões, lançando 28 milhões de litros de água e retardante de fogo.

VÍTIMAS
Dois bombeiros morreram no combate ao fogo

ESTIMATIVA DE PREJUÍZOS AGRÍCOLAS
Foi estimada pela Texas AgriLife Service perdas agrícolas de pelo menos US $ 20,4 milhões
Os prejuízos são preliminares, esperando mais relatos de perdas.
■ Dano à indústria pecuária representa a "maior parte dos custos de fogo." O prejuízo inclui a destruição de cercas e edifícios agrícolas, tais como galpões, instalações de exploração de gado e outras estruturas.
■ Incêndios destruíram cercas e edifícios destruídos, queimaram pastagens e mataram mais de 500 bovinos, eqüinos.
■ Texas Natural Resources Conservation Service estima prejuízos de US $ 33 milhões de dólares para recuperação de pastagens, reabilitação de terreno e de florestas
As perdas bovinas podem aumentar pós-desastre devido à avaliação dos danos físicos, tais como;
Alterações da saúde, tais como queimadura nos olhos, pés, úberes, nos tecidos dos testículos, bem como a inalação de fumaça, provocando inflamação e edema pulmonar, são os problemas mais comuns, disse Ron Gill, da AgriLife Extension. Pode demorar 10 dias a duas semanas para que os danos começam a surgir.

ESTIMATIVA DE PREJUÍZOS DE PROPRIEDADES
■ A associação de seguros do Texas estima perdas de US $150 milhões de dólares em bens de propriedade

CUSTO DE COMBATE AO FOGO
Custo de combate Texas ao fogo chega a US $ 49.2 milhões de dólares
O Estado está amarrado para pagar as agências federais, bem como as suas próprias despesas inesperadas para a temporada de incêndios historicamente ruim
Os incêndios do Texas estão queimando US $ 1 milhão de dólares por dia em dinheiro do contribuinte (impostos).

Fontes: Texas Forest Service, BestWire Services- 04/26/2011, The Abilene Reporter-News-April 27, 2011, Southwest Farm Press - Apr. 27, 2011, Insurance Journal - April 21, 2011 e Texas Tribune - 4/27/2011

Vídeo:


Vídeo (1):

Marcadores:

posted by ACCA@11:39 AM