Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, novembro 14, 2010

Straddling Bus – mais barato, ecológico e alternativa mais rápida para transporte urbano

Uma grande preocupação no planejamento do transporte urbano é como aumentar a velocidade do tráfego: colocando mais ônibus nas vias aumentará o congestionamento e piorará a qualidade do ar, a construção do metrô é mais caro e demorado. Bem, aqui está uma alternativa rápida, mais barata, mais verde, para iluminar a mente um pouco: o Straddling Bus, exibido pela primeira vez na 13ª feira High-Tech Expo Internacional de Pequim, em maio deste ano.

Num futuro próximo, o modelo deve ser colocado em uso piloto no distrito de Mentougou em Pequim;

O modelo foi proposto pela empresa Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Co. Ltd, parece um trem de metrô ou trem superfície urbana (LTR). Tem de 4 a 4,5 m de altura com dois níveis: no andar superior, embarque para passageiros, enquanto no nível inferior é uma passagem para veículos com altura inferior a 2 m.

Alimentado por energia elétrica e solar, o ônibus pode acelerar até 60 km/h, transportando 1200-1400 passageiros, sem interromper o trânsito de veículos. Também custa cerca de 75 milhões de dólares para a construção do ônibus e um trajeto de 40 km que equivale apenas 10% da construção do metrô. O ônibus pode reduzir os engarrafamentos em 20 a 30%.

Vídeo: Tradução da apresentação de Youzhou Song, presidente da Shenzhen Hashi Futuro Estacionamento Equipment Co., Ltd.

O que você pode ver no vídeo são os engarrafamentos, você pode ouvir ruídos, e há também a poluição do ar invisível. Atualmente, existem essencialmente quatro tipos de transporte público na China: metrô, trem metropolitano ligeiro, Bus Rapid Transit, (BRT, transporte rápido por ônibus) e ônibus normal. Eles têm vantagens e desvantagens, por exemplo, o custo do metrô é muito elevado e leva muito tempo para construir; BRT ocupa muito espaço em vias e produz ruídos, bem como a poluição do ar.

Como desenvolver um transporte público favorável ao meio ambiente? O ônibus Straddling Bus pode ser uma solução. Vamos assistir a demonstração.

O Straddling Bus combina as vantagens do BRT (transporte rápido por ônibus), também é uma substituição para o BRT e do metrô e para o futuro. Como todos sabem, a maioria dos veículos nas vias públicas é carro, e o menor veículo também é carro.

Normalmente a altura dos viadutos varia de 4,5 a 5,5 m. A principal inovação do Straddling bus é que ele roda acima do carro e sob viaduto. Sua maior força é a economia de espaços de vias públicas, eficiente e elevada capacidade de transporte. Pode reduzir os engarrafamentos de 25 a 30% nas vias principais. Com uma velocidade média de 40 km / h, pode levar 1.200 pessoas ao mesmo tempo, o que significa 300 passageiros por carro.

Outra força de Straddling Bus é seu curto ciclo de vida de construção: apenas um ano para construir 40 km de vias. Considerando que a construção do metrô com uma linha de 40 km levará três anos na melhor das hipóteses. Além disso, o Straddling bus não precisará de grande área de estacionamento, que exige a demanda de ônibus normal.

Ele pode estacionar na sua própria parada, sem afetar a passagem dos carros. Isto é o que o interior parece: tem enorme clarabóia que irá eliminar sentido dos passageiros de depressão quando entrar.

Há duas partes na construção do barramento do Straddling Bus. Uma delas é a remodelação da via pública, o outro é a construção de plataformas da estação. Duas maneiras para remodelar o caminho: podemos colocar trilhos, em ambos os lados da pista de rolamento, que economizam 30% de energia, ou podemos pintar duas linhas brancas em ambos os lados e utilizar a tecnologia de piloto automático dentro do ônibus, que seguirá as linhas e funciona de forma estável.

Há também duas formas de lidar com a plataforma da estação. Um deles é ao embarque / desembarque através dos lados, a outra é usando a incorporação de escada para que os passageiros possam subir e atravessar pela porta do teto.

O Straddling Bus é totalmente alimentado por energia elétrica pública e sistema de energia solar. Em termos de eletricidade, a configuração é chamada de eletrificação por relê de corrente contínua. O ônibus em si é condutor elétrico, dois trilhos construídos em cima para permitir que o posto de carregamento ao longo do caminho com o ônibus, o próximo posto de carregamento será sobre os trilhos antes de deixar o anterior, por isso chamamos de relé de carga. É nova invenção, ainda não disponível em outros lugares.

O conjunto é um super capacitor, um dispositivo que pode carregar, descarregar e armazenar eletricidade rapidamente. A energia que armazena durante a parada pode suportar o ônibus até a próxima parada , onde mais uma rodada de carregamento ocorre, reduzindo para zero o gás tóxico durante o processo.

Sobre as ondas ultra-sônicas colocadas no final do ônibus, para manter os veículos com altura excessiva afastado da entrada do túnel. Usando raios laser para fazer a varredura, os carros ficam muito perto da passagem irá ativar o alarme no final de ônibus. No interior do ônibus, há sinalização de luzes que indicam que o ônibus está pretendendo fazer uma curva para avisar os carros no interior do túnel. Há também um sistema de radar de varredura incorporado nas paredes para avisar os carros que fiquem muito próximas às rodas de ônibus.

Hoje em dia muitas das grandes cidades têm suas remodelações do sistema de sinalização de tráfego, para priorizar os ônibus públicos, isto é, quando um ônibus chega a um semáforo vermelho, automaticamente o sinal mudará e dará o direito de passagem.

O Straddling Bus pode aprender com este método de BRT. O carro pode fazer a curva com o ônibus se essa é a direção que deseja prosseguir, se não, a luz vermelha será ativada para parar os carros por de baixo enquanto o ônibus faz a mudança de direção..

O ônibus tem de 6 m de largura e 4 a 4,5 m de altura.
Como as pessoas descerão do ônibus se um acidente ocorrer em um ônibus tão grande? Aqui eu apresento o mais avançado sistema de escape do mundo. No caso de incêndio ou outras emergências, a porta de escape será aberta automaticamente. Acredito que muitos de vocês já viajaram de avião. Os aviões são equipados com escadas infláveis, onde as pessoas possam deslizar sobre elas em situações de emergência. Eu coloquei o conceito de escape para o Straddling Bus. É o caminho mais rápido para escapar.

O ônibus pode economizar até 860 toneladas de combustível por ano, reduzindo 2.640 toneladas de emissões de carbono. Presentemente, passamos a demonstração da primeira fase e passará por uma revisão técnica até o final de agosto. O distrito de Mentougou em Pequim executa um projeto de eco-comunidade, já prevendo 186 km de Straddling Bus. A construção será iniciada no final do ano. Obrigado.


Fonte: China Hush - July 31st, 2010

Vídeo:


Marcadores:

posted by ACCA@8:16 PM