Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, julho 30, 2009

Explosão de compressor

Explosão de compressor mata

Uma explosão no compressor de ar da empresa Codapar/Copel, em agosto de 2001, localizado na BR-153-PR, feriu gravemente o funcionário Hildo Zago.
O impacto fez com que Hildo tivesse uma das pernas decepada na hora do acidente, sendo a outra amputada no hospital. Após 48 horas na UTI, Hildo acabou falecendo sendo seu corpo transladado para a cidade de Palmas-PR, onde reside seus familiares.

Fonte: Jornal Caiçara - União da Vitória PR

Explosão de compressor em fábrica
A explosão de um compressor de ar da fábrica Estofados Bahia Sul, aconteceu por das 15h 30min, quarta-feira, 30 de agosto de 2000, no bairro do Ibura, Recife, PE.
O compressor, de 750 libras de potência, começou a apresentar problemas à tarde, pouco antes da explosão. “Uma mangueira de ar estourou sem agüentar a pressão do ar na máquina. O proprietário, Sandro de Oliveira, decidiu, então, substituí-la, mas o problema se repetiu. Quando ele se aproximou do compressor para tentar consertá-lo novamente, a explosão aconteceu”, disse Jose Roberto, funcionário da fabrica. “Foi tudo muito rápido. Sandro foi jogado contra a parede pela pressão”. Ele afirmou ainda que não havia registros de outros acidentes no local, onde eram produzidos móveis e estofados.

Danos Materiais:
A explosão destruiu parte do imóvel onde funcionava a Estofados Bahia Sul.

Vítimas:
Apenas uma hora depois, Sandro de Oliveira Ribeiro, 31 anos, proprietário da fábrica, morreu ao dar entrada no Hospital da Restauração (HR), depois de receber os primeiros socorros na Policlínica Arnaldo Marques. “Ele foi mutilado nas costas e apresentava fraturas nas pernas e braços. Tentamos reanimá-lo, mas não houve resposta”, afirmou Gil Brasileiro, diretor do HR.

Entre os feridos, o caso mais grave era o de José Roberto da Silva, que perdeu um dos dedos da mão esquerda, devido à explosão. “As demais pessoas que foram atendidas apresentavam apenas ferimentos leves ou pequenas escoriações e foram liberadas rapidamente. Eram transeuntes ou funcionários que foram atingidos por estilhaços de ferro”, afirmou Solange Luna, diretora da Policlínica Arnaldo Marques, para onde foram encaminhadas as vítimas do acidente, por populares. José Roberto, que também foi transferido para o HR e ficará em observação. Ele será medicado para evitar inflamações ou mesmo a gangrena do tecido da mão esquerda.
Segundo familiares de Sandro de Oliveira, informaram que a fábrica havia sido inaugurada há quatro anos.

Fonte: Jornal do Commercio – Recife, 31 de agosto de 2000

Comentário:
Antes de iniciar a utilização de um compressor, é necessário que seja verificado alguns itens para que possa aumentar o seu desempenho, durabilidade e qualidade.
■ Verifique o nível de óleo no reservatório, antes de dar a partida. Caso o nível esteja baixo, complete com a quantidade necessária. Se as adições de óleo forem muito freqüentes, há algum problema que está causando este consumo excessivo.
■ Verifique o nível de óleo do motor e o nível de água do radiador.
■ Observe os manômetros e indicadores após a partida de rotina e após o seu aquecimento, certificando-se de que eles operam adequadamente e indicam leituras corretas em cada fase de operação.
■ Averigúe o indicador de manutenção do filtro de ar. Se necessário limpe ou troque-os.
■ Lubrifique, coloque óleo preservativo no motor, compressor e combustível quando for utilizar o compressor por um longo período.
■ Permita que o compressor funcione por aproximadamente 10 minutos para que o óleo preservativo possa chegar a todas as partes do compressor.
■ Mantenha sempre o compressor nivelado para poupar desgaste de seu sistema de amortecimento.
■ Só dê partida no compressor quando for iniciar as atividades.
Fonte: Atlas Copco

Os pulmões de ar comprimido acoplados a compressores, são considerados vasos de pressão e estão sujeitos as exigências da Norma Regulamentadora NR-13 e devem ser inspecionados periodicamente por empresa especializada.Devemos efetuar algumas medidas de segurança, tais como;
■ Medição de espessura da chapa do vaso por Ultra-Som, para verificar perda de espessura da chapa do vaso;
■ Executar Teste Hidrostático, para verificar a resistência mecânica;
■ Calibrar e Revisar a Válvula de Segurança periodicamente, com emissão do certificado de calibração;
■ Os Manômetros devem ser periodicamente, revisadas e calibradas com certificado de calibração;
■ Manutenção e revisão dos Pressostatos;
■ Os responsáveis pelo manuseio do vaso de pressão, devem cumprir Estágio Prático Supervisionado de duração mínima de 100 horas;
■ Os drenos dos pulmões devem ser acionados diariamente, a fim de eliminar o condensado existente dentro do vaso.
■ Existem algumas exigências e cuidados que devemos cumprir, quando compramos um compressor acoplado a um vaso de pressão que está enquadrado na NR-13, devemos também tomar muito cuidado ao comprarmos estes equipamentos usados, sem documentação,manutenção e inspeção, pois o risco pode ser maior.
■ A documentação de construção do vaso deve estar à disposição para consulta pelo pelos auditores do Ministério do Trabalho - Fonte: Conerge - Inspeção e Engenharia
Vídeo
Em 10 de fevereiro de 2009- Dois trabalhadores de uma oficina estavam perto do equipamento quando houve a explosão. Um sofreu queimaduras no rosto e o outro foi ferido por estilhaços.

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:06 PM