Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, outubro 28, 2010

Câmeras de segurança gravam quando um caminhão atropela uma policial

Câmeras de segurança da Municipalidade de Ponte Pedra registraram quando uma policial motociclista do Esquadrão Fênix foi atropelada por um caminhão na via Panamericana Norte.

No vídeo, observa-se que a policial motociclista cruzou a via sem olhar para esquerda, direção em que vinha o caminhão.

Alejandro de la Cruz, gerente de segurança da cidade, apontou negligência da agente, pois cruzou a via com semáforo com luz vermelha e olhando em sentido contrário ao tráfego, aparentemente distraída.

Ao ser captado o acidente pelas câmeras do município, a policial foi auxiliada por efetivos auxiliares civis e policiais, sendo levada ao Hospital de Ponte Pedra.

Fonte: Peru.com - terça-feira 19 de outubro de 2010Hora: 16:10

Comentário:
O vídeo mostra irresponsabilidade, imprudência e desatenção da policial. Não morreu por pouco. Quando o motorista olha para uma determinada sinalização de trânsito (semáforo, placas), tem que entender o que o sinal está lhe transmitindo bem como qual o comportamento desejado. Perceber este sinal de maneira errada, certamente o colocará em perigo. O que motiva o motorista ou motociclista a não obedecer a sinalização de trânsito?

Estudos em Segurança Rodoviária tem mostrado que acidentes ocorrem geralmente por interação de diversos fatores, a saber:

1. Fator Humano - Estresse e Tensão Nervosa, Ingestão de álcool e drogas, Desconhecimento da via, Distração, Imprudência e imperícia, Sono e Outros.
2. Fator Veículo - Pneus lisos, Amortecedores gastos, Problemas de freios, Problemas elétricos e Outros.
3. Fator Via - Geometria de pista, Deficiência do pavimento, Deficiência ou inadequação de sinalização, Deficiência de drenagem, Falta de iluminação, Fenômenos climáticos, Deficiência de equipamentos de segurança e outros.
4. Fator Social - Imprudência, Descumprimento do Código de Trânsito, Baixo investimento em equipamentos, Falta de fiscalização e outros.

Vídeo:

Marcadores:

posted by ACCA@1:52 PM