Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, novembro 03, 2009

O misterioso desaparecimento de abelhas

■ As abelhas polinizam um terço das nossas culturas ao redor do mundo
■ Colapso de colônias de abelhas representa grave ameaça para as colheitas futuras.
■ Caso de desaparecimento de abelhas atraiu a imaginação do público.
■ Alguns atribuem o declínio à utilização de determinados pesticidas agrícolas

Em todo o mundo, as abelhas estão morrendo aos milhões e há algo nessa tragédia, misterioso silêncio que tomou conta da consciência pública.
Desde Pennsylvanian, David Hackenberg identificou pela primeira vez o problema de Transtorno do Colapso da Colônia de Abelha (Colony Collapse Disorder -CCD) em 2004/2005, os apicultores de todo o mundo têm encontrado suas colméias de repente vazias.

As abelhas polinizam um terço das nossas culturas e sem a sua ajuda a nossa dieta seria muito diferente. Não só as pessoas estão preocupadas, mas o declínio foi de algum modo torna-se uma ampla metáfora para a nossa relação com o ambiente.
Percebendo que havia algo muito errado, dois documentaristas decidiram investigar o problema e o resultado é o novo filme, "Desaparecimento das Abelhas".
"Eu descobri sobre CCD de um amigo e imediatamente foi para casa e pesquisei na internet para saber mais sobre isso", George Langworthy, co-diretor do filme, disse à CNN.

"Eu estava imediatamente atraído pelos aspectos misteriosos e global do problema. Eu sabia que tinha que fazer algo sobre isso." Durante dois anos, os cineastas cruzaram o mundo conversando com apicultores na tentativa de identificar a causa.

O filme inicia-se no interior da Austrália com os homens com vestuários de proteções brancas e brilhantes, produzindo fumaça nas colméias, separando e colocando as abelhas em caixas pequenas. As milhares de pequenas criaturas são depois transportadas em um avião 747 e cruzam o globo até Califórnia, onde elas serão usadas para ajudar a polinizar as plantações.

Monocultura
Esta situação imaginável tornou-se necessária porque uma agricultura moderna e mecanizada baseia-se em vastas monoculturas - dezenas, talvez centenas de hectares de uma única cultura.
Porque estas culturas só florescem uma vez, não há nada para as abelhas alimentarem a maior parte do ano, mas elas ainda são vitais para a polinização, assim os agricultores têm de despachar as colméias para polinizar as lavouras e alugá-las por até US $ 200 por semana.

Agronegócio
É neste contexto de agricultura fortemente industrializado que as abelhas começaram a morrer. A princípio ninguém tinha certeza qual era a causa.
Era uma nova doença? Ou infestação com o ácaro parasita Varroa? Seria porque as abelhas estavam estressadas por serem enviados ao redor do mundo? Eram antenas de telefonia celular? Ou apenas má apicultura? Foi imaginado até terrorismo?
O filme examina a evidência para este emaranhado confuso de teorias, mas em última análise, estabelece outra causa distinta: pesticidas.

Monocultura e agrotóxico
Monoculturas agrícolas dependem de grandes quantidades de insumos químicos para ficar fértil e livre de pragas. Enormes áreas da mesma cultura são extremamente atraentes para as pragas que se alimentam deles, e muitas dos registros e equilíbrios naturais fornecidas por predadores em ecossistemas mais equilibrados não existem, ou seja, os produtos químicos são a única forma de evitar grandes perdas.

Neonicotinóides
Estes pesticidas não se destinam a matar as abelhas. Mas, segundo os cineastas, em torno da morte de abelhas, mais tarde começaram a ser relatados, um novo tipo pesticida sistêmico baseado em neonicotinóides produzido pela Bayer Crop Science e empresas de agroquímicos e utilizado pelos agricultores.
O novo pesticida ou é colocado na semente, e permanece na planta para o ciclo de vida, ou é entregue através de sistemas de irrigação. Ambos os responsáveis do "Desaparecimento das Abelhas" e muitos apicultores acreditam que é o cerne do problema.

Embora os testes da Bayer confirmaram que os produtos químicos não são tóxicos para as abelhas, a curto prazo, de acordo com os cineastas e apicultores entrevistados para o documentário "Desaparecimento das abelhas", os impactos de longo prazo não foram estudados, nem os efeitos da combinação residuais de pesticidas, sendo encontrados nas colméias.

A conclusão do filme é que estas toxinas nervosas estão enfraquecendo e confundindo as abelhas, interrompendo o seu sentido de direção, deixando-os vulneráveis a doenças e infecções - e é por isso que eles estão morrendo.
"Pessoalmente, gostaria de explicar que não é apenas um tipo específico de inseticida que é responsável pelo CCD, mais um sistema inteiro de cultivo", disse George Langworthy.

"Eu acho que é a nossa mentalidade, que é o problema, a idéia de que, se não usar todos esses produtos químicos tóxicos, então não será capaz de cultivar alimentos, e isso é completamente falso. O problema de tudo isto, é que você tem estas grandes empresas que trabalham para tentar convencer-nos que não podemos passar sem os seus produtos."

Completando o documentário e trazendo essas idéias para o público tornou-se uma cruzada pessoal para os cineastas.

"O filme mudou completamente coloca-nos em dívida", disse o diretor do filme Maryam Henein, à CNN. " George Langworthy está à beira da falência, e eu não ganhei um centavo em três meses.

"Agora, não sabemos como vamos pagar a dívida. Portanto, o sucesso é muito agridoce: temos uma versão teatral no Reino Unido e tivemos essa grande estréia, mas depois, cada dia é fácil de ser temeroso. "

No Reino Unido o filme foi distribuído pelo Banco Cooperativo e Dogwoof, cuja parceria visa ajudar a levar produção de filmes de consciência social para um grande público.

A empresa varejista do Reino Unido Co-Operative Alimentos já proibiu agrotóxicos neonicotinóides em seus produtos frescos de marca própria, e convidou o Governo a financiar pesquisas sobre seus efeitos.
Mas a equipe do "Desaparecimento das Abelhas" ainda espera mais apoio "para levar esta mensagem para o resto do mundo", sobretudo para os Estados Unidos.

Apesar da dimensão do problema George Langworthy permanece seguro que a mudança é possível e insiste que o filme tem uma mensagem positiva.

"Fez-me mais otimista sobre a capacidade das pessoas para produzir mudança no mundo", ele disse. "O público em geral pode tornar-se consciente dessas questões e fazer algo sobre ele.

"Foi muito inspirador, pois as pessoas estão preocupadas com as abelhas e as pessoas podem realmente fazer a diferença, ao comer um alimento mais saudável - o que é melhor para eles - e plantar em seu jardim - o que é uma coisa maravilhosa para fazer. Podem realmente ver a diferença na frente de seus olhos em oposição a coisas abstratas na floresta ou a camada de ozônio ". Henein espera que o filme agirá como um catalisador para mudanças muito mais ampla na sociedade. "A maneira que vivemos e os sistemas ao nosso redor estão desatualizados e obsoletos", ele disse.

"Eu sou uma pessoa espiritual e eu realmente acredito que estamos à beira de um novo paradigma, e temos que ser a mudança que queremos ver. Levará alguns sacrifícios e não será fácil, mas realmente começa com a gente.

Precisamos aprender com as abelhas - que trabalham na unidade comum e que é uma lição para todos nós. "Estamos em uma bifurcação na estrada, e você tem que decidir se vai fazer parte das pessoas que são positivas e queremos viver além do medo, ou você simplesmente vai viver em uma caixa?"

Fonte: CNN News - October 24, 2009

Comentário:
O que acontece no Mundo
1-Morte misteriosa de abelhas chega ao Reino Unido
Um problema que atinge os Estados Unidos desde o final do ano passado parece ter chegado ao Reino Unido. Especialistas do governo britânico estudam as possíveis causas para a misteriosa morte de abelhas no país, especialmente nos arredores de Londres.
Os apicultores afirmam que, ao todo, já perderam mais de 10% das colônias de abelhas. John Chapple, presidente da Associação de Apicultores de Londres, disse que os produtores dessa região perderam entre 50% a 75% de suas colônias.

2- Em 2007, em 25 estados americanos, os apicultores perderam também de 50% a 90% de suas produções em função de uma doença misteriosa chamada de "transtorno do colapso da colônia". As abelhas abandonam de repente suas colônias e morrem logo depois. Pesquisadores acreditam que essa mesma doença pode ter chegado ao Reino Unido.

3-Morte misteriosa de abelhas atinge também Taiwan
Em abril de 2007, os fazendeiros de Taiwan têm reclamado do desaparecimento em massa desses insetos. Cerca de 10 milhões de abelhas já sumiram em Taiwan.
Um criador de abelhas afirmou que 6 milhões de insetos desapareceram "sem motivo" e outro afirmou que 80 de suas 200 caixas de abelhas ficaram vazias. Os criadores de abelha normalmente deixam as abelhas saírem de suas caixas para que possam polinizar plantas e, normalmente, eles tomam o caminho de volta para seus donos sem problemas. Porém, muitas das abelhas não têm retornado nos últimos dois meses.
Cientistas disseram o problema pode estar sendo causado pelo uso de pesticidas e pela temperatura incomum para esta época do ano - entre menos de 20°C para mais de 30°C em poucos dias. "É claramente possível ver a mudança climática em Taiwan", disse o entomologista Yang Ping-shih, da Universidade Nacional de Taiwan.

4- Em 2008, Alemanha proíbe oito pesticidas neonicotinóides em razão da morte maciça de abelhas
O Governo alemão proibiu, provisoriamente, a classe de pesticidas neonicotinóides, conclusivamente ligados ao maciço desaparecimento de abelhas.
“É uma emergência real”, disse Manfred Hederer, presidente da Associação dos Apicultores Profissionais da Alemanha, referindo-se ao colapso da população de abelhas no estado de Baden-Württemberg. “Cinqüenta para 60% das abelhas já morreram, em média e alguns apicultores perderam todas as suas colméias.”
Pesquisadores do governo estudaram abelhas mortas e descobriram 99% de contaminação com o pesticida clothianidin, produzido pela Bayer. Os pesticidas haviam sido aplicados às sementes de colza, na vizinha região do vale do rio Reno.
Clothianidin é um pesticida da “família” neonicotinóides. Esta classe de substâncias químicas é aplicada às sementes e, em seguida, se espalha em todos os tecidos da planta. Com base em nicotina, os neonicotinóides são tóxicos para os sistemas nervosos de qualquer inseto que entra em contato com eles.
A Bayer culpou a morte de abelhas pela aplicação abusiva do pesticida, que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) classifica como “altamente tóxico” para as abelhas. A indústria de agrotóxicos, como exemplificado pela Bayer, tradicionalmente “culpa” os agricultores pelo uso abusivo ou descuidado, na tentativa de eximir-se de qualquer responsabilidade, inclusive pela contaminação dos agricultores e trabalhadores agrícolas.

As abelhas prestam um serviço de polinização, estimado em bilhões de dólares, de fundamental importância para a agricultura, razão da rápida e dura reação do governo alemão.

5- Em 2008, a Itália proíbe agrotóxicos neonicotinóides associados à morte de abelhas
O “Ministero del Lavoro della Salute e delle Politiche Sociali” determinou a imediata suspensão da aplicação de diversos neonicotinóides no tratamento de sementes. Foram suspensos os produtos clothianidin, imidacloprid, fipronil ethiamethoxam. Em paralelo à proibição, o governo italiano iniciou um programa de avaliação e monitoramento das causas do recente colapso de colônias, matando milhões de abelhas. .
Os neonicotinóides clothianidin and imidacloprid já haviam sido proibidos na Alemanha e Eslovênia em maio passado. A França já havia proibido a aplicação em girassóis desde 1999.
As duas substância são produzidas pela Bayer CropScience e, em 2007, geraram uma receita de 800 milhões de euros.

6- Aproximadamente 15% da comida que os norte-americanos consomem vem diretamente da polinização das abelhas domésticas. Outros 15% vêm de animais que consomem alimentos que as abelhas polinizam. Em outras palavras, quase um terço da comida que os norte-americanos consomem atualmente precisa da polinização.

Na realidade, hoje, predomina na agricultura é a cultura intensiva (monocultura) que necessita da aplicação cada vez maior de agrotóxicos e a engenharia genética. A monocultura elimina o equilíbrio do ecossistema, elimina a biodiversidade. Na natureza existem as pragas; boas e más, os predadores, todos interligados num ciclo muito tênue de sobrevivência. Quando um elemento estranho penetra nesse ciclo, como é o caso do agrotóxico, que tem a finalidade de manter sadias as culturas, rompe essa cadeia de equilíbrio e não sabemos a sua extensão e os animais e insetos mais sensíveis são os primeiros a sentir esse desequilíbrio. A abelha já emitiu um sinal de que existe um desequilíbrio na natureza.

Vídeo.
Trailer do documentário

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:47 AM