Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, setembro 02, 2009

Housekeeping na industria alimentícia

Gerenciamento de Riscos - Uma amostra da indústria de alimentos
As normas de órgãos governamentais exigem que as instalações de processamento de alimentos mantenham os agentes contaminantes patogênicos e outras doenças fora do processo. A competitividade exige que as instalações mantenham as substâncias nocivas fora dos alimentos e que prejudique, a cor, textura, cheiro e aroma.

Entretanto, para manter o nível de limpeza exige conhecimentos das normas vigentes e isso não implica necessariamente que as instalações que estejam limpas vão produzir alimentos saborosos.
■ O pó de farinha pode impregnar nas estruturas das edificações,
■ líquidos inflamáveis podem derramar nas áreas com pouca movimentação de pessoal ou de acesso controlado,
■ resíduos de óleo pode acumular no interior de dutos;
todos esses problemas podem ocorrer sem contaminar ou afetar a qualidade dos alimentos que estão sendo produzidos.
Mas estes fatores podem conduzir as perdas graves.

Pós
As fontes comuns da poeira na indústria de processamento de alimentos são; grão, farinha, amido, açúcar, cacau e matérias-primas granuladas ou em pós.
O pó escapando do sistema de esteira -se pode acumular em equipamentos de processo e em partes das estruturas das edificações. E o pó normalmente acumula no sistema de esteira (correias, rolamentos,etc). Uma camada fina de pó pode iniciar a ignição ou um flash.. Pó em suspensão no ar pode explodir.
Uma explosão inicial envolve geralmente somente uma pequena quantidade de pó , mas faz com que todo pó restante entre em suspensão. As explosões de pós-secundários são devastadores.As instalações envolvidas no processamento de grãos, farinha, açúcar, soja e leite em pó e derivados, possuem experiências em explosões de pós.

Uma explosão ocorreu numa fábrica de creme, quando partículas (pó) ficaram em suspensão muito tempo em contato com ar aquecido por um secador de calor. As perdas totalizaram U$ 2,5 milhões de dólares. Controlando o acúmulo de pó que é uma etapa crítica está ajudando controlar este potencial de perda

Líquidos inflamáveis
Os líquidos inflamáveis usados na indústria de processamento de alimentos incluem; álcool como aromatizante e solventes usados para a extração de óleo.
Vazamentos e derramamentos destes líquidos são facilmente inflamados. Eliminado as fontes de vazamento e limpando imediatamente as áreas afetadas, auxiliam no controle do potencial de incêndios para os líquidos inflamáveis.

Óleos
O óleo é usado como ingrediente em alimentos assados e como lubrificante para manter os alimentos soltos (não grudar) nas esteiras transportadoras e dourar a superfície do alimento.
O óleo pode acumular na esteira transportadora, na bandeja coletora de óleo, no interior de fornos e em dutos de exaustão.
O óleo quente é usado fritar muitos produtos alimentícios, rosquinha, batata do tipo “chips”, milho, cebola e batata frita.
O sistema de coifa é necessário para remover o vapor de óleo da fritura, pois o vapor esfria e condensa no interior da coifa e dos dutos.
O óleo pode também acumular próximo a equipamentos e nas partes da estrutura da edificação. O acúmulo de óleo apresenta um grave risco de incêndio.. A limpeza freqüente e contínua de resíduo de óleo ajuda controlar este potencial da perda.
Fonte: Food Processing, IR - Industrial Risk Insurers.

Vídeo:
Em 04 de fevereiro de 2008, em Port Wentworth, Savannah, Geórgia, EUA, ocorreu uma explosão no silo da indústria Imperial Sugar.
Durante a movimentação de um bigbag carregado de açúcar, ele caiu e bateu na estrutura metálica. A estrutura metálica estava impregnada de poeira de açúcar e com o golpe essa poeira ficou em suspensão tempo suficiente para provocar a explosão.
Houve uma sucessão de explosão. A primeira explosão é a explosão primária, e a força que uma explosão primária cria pode movimentar ainda mais poeira de açúcar, o que geraria uma explosão secundária (efeito dominó). A segunda detonação é muitas vezes a mais poderosa.
Vitimas: 14 trabalhadores morreram, 44 ficaram feridos, principalmente devido às queimaduras

Infrações cometidas pela empresa.
A OSHA aplicou uma multa devido às violações de segurança no valor de 5 milhões de dólares.

Principais infrações cometidas pela empresa
■ Faltam de proteções de motores elétricos, painéis elétricos e conexões elétricas para atmosferas potencialmente explosivas.
■ Ventilação deficiente no local
■ Falta de manutenção de sistemas de recolhimento de poeiras (housekeeping).

Prejuízos
A Imperial Sugar de Port Wentworth é a principal empresa do grupo, correspondendo 65% da produção total.
Valor estimado para reconstrução da empresa: 180 a 230 milhões de dólares
Prejuízo de operação devido à interrupção da produção: 21 milhões de dólares

Em um relatório de Novembro de 2006, o comitê CSB (Chemical Safety Board), identificou 281 incidentes de poeira combustível ocorridos no período de mais de 25 anos, que matou 119 trabalhadores e feriu outros 718. Segundo o relatório, 24% das explosões ocorreram na indústria de alimentos e principalmente em fábricas de açúcar.

Fontes: News4jax - July 25, 2008, NY Times - July 26, 2008

Marcadores:

posted by ACCA@3:59 PM