Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, setembro 04, 2009

Processamento de alimentos: Cada risco é uma ameaça ao negócio

Quando o sistema de extinção opera como foi projetado, eles controlam o fogo e mantém as perdas para mínimas. Após uma pequena limpeza , a maior parte das instalações industriais pode voltar as atividades com pequeno prejuízo. Mas isto não é verdade na indústria de processamento de alimentos.

Potencial de interrupção de Negócios (lucros cessantes)
O sistema de extinção é importante nas instalações de processamento de alimentos para proteger equipamentos de processo, armazenagem e edifícios e para deter o fogo para não se propagar para outras áreas. Mas eles não podem impedir os prejuízos dos produtos alimentícios, que são extremamente susceptíveis de contaminação dos produtos da combustão.
Após cada foco de incêndio, os prejuízos dos produtos alimentícios devem ser avaliados. As matérias primas contaminadas podem paralisar a produção, até o recebimento de novas matérias primas. Produtos acabados contaminados pode retardar pedidos até que novos produtos sejam produzidos. Veja o caso da incêndio do incêndio da Perdigão no comentário.

Incêndio na correia transportadora, provocado por sobreaquecimento, na indústria de armazenagem de grãos Hansen Muller, USA, em 15 de julho de 2003. Os prejuízos foram de US$ 200.000,00.

Os produtos de combustão não os únicos possíveis de contaminação, mas também a liberação de amônia e derramamento de líquidos podem contaminar os alimentos. A perda ou quebra de equipamentos podem estragar alimentos. Os sistemas, elétrico, de refrigeração e de aquecimento não são somente necessários para produzir alimentos, mas também conservar os alimentos para não se estragarem. Conseqüentemente, estes sistemas devem ser altamente confiáveis e em alguns casos com equipamentos em stand-by (reserva)

Exemplo de instalações de processamento de alimentos com potencial grave de interrupção de negócios é a fabricação industrial de pães e envasamento em geral. Os clientes de padaria necessitam de pão fresco todos os dias. Quando uma panificação está paralisada, os clientes devem comprar o pão em outro lugar. Após o retorno da empresa a atividade, ela não pode recuperar a perda da produção. A empresa pode também perder pontos preciosos no mercado.

O enlatamento, como outras instalações de processamento de alimentos, que inicia com alimentos frescos, pode receber matéria-prima somente durante a estação do produto (época da colheita) . Se as matérias primas são perdidas, eles não podem repor até a próxima estação.

Fabricante de baunilha tem ainda outro atraso; a fava da baunilha leva três a cinco meses para cura antes de ser processada. Essas características de problemas devem ser consideradas quando está projetando e protegendo as instalações de processamento de alimentos.

As instalações de processamento de alimentos que operam com três turnos também apresentam graves potenciais de interrupção de negócios. Para cada dia de paralisação, os três dias de produção estão perdidos. Quando a instalação está funcionando novamente, a perda de produção é difícil de recuperar. Além disso, a operação com três turnos deixa menos tempo disponível para limpeza e manutenção.

Permanecendo nas atividades de processamento de alimentos, exigem conhecimentos destes potenciais de interrupção destes negócios e o que fazer sobre eles. A proteção de riscos e prevenção de perdas tem papéis importantes nestas atividades.

Fonte: “Food Processing” ,fourth, “IRI” Industrial Risk Insurers.

Comentário:

Em 21 de março de 2009, incêndio destruiu parte da unidade da fábrica da Perdigão instalada na cidade de Rio Verde, Goiás.
A planta da Perdigão em Rio Verde faz parte do maior complexo agroindustrial da América Latina e emprega diretamente 8 mil pessoas. Começou a ser construída em 1997 e entrou em funcionamento em 2000.
O abastecimento aos clientes dos mercados interno e externo feitos a partir da unidade de Rio Verde, não será comprometido, uma vez que outras unidades terão sua produção ajustada para suprir essa demanda. Com relação aos funcionários alocados no complexo, cujas atividades estão interrompidas temporariamente, a Perdigão esclarece que aqueles que não forem mobilizados nos trabalhos de recuperação das instalações poderão ser deslocados para outras unidades processadoras da empresa localizadas próximas à Rio Verde, não havendo necessidade de demissões em consequência do incêndio.

Causa provável
As chamas tiveram início na caldeira da unidade de industrializados e se alastraram rapidamente para outros setores por causa dos ventos fortes e do material isotérmico - como isopor e PVC -, utilizado no revestimento da estrutura da indústria.

Estimativa de prejuízos
Danos materiais - 45 milhões de dólares

Interrupção de produção
Não foram informadas estimativas de perdas de interrupção de produção e perda de produtos acabados.

Produção integrada paralisada
Como a indústria funciona em cadeia de produção integrada, isto é, os fornecedores são os criadores de aves e suínos que fornecem a matéria prima para a indústria, também eles foram afetados indiretamente, devido à interrupção da fábrica.
Milhares de aves estavam prontas para o abate e deixou os criadores integrados impossibilitados de tirar os animais das granjas.
A paralisação momentânea das atividades no parque industrial afetou mais de 400 granjeiros da região que fornecem aves e suínos para a Perdigão, pois estavam prontos para o abate.

Incêndio afeta o resultado financeiro da empresa
A fábrica é responsável por 10% a 12% da produção total da Perdigão.
O incêndio da fábrica ocorrido ainda no primeiro trimestre, também elevou as despesas de todo o semestre, pois obrigou a companhia a transferir produtos da unidade para outros centros de distribuição. .
No segundo trimestre deste ano, a empresa teve queda de 14,3% no volume de vendas no mercado interno, em relação a igual intervalo do ano passado. Parte desse comportamento pode ser explicada pelo incêndio da unidade de Rio Verde (GO), ocorrido ainda no primeiro trimestre, que reduziu a oferta no mercado interno de produtos processados, como empanados, salsichas e hambúrgueres. Com o retorno recente da unidade incendiada à sua capacidade total, a empresa terá um desempenho melhor no mercado interno nos próximos trimestres.

Proteção de riscos
Na indústria de alimentos qualquer tipo de incêndio ou explosão, os prejuízos são duplos, isto é, há perda direta em virtude do incêndio ou explosão e a perda indireta pela contaminação dos produtos ou das instalações industriais, tais como; fumaça, fuligem, água de combate ao incêndio contaminada, etc.
Por causa disso, a proteção de riscos e prevenção de perdas tem papéis importantes nestas atividades. A proteção inicia-se no projeto da fábrica, com isolamento ou separação de áreas para evitar a propagação do fogo ou contaminação. A fábrica projetada no sistema compacto com todas as áreas interligadas apresenta um alto risco, pois em caso de acidente todas as instalações ficam paralisadas ou contaminadas. A foto mostra que a indústria é totalmente compacta.

Vídeo

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:26 AM