Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, julho 22, 2009

Nasa e tecnologia a serviço da sociedade

Muitos criticam o desperdício de dinheiro no programa espacial, que poderiam resolver o problema da fome no mundo, porém esquecem que desde a corrida espacial houve transferência de tecnologia para a sociedade em geral.
A Nasa demonstrou que os projetos espaciais traduziram em benefícios concretos para a sociedade.
As áreas beneficiadas foram:
■ saúde e medicina;
■ transporte;
■ segurança pública;
■ consumidor, casa e recreação;
■ meio ambiente e recursos agrícolas;
■ tecnologia de computação e produtividade industrial.

■ Segurança Alimentar: A Nasa desenvolveu um sistema de segurança alimentar que foi utilizado para controlar a comida dos astronautas nas missões espaciais. O sistema é chamado HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Point (análise de perigo e ponto de controle crítico) e é aplicado pela FDA, órgão que controla alimentos e medicamentos nos EUA, e por instituições semelhantes em vários países. Abrange práticas de segurança alimentar, temperaturas mínimas de cozimento para eliminar bactérias e métodos para lidar com situações de emergência envolvendo alimentação. O HACCP tornou-se padrão de segurança alimentar no mundo inteiro.

■ Comunicações: Satélites
A Nasa vem aprimorando sua tecnologia de desenvolvimento, lançamento e manutenção de satélites artificiais em órbita terrestre.
Principais aplicações:
■ as comunicações telefônicas de longa distância, um sistema mundial cada vez mais abrangente, e com chamadas claras e confiáveis.
■ as conexões de TV, de dados e o sistema GPS.
■ satélites da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) vêm monitorando condições e padrões de mudanças climáticas de modo a melhorar as previsões de furacões e sistemas tropicais, analisando suas rotas, efeitos e intensidade.

Tratamento médico: Luz mágica
Uma nova tecnologia de iluminação desenvolvida pela Nasa em experimentos de crescimento de plantas no espaço está sendo aproveitada no tratamento de tumores cerebrais e de pele, e em outros problemas médicos tais como tratamento de ferimentos. A técnica está aprimorando procedimento de quimioterapia chamado terapia fotodinâmica, que usa feixes luminosos para ativar medicamentos que matam tumores cancerosos. Antes essa terapia usava fonte de luz laser, mas a nova origem luminosa por LEDs é mais eficiente, versátil e barata.

Análise estrutural: Nastran
O software de análise estrutural desenvolvido pela agência, chamado NASTRAN (NAsa STRuctural ANalysis), se tornou quase um padrão nesse ramo da ciência. Ele permite economizar tempo e dinheiro por usar um método de projeto computadorizado para identificar pontos fortes e fracos na estrutura de um produto antes dele ser fabricado. O NASTRAN foi desenvolvido originalmente para os voos espaciais e as versões comerciais que se sucederam são usadas para projetar;
■ fábricas de produtos químicos, refinarias,
■ trens, aviões-caças,
■ automóveis,
■ caixas acústicas, guitarras elétricas e
■ arranha-céus. O software foi escrito originalmente na linguagem Fortran e tem milhões de linhas de código. No final dos anos 60, a empresa MSC (MacNeal-Schwendler Corporation)

Acelerômetros: Mems
Sistemas microeletromecânicos (Mems = MicroElectroMechanical Systems) são dispositivos e sensores minúsculos, de tamanho comparável à espessura de um fio de cabelo humano. Começaram a ser desenvolvidos quando a Nasa estava quebrando a cabeça com miniacelerômetros para medir mudanças de velocidade em pequenos objetos e avaliara atividade física de pessoas e animais durante voos espaciais. Atualmente, a tecnologia Mems é usada em produtos corriqueiros;
■ airbags em automóveis,
■ marcapassos cardíacos e
■ até lavadoras e secadoras de roupas.
Mais de 85 patentes fazem referência ao invento original da Nasa, sendo a mais antiga de 1975 e a mais recente de 2003.

Oftalmologia e Medicina em geral
Uma pesquisa da Nasa envolvendo física dos fluidos permitiu avanços à oftalmologia. Trabalhando com efeitos do ambiente espacial em sistemas coloidais (pequenas partículas sólidas suspensas em líquidos), pesquisadores da agência encontraram aplicações na detecção de catarata, uma condição degenerativa visual comum em idosos. Os instrumentos usados pela Nasa na pesquisa com colóides permitem identificar condições perigosas de catarata em estágio anterior do desenvolvimento da doença. O próximo passo é usar a técnica em terapias não cirúrgicas e na detecção prematura de outras doenças oculares, diabetes e até Mal de Alzheimer. O motivo da pesquisa original era o alto risco de os astronautas desenvolverem rapidamente catarata como efeito colateral à exposição a radiação em voos espaciais de longa duração.

Ranhuras: Grooving, evitar aquaplanagem
Pesquisadores da Nasa determinaram que abrir ranhuras em pistas de pouso de aeronaves reduz o risco de aguaplanagem . As ranhuras, que criam canais para drenagem do excesso de água da chuva, melhoram acentuadamente o atrito das rodas do trem de pouso em condições de pista molhada. Atualmente centenas de aeroportos comerciais no mundo inteiro têm ranhuras em suas pistas.
A técnica é usada
■ curvas em autoestradas,
■ rampas, degraus,
■ fábricas e estábulos.
O uso de ranhuras em estradas de rodagem permitiu uma redução de 85% no número de acidentes. Essa é uma das mais bem sucedidas tecnologias da Nasa em termos de salvar vidas e acidentes evitados.

Tesoura hidráulica: desencarcerador
A tecnologia usada para desconectar e separar em vôo os grandes tanques de combustível do ônibus espacial deu origem à ferramenta atualmente usada para remover vítimas presas em ferragens em acidentes rodoviários e outras situações de perigo. Conhecida pelo nome de "desencarcerador", a tesoura hidráulica também tem sido usada por equipes de resgate em busca de sobreviventes em locais de desabamentos de estruturas, desastres aéreos, terremotos e atentados

Aparelhos ortodônticos invisíveis
Ter os dentes em ordem costumava significar encher a boca de metal. Os aparelhos invisíveis chegaram ao mercado em 1987, e agora existem várias marcas.
Feito de alumina policristalina translúcida (TPA), material desenvolvido pela Nasa para proteger a antena infravermelha de mísseis de rastreamento térmico, os aparelhos ortodônticos invisíveis estão na boca de qualquer pessoa .
Os aparelhos ortodônticos invisíveis são feitos de alumina translúcida policristalina (TPA).
Lentes resistentes a arranhões
As lentes resistentes a arranhões surgiram de tecnologia desenvolvida para proteger equipamentos espaciais e capacetes de astronautas
A sujeira e as partículas encontradas nos ambientes espaciais, levou a Nasa a desenvolver um revestimento para proteger os equipamentos no espaço, particularmente os visores dos capacetes dos astronautas.

Espuma inteligente
O plástico de silício-poliuretânico de célula aberta (espuma de poliuretano de alta resistência), que ficou conhecido como espuma espacial, foi criado para uso nos assentos das espaçonaves da Nasa com a finalidade de diminuir o impacto durante os pousos. A espuma tem uma propriedade única que permite que ela distribua igualmente o peso e a pressão em seu topo, o que proporciona absorção de choque. Mesmo depois de ter sido comprimida para 10% de seu tamanho, a espuma com memória retornou à sua forma original. Além da memória, a espuma absorve o calor do corpo, mantendo-se sempre em uma temperatura agradável.
Utilidade:
■ Os médicos podem moldar a espuma para suportar pacientes, enquanto reduzem a pressão de certas partes do corpo para evitar escaras, por exemplo.
■ Algumas empresas também integraram a espuma Tempur a próteses de braços e pernas porque ela tem a mesma aparência e comportamento da pele, diminuindo a fricção entre a prótese e as juntas.
■ Outros usos comerciais da Tempur incluem banco de motocicletas, proteção para pilotos de corrida e revestimento interno para capacetes de jogadores de futebol americano.
■ A espuma Tempur é encontrada em várias marcas de colchões, travesseiros e almofadas.

Termômetro de ouvido
O termômetro auricular usa raio infravermelho para medir a temperatura que irradia do tímpano
Em 1991, os termômetros infravermelhos que você coloca no ouvido conquistaram o mundo ao simplificar e agilizar o processo de tirar a temperatura de uma pessoa - principalmente de crianças e bebês.
A Diatek, que desenvolveu o primeiro desses tipos de termômetros, viu a necessidade de reduzir o tempo gasto pelas enfermeiras medindo temperatura dos pacientes. Com cerca de 1 bilhão de temperaturas tomadas nos hospitais americanos anualmente e um número de enfermeiras cada vez menor, a empresa se viu obrigada a começar a cortar os preciosos minutos gastos na observação da subida do mercúrio do termômetro tradicional. Em vez disso, a Diatek tirou vantagem dos avanços anteriores da Nasa na medição da temperatura de estrelas com a tecnologia de infravermelho.
Junto com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), a empresa inventou um sensor infravermelho que serve como termômetro. Os termômetros auriculares tomam nossa temperatura medindo a quantidade de energia que o tímpano desprende dentro do canal do ouvido. Já que o tímpano está dentro do nosso corpo, ele atua como um sensor eficaz da energia interna, que aumenta quando nós ficamos doentes. Os modelos para hospital podem medir a temperatura em menos de dois segundos..

Palmilha de tênis
A tecnologia das botas espaciais foi aplicada às palmilhas de tênis, que absorvem o impacto das passadas dos atletas
A roupa espacial projetada para as missões Apollo incluía botas especialmente feitas para proporcionar um salto nos passos dos astronautas ao mesmo tempo em que forneciam ventilação. As empresas de calçados esportivos adotaram esse tecnologia para construir tênis melhores, que absorvem o impacto nos pés e pernas.

Detector de fumaça ajustável
A Nasa e a empresa Honeywell desenvolveram o detector de fumaça para a primeira estação espacial americana, a Skylab
Os engenheiros da Nasa sabiam disso quando estavam projetando a Skylab nos anos 70. A Skylab foi a primeira estação espacial americana, e os astronautas precisariam saber se um incêndio havia começado ou se gases venenosos estavam sendo liberados dentro do veículo. Em parceria com a Honeywell Corporation, a Nasa inventou o primeiro detector de fumaça ajustável com diferentes níveis de sensibilidade para prevenir falsos alarmes.

Ferramentas sem fio
As missões Apollo à Lua levaram a Black & Decker e a Nasa a desenvolver e aprimorar ferramentas sem fio
Quando você está aspirando a poeira ou migalhas em casa com um aspirador sem fio, na verdade você está usando a mesma tecnologia que os astronautas usaram na Lua. Embora a Black & Decker tenha inventado as primeiras ferramentas à pilha em 1961, a pesquisa relacionada da Nasa ajudou a redefinir a tecnologia que levou a instrumentos médicos leves e sem fio, aspiradores de pó e outras ferramentas.
Em meados dos anos 60, para preparar as missões à lua Apollo, a Nasa precisou de uma ferramenta que astronautas pudessem usar para obter amostras de rochas e solo.
A furadeira tinha de ser levíssima, compacta e poderosa o suficiente para cavar fundo na superfície lunar. A Nasa e a Black & Decker inventaram uma furadeira de motor magnético movida à bateria. Trabalhando com o contexto de ambiente espacial limitado, a Black & Decker desenvolveu um programa de computador para a ferramenta que reduziu a quantidade de energia gasta durante o uso para aumentar a vida útil da bateria.
Depois do projeto com a Nasa, a Black & Decker aplicou os mesmos princípios para fazer outras ferramentas leves movidas à bateria para o uso diário dos consumidores.

Filtros de água
Os astronautas precisavam de uma maneira de limpar a água que eles levavam para o espaço, já que bactérias e doenças seria altamente problemáticas. A tecnologia de filtrar água já existia desde o começo dos anos 50, mas a Nasa queria saber como limpar a água em situações mais extremas e mantê-la limpa por períodos mais longos de tempo.
Este filtro de carvão ativado contém íons de prata que neutralizam patógenos na água. Além de matar as bactérias na água, os filtros previnem o crescimento de mais bactérias. As empresas utilizaram essa tecnologia espacial para os sistemas de água filtrada usados por milhões de pessoas em todo o mundo.

Roupa de bombeiro
Os trajes usados pelos bombeiros para combater incêndios são feitos de um tecido resistente ao fogo desenvolvido para uso em roupas espaciais.

Geração de imagens médicas
A Nasa desenvolveu meios de processar os sinais que vinham das naves espaciais para produzir imagens mais claras. Essa tecnologia também permite produzir imagens fotográficas de nossos órgãos, como as vistas em uma ressonância magnética ou em uma tomografia computadorizada.

Botas e luvas térmicas
Têm elementos de aquecimento que funcionam com baterias recarregáveis usadas no interior do pulso das luvas ou incrustadas na sola da bota de esqui. Essa tecnologia foi adaptada do desenho de um traje espacial para os astronautas das naves Apollo.

Roda aerodinâmica para bicicletas
Uma roda especial para bicicletas utiliza uma pesquisa sobre aerodinâmica das asas de uma espaçonave e um software de design para programa espacial. Os três travões na roda atuam como asas, tornando a bicicleta mais eficiente para corridas.

Controles de joystick
Os joysticks são usados para muita coisa hoje em dia, inclusive jogos de computadores e veículos para pessoas com deficiência. Eles evoluíram de uma pesquisa para desenvolver um controle para o veículo lunar Apollo.

Fonte: Globo Online, 20 de julho de 2009 e HowStuffWorks

Vídeo
Mostra algumas tecnologias com transfêrencias de benefícios para a sociedade

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:47 PM