Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 28, 2009

Trabalhadores em Pequim arriscam suas vidas para demolir um edifício

Pequim, China, 29 de Fevereiro de 2008. Uma equipe de demolição em Pequim improvisa para conseguir realizar seu trabalho.
Esta demolição está distante 200 metros do edifício mais alto de Pequim, no coração da CDB (centro empresarial). Como você pode observar o proprietário do imóvel está demolindo o edifício existente, não se preocupando com a segurança dos trabalhadores. Eles necessitam demolir o edifício rapidamente, com poucos trabalhadores e equipamentos. O único caminho é arriscar suas vidas como mostra o vídeo.

Vídeo:
Este edifício está sendo demolido após ficar abandonados no centro de Pequim por 10 anos.
A demolição está sendo feita por uma equipe pequena, com 6 retroescavadeiras, trator e algumas ferramentas manuais.
A segurança do trabalhador não é um fator para concluir o projeto em tempo e dentro do orçamento.
Todos os dias os trabalhadores em Pequim arriscam suas vidas por um pequeno salário e terríveis condições de vida e de trabalho para terminar as obras para as Olimpíadas


Comentário:
Já vi coisas absurdas na construção civil, mas essa não dá para acreditar. Uma retroescavadeira colocada no topo do edifício executando a demolição. O cenário parece um filme. Os trabalhadores aparecem atores, não dá para acreditar que é real e não é um filme. O conformismo com o perigo é real e a aceitação da fatalidade é normal para esses trabalhadores. Juntando tudo isso com a falta de política de segurança da empresa, os trabalhadores tornam-se vulneráveis a acidentes fatais no trabalho.
O trabalhador chinês lembra muito o trabalhador braçal brasileiro, começa a vida muito cedo no campo, como trabalhador agrícola, marcado por um conjunto de adversidades, durezas, inerentes ao trabalho rural. A incerteza e precariedade do trabalho agrícola traçam o perfil desse tipo de trabalhador.
Quando vem para a cidade, com baixa escolaridade e falta de qualificação são submetidos ao trabalho nas condições que oferecem as construtoras.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:25 AM