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sábado, setembro 12, 2009

Motorista derruba cancela ou falha de projeto?

Nesse acidente podemos levar para o lado do humor ou gozação, a motorista não sabia dirigir ou tinha pouca noção de profundidade.
Mas podemos indagar se o controle de cancela foi projetado adequadamente, levando em consideração a ergonomia?
Pela foto, a cancela está afastada da guia de concreto do meio fio
No Brasil o padrão da largura da guia é de 13 cm.
A coluna do controle está afastada da guia, podemos estimar em 10 cm. Somando a largura da guia, com afastamento do controle, temos 23 cm.
Cada país tem seu tipo de antropometria, a população tem sua estatura média e consequentemnte o comprimento do braço. Nesse caso, estamos apenas interessados no alcance do braço.
No padrão brasileiro, a mulher tem uma estatura média de 1,60 m e o alcance da mão poderá chegar até 55 cm.
O banco do motorista está distante da porta do carro, 7cm.
Se o motorista parar no controle, distante, por exemplo, 25 cm, ele terá problema de alcançar o controle para colocar o ticket. Ele teria apenas 5 cm de alcance do braço para alcançar o controle para colocar o ticket. O motorista teria de se inclinar para ter um acesso mais fácil ao controle. É o que acontece na prática. É só observar, como a maioria faz isso, inclina o corpo para colocar o ticket no controle. Para as mulheres a dificuldade é maior. A distância do controle é praticamente a distância do alcance do braço, não há uma folga. Ela tem de compensar, inclinando o corpo mais do que o homem. A única maneira eliminar esse problema é parar o carro bem rente a guia. No vídeo a motorista tenta aproximar o carro bem rente a guia, mas perde o controle.
O fabricante poderia minimizar esse problema, projetando o controle, para que ele possa ficar na prumada da guia e a coluna de sustentação inclinada ou numa base metálica curva. (desenho na foto).
Vídeo:


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posted by ACCA@4:27 PM