Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, dezembro 04, 2010

Ousado resgate no metrô de Madri

O ousado resgate realizado por um policial espanhol na sexta-feira, 3 de dezembro, que retirou um homem dos trilhos do metrô antes que ele pudesse ser atropelado pelo metrô.

No entanto, o protagonista da ação minimizou a importância e assegura que nesses momentos "não pensas em nada, foi instintivo".

Angel fazia dois meses formou-se como policial e ontem estava livre de serviço e ia com sua noiva fazer compras natalinas quando gritos dos usuários do metrô chamaram atenção que um homem tinha caído nos trilhos.

Foi na estação Puerta Angel onde a vítima caiu nos trilhos por causa desconhecida, estava titubeante, segundo se vê num vídeo com imagens de Metrô de Madri.

O policial disse que não pensou duas vezes quando viu ao homem caído nos trilhos, sem poder levantar-se: "corri e saltei. Retirei da frente do trem e arrastei na hora certa".

Tudo isso em frações de segundos, porque o metrô se aproximava, em que pese às vozes e gestos de outros usuários para avisar o operador do trem, que não teve tempo de parar e atropelaria o homem caído.

Ángel não perdeu de vista outro lado dos trilhos, para garantir que nenhum outro trem estava se aproximando pelo lado oposto e, com a ajuda dos usuários que estavam na plataforma, retirou o homem antes de subir.

O policial admite que não teve consciência do alcance de seu gesto até quando viu as imagens.

"Tenho que tirá-lo", era o único pensamento do policial, que fez seu treinamento no distrito central da capital e que reúne quem ingressou na Polícia com a intenção de "servir aos cidadãos".

No entanto, ele nunca poderia imaginar que se veria numa situação como essa no metro madrilenho e ainda que na academia lhes ensinem protocolos de atuação, a resposta é instintiva.

Ángel reconhece com um sorriso que o incidente atrapalhou seu dia de folga, mas que valeu à pena, e recusa com modéstia o rótulo de "herói" antes de indicar que quando subiu a plataforma e comprovou que tanto ele como o homem estavam bem exclamou: "ufa", com alívio.

A pessoa que caiu nos trilhos é um cidadão espanhol de 41 anos, que ficou com ferimento leve, segundo a Delegacia Superior de Polícia de Madri.

Fonte: Yahoo News - 4 de dezembro de 2010

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:55 PM