Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, agosto 30, 2009

Mulher tem couro cabeludo arrancado

Uma funcionária da Indústria Têxtil Frint, em Americana, teve todo o couro cabeludo arrancado ao enroscar os cabelos na máquina em que trabalhava. O acidente ocorreu na madrugada, em 09 de outubro de 2002.
A retorcetriz Ana, 32, estava trabalhando em uma máquina para serviços de retorção, quando, ao se abaixar, seu cabelo enroscou no eixo giratório da máquina.

Cabelo comprido
Ana, que tinha os cabelos na altura dos ombros, teve todo couro cabeludo arrancado e foi socorrida pelo surpevisor industrial Antônio e levada ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

Atendimento médico
Algumas horas depois, a funcionária foi transferida para o Hospital Municipal de Botucatu, onde passou por exames. “Os médicos de Botucatu disseram que as células do couro cabeludo de minha irmã estão mortas, e por isso, seus cabelos não vão mais crescer. Mas existe uma possibilidade de, futuramente, ela fazer um implante de cabelo”, disse um dos irmãos.
Na tarde de quarta-feira, 9 de outubro, a funcionária foi transferida novamente para o Hospital Dr. Waldemar Tebaldi, onde permanece internada. “Uma cirurgia para enxerto na cabeça está prevista”, informou o irmão. Segundo o familiar, Ana está consciente do que ocorreu. “Mas ela está traumatizada e chora muito”, disse o irmão.

Posição da empresa
O advogado da empresa alegou que todas as medidas legais já foram tomadas e que a empresa está acompanhando a recuperação da funcionária. Segundo um funcionário da empresa, que pediu para não ser identificado, acidentes de trabalho nunca ocorreram no local e Ana teria infringido regras de segurança de trabalho da empresa, por estar trabalhando com os cabelos soltos.

Falta de equipamentos de segurança
Já um familiar de Ana, que teve conhecimento de que todas as funcionárias da empresa trabalham de cabelos soltos.

Fonte: TodoDia – Americana, 10 de outubro de 2002

Comentário:
A empresa não possui uma política adequada para os funcionários quanto à conscientização e riscos inerentes a atividade.
No caso em questão, a empresa poderia ter adotado os seguintes critérios:
■ Proibir a utilização de cabelos compridos nas áreas que apresentam riscos,
■ Nas indústrias alimentícias é comum à proibição de cabelos compridos e barbas em áreas que possam ocorrer contaminação produtos em processo,
■ Conscientização dos funcionários(as) para utilização de equipamentos de segurança e vestuários em áreas de riscos.

Roupas Folgadas, Adornos , Cabelos compridos
Os acidentes/lesões podem ser eliminados ou amenizados, se você utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.), conforme seu trabalho e/ou setor, tais como: uniforme, protetor de cabelo, avental, etc. O cabelo comprido deve ficar com protetor de cabelo (gorro ou redinha), para se evitar que o mesmo fique preso em algum dispositivo em movimento, acarretando gravíssimos acidentes.
Anéis, alianças, pulseiras, correntinhas no pescoço, mangas compridas e folgadas de sua camisa podem causar sérios problemas nos trabalhos diante de máquinas em movimento. Ao iniciar suas atividades remova as jóias e procure arregaçar as mangas da camisa.

Acidente causado pelo eixo do motor de embarcações.
A foto mostra a gravidade do acidente, o arrancamento brusco do couro cabeludo.

O acidente ocorre quando as vítimas, ao se aproximarem do eixo do moto, tem seus cabelos repentinamente puxados.

O cabelo enrola em torno do eixo é arrancado parcialmente ou total da vítima, inclusive orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte.

O tratamento das vítimas é longo, doloroso, não recupera os cabelos e nem as lesões decorrentes do arrancamento de orelhas e pálpebras

Marcadores:

posted by ACCA@10:50 AM

2 Comments:

At 8:03 PM, Blogger BELOYARTES said...

Hoje estou vivendo uma situação semelhante com meu marido,ontem ele sofreu um acidente parecido no trabalho arrancando todo o seu couro cabeludo,passou por uma operação de mais de 06 horas e agora seencontra no quadro de 72 de expectativa para que seu organismo aceite o implante.
Ele perdeu todo o couro cabeludo preso na transmissão de um carro.
Em todo o momento ele esteve consciente e já está no quarto.
Acredito muito em Deus e em todas as energias positivas da natureza que ele vai se recuperar e como na situação da jovem o meu marido terá também um processo longo de recuperação.
Não desejo isso a ninguém!

 
At 2:31 AM, Blogger Unknown said...

Pena que o blog não cita as normas ou NRs que regem este tipo de acidente ou prevenção.

 

Postar um comentário

<< Home