Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, novembro 10, 2010

Colisão de trem na Polônia causa mega explosão

Notável cena de filme surgiu de uma enorme explosão causada por uma colisão envolvendo dois trens

Dois trens de carga que transportavam combustíveis (óleo de gasolina) colidiram na cidade polonesa de Bialystok, causando uma enorme explosão.

CAUSA
O último vagão tanque descarrilou e colidiu com uma locomotiva em movimento na direção oposta para a cidade de Bialystok. Isto causou a explosão e fogo.

Cerca de 17 dos 32 vagões tanques da composição do trem de carga pegaram fogo, na cidade polonesa Bialystock, surpreendentemente, apenas duas pessoas ficaram feridas, os maquinistas..

FIREBALL OU BOLA DE FOGO
As imagens mostram os destroços queimando no acidente, de repente, explode enviando para o ar maciça bola de fogo e nuvens negras de fumaça .

Quando chegamos ao local encontramos uma grande quantidade de tanques em chamas. Imediatamente, começamos a combater o fogo, a fim de interromper a sua propagação para os edifícios vizinhos. Não há perigo de outros tanques explodirem. Mas esse é um incêndio e pode haver algum imprevisto. A situação é dramática, mas está sob controle, disse o chefe da unidade de bombeiros de Bialystok, Jan Gradkowski. .

BOMBEIROS
Mais de 30 bombeiros foram enviados para o local. Conseguimos reforços de bombeiros de outras províncias para combater o fogo, disse Gradkowski.

VÍTIMAS
Dois maquinistas ficaram feridos na explosão, sem gravidades. Foram medicados e liberados.

Fontes: Yahoo News - Monday, November 8, 2010 and News Sky - Monday November 08, 2010

Comentário:
Como ocorre o BLEVE (boiling liquid expanding vapor explosion)?
Um BLEVE ocorre quando há ruptura de um tanque sob pressão.
Mas que fenômeno físico ocorre?
Para compreender o fenômeno, devemos levar em consideração os seguintes fatores:
■1.A pressão interior do reservatório
Quando o reservatório está aquecido, há um aumento de pressão no seu interior.
■ 2 Quantidade de líquido
Quando o reservatório está aquecido, a substância em seu interior se transforma do estado líquido em estado gasoso. Há uma diminuição da quantidade de líquido no reservatório, aumentando bruscamente a temperatura bem acima do ponto de ebulição.
■ 3 Superfície exposta
O líquido no interior do tanque pode absorver uma parte do calor das paredes do reservatório e diminui a velocidade de seu enfraquecimento. Porém a quantidade de líquido diminui e a superfície do reservatório, exposta e sem defesa, aumenta a sua temperatura.
■ 4.Resistência material do reservatório
A superfície do reservatório superaquece gradativamente, a resistência do reservatório diminui cada vez mais. A 400o C o aço perde 30% de sua resistência . A 700o C o aço perde 90% de sua resistência. Em geral a superfície do reservatório superaquece e perde suas propriedades mecânicas, levando à ruptura. Quando a pressão interior aumenta além do que pode suportar o tanque, ele se rompe e o BLEVE ocorre. É preciso igualmente compreender quanto menor o tanque, mais rapidamente ocorrerá o BLEVE, devido à facilidade de aquecimento, a pressão aumentará no seu interior e as paredes do tanque enfraquecerão

O BLEVE pode ocorrer em pequenos reservatórios:
Bola de fogo (fireball)
Fenômeno que se verifica quando o volume de vapor inflamável, inicialmente comprimido num recipiente, escapa repentinamente para a atmosfera e, devido à despressurização, forma um volume esférico de gás, cuja superfície externa queima, enquanto a massa inteira eleva-se por efeito da redução da densidade provocada pelo superaquecimento.

Fonte : Université Queen’s, Kingston – Ontário – Canadá – A.M. Birk

Vídeo:


Marcadores: ,

posted by ACCA@4:35 PM