Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, setembro 18, 2009

Trabalhador fica pendurado no 11º andar de prédio

Um trabalhador ficou pendurado pelo cinto de segurança no 11º andar de um prédio em construção na cidade de Águas Claras, a 10 km de Brasília, por cerca de 15 minutos, até ser socorrido. A cena foi filmada por um morador vizinho da obra.

Testemunhas disseram que o operário escorregou do andaime onde trabalhava e se agarrou na estrutura do andaime, mas não conseguiu suportar por muito tempo. Ele se soltou e ficou pendurado apenas pela corda do cinto de segurança.

Os colegas de trabalho abriram um buraco na parede e o puxaram para dentro do prédio.

A construtora responsável pela obra confirmou que o operário limpava uma tábua, tropeçou no material de limpeza e escorregou. A empresa reafirmou que ele usava na hora do acidente os equipamentos de segurança obrigatórios.

Segundo os vizinhos da obra, o Corpo de Bombeiros chegou dez minutos depois do resgate, pois a unidade mais próxima de Águas Claras fica em Taguatinga.

Fonte: G1 - 14 de setembro de 2009

Comentário:
Esse incidente veio comprovar como é importante o equipamento de segurança individual. O acidente acontece na maioria das vezes de forma inesperada e o trabalhador deve estar preparado para esse imprevisto. Como é importante a duplicidade de segurança, pois a proteção coletiva, o andaime falhou, muito provável por fixação incorreta das tábuas e a proteção individual atuou e salvou o trabalhador.

O que diz a norma NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) sobre andaimes
1-O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado.
2-Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos.
3- O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente.
4-Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas.
5- A madeira para confecção de andaimes deve ser de boa qualidade, seca, sem apresentar nós e rachaduras que comprometam a sua resistência, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeições.. É proibida a utilização de aparas de madeira na confecção de andaimes.
6- Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, com exceção do lado da face de trabalho.
7-É proibido retirar qualquer dispositivo de segurança dos andaimes ou anular sua ação.
8- É proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos.
9- O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura.

Vídeo:

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:34 AM