Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, novembro 14, 2009

Colisões, cenas inacreditáveis

Vídeo


O vídeo mostra cenas inacreditáveis de colisões;
■ Trânsito parado por acidente, motocicleta em alta velocidade colide frontalmente com carro parado
■ Veiculo em excesso de velocidade em curva fechada, motorista perde controle do veiculo e capota
■ Motocicleta em excesso de velocidade, no mesmo local anterior, motociclista perde controle da motocicleta e derrapa
■ Outra cena comum no Brasil, motociclista forçar a passagem entre os veículos. O motociclista forçou a passagem, foi espremido e caiu.
■ Ônibus parado na pista, sinalizando, um motoqueiro desatento, colidiu violentamente na traseira do ônibus.

Observa-se pelo vídeo que a maioria dos acidentes filmados é devido à falta de atenção, excesso de velocidade, imprudência. São todos acidentes devido à falha humana ou erro humano.

A falha humana, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência:
■ Velocidade excessiva;
■ Dirigir sob efeito de álcool;
■ Distância insuficiente em relação ao veiculo dianteiro;
■ Desrespeito à sinalização;
■Dirigir sob efeito de drogas.

No Brasil;
■ 64% dos acidentes são causados por falhas humanas.
■ 30% tem origem em problemas mecânicos.
■ apenas 6% são conseqüência de má conservação de via.

Como tomamos decisões no trânsito?

Muitas das coisas que fazemos no trânsito são automáticas, feitas sem que pensemos nelas. Depois que aprendemos a dirigir, não mais pensamos em todas as coisas que temos que fazer ao volante. Este automatismo acontece após repetirmos muitas vezes os mesmos movimentos ou procedimentos.

Isso, no entanto, esconde um problema que está na base de muitos acidentes. Em condições normais, nosso cérebro leva alguns décimos de segundo para registrar as imagens que enxergamos. Isso significa que, por mais atento que você esteja ao dirigir um veículo, vão existir, num breve espaço de tempo, situações que você não consegue observar.

Os veículos em movimento mudam constantemente de posição. Por exemplo, a 80 quilômetros por hora, um carro percorre 22 metros, em um único segundo. Se acontecer uma emergência, entre perceber o problema, tomar a decisão de frear, acionar o pedal e o veículo parar totalmente, vão ser necessários, pelo menos, 70 metros.

Se você estiver pouco concentrado ou não puder se concentrar totalmente na direção, seu tempo normal de reação vai aumentar, transformando os riscos do trânsito em perigos no trânsito.

Diversos acidentes com automóveis são provocados por pequenas desatenções ao volante. Estudos americanos e ingleses revelam que cerca de 30% desses acidentes são provocados por distração do motorista. E metade destes casos tem como causa a simples, e rápida, transferência de atenção do trânsito para um objeto, pessoa ou evento, dentro ou fora do carro. A outra metade está relacionada com sonolência, circunspeção, consumo de álcool e drogas.

Marcadores:

posted by ACCA@10:20 AM