Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, julho 20, 2009

Em 20 de julho de 1969, o homem pisa na Lua pela 1ª vez


Em 16 de julho de 1969 (9h32), o foguete Saturno V, transportando a espaçonave Apollo 11, foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Ele transportava o módulo de comando e serviço, que alojava os astronautas, e o módulo lunar que Armstrong e Aldrin utilizariam para o pouso na Lua. Depois de completar uma órbita e meia em torno da terra, o terceiro estágio do Saturno V voltou a ser acionado e colocou a Apollo 11 no caminho da Lua. Pouco depois, o módulo de comando, conhecido como Colúmbia, separou-se do foguete, reverteu sua posição e se conectou pelo nariz ao módulo lunar, o Eagle. A espaçonave combinada assim formada prosseguiu em seu percurso.

19 de julho - a Apollo 11 entrou na órbita da Lua. Depois de 24 horas em órbita e de uma verificação dos sistemas e da comunicação no módulo lunar, Armstrong e Aldrin separaram o Eagle do Colúmbia, e se prepararam para o pouso na superfície lunar. Collins ficou no Colúmbia, para servir como elo de comunicação entre o módulo lunar e o controle da missão, na Terra.

20 de julho (16h17) - 102 horas depois do lançamento, Armstrong e Aldrin pousaram no Mar da Tranqüilidade, uma planície de lava na superfície da Lua. Armstrong enviou sua famosa mensagem ao controle da missão: "Houston, aqui Base Tranqüilidade. O Eagle pousou". Pouco minutos depois, os dois astronautas começaram os procedimentos para um cancelamento de emergência da missão e retorno ao módulo de comando, para o caso de alguma emergência. Depois, desativaram os sistemas do módulo.

Seis horas e meia mais tarde. Armstrong deu seus primeiros passos na superfície da Lua.

Assim que Aldrin se uniu a Armstrong na superfície da Lua, os dois astronautas começaram a coletar material. Enquanto trabalhavam, anotavam as diferenças entre a gravidade lunar e a terrestre. Como a gravidade da Lua equivale a 1/6 da terrestre, os astronautas tinham de se mover com passos lentos ou saltando com os dois pés, como cangurus.

Na Lua, Armstrong e Aldrin criaram uma imagem que entrou para a História, quando instalaram uma bandeira dos Estados Unidos. A tarefa foi menos fácil do que pareceu. A estaca penetrou facilmente no solo da Lua por 10 ou 15 centímetros, mas depois surgiu resistência. Os astronautas tiveram de incliná-la ligeiramente para que ficasse no chão.

Durante o período passado na Lua, eles recolheram cerca de 22 quilos de material lunar, fotografaram a área do pouso, montaram equipamentos e extraíram duas amostras do subsolo lunar. Deixaram para trás um disco com 73 mensagens de países do mundo, um distintivo da Apollo 11, medalhas de cosmonautas russos e um símbolo da águia norte-americana levando um ramo de oliveira.

21 de julho (1h54) - 21 horas depois do pouso, Armstrong e Aldrin decolaram da Lua, deixando o estágio inferior do módulo lunar para trás. Dentro do módulo, eles voltaram à órbita do satélite, onde se acoplaram ao módulo de comando e serviço e depois soltaram o Eagle no espaço.

24 de julho - a Apollo 11 entrou em órbita da Terra a uma velocidade de 11.031 metros por segundo e pousou no Oceano Pacífico às 12h51.

Ao voltar à Terra, a tripulação da Apollo 11 ficou em quarentena. Os astronautas conversaram com o presidente Nixon pela janela do veículo de quarentena.

Apolo11 - Lançamento NASA

Fonte: Howstuffworks

Comentário
O momento mais histórico é quando Neil Armstrong proclama a mais célebre frase do Século 20: "Este é um pequeno passo para o Homem; um salto gigantesco para a Humanidade". Eram 23:56 do dia 20 de julho de 1969.

Existe toda uma mística que o pouso do módulo lunar na Lua foi uma montagem ou falsificação do Programa Apollo, chamada de teoria da conspiração.
Vista da Terra elevando-se desde o horizonte da Lua; alguns teóricos da conspiração afirmam que imagens como estas seriam falsas, porque não aparecem estrelas (isto se deve ao fato da superfície da Lua estar iluminada pelo Sol, cuja luminosidade ofusca qualquer outro brilho menor e que não é captado pela lente fotográfica, regulada para equalizar a luz solar).As acusações de falsificação nas alunissagens do Programa Apollo constituem uma teoria de conspiração que afirma que as alunissagens do programa Apollo jamais ocorreram, à medida que teriam sido falsificadas pela NASA. Todos os cientistas, técnicos e interessados na história da exploração espacial tem rechaçado estas afirmações qualificando-as de infundadas e de não possuir caráter científico. Fonte: Wikipédia

Controvérsias
1. Por que a bandeira norte-americana tremula em um dos vídeos se não há vento na lua?
2. Por que não há estrelas no céu, se elas deveriam ser mais visíveis na Lua, onde não tem atmosfera?
3. Por que as sombras estão em diferentes direções, como se houvessem duas fontes de luz, quando a cena toda deveria ser iluminada apenas pelo Sol?
4. O filme usado nas máquinas fotográficas não suporta as temperaturas extremas da Lua.
5. Pegadas não se formam em ambiente sem umidade.
6. A conversa entre astronautas e a base terrestre aconteceu em tempo real, sendo que esta tecnologia não existia na época.
7. Há evidência de formação de penumbras na Lua, o que não pode acontecer em um ambiente sem oxigênio.
8. A tecnologia existente na época (1969) era inferior à tecnologia de um telefone celular moderno.
9. As missões Apollo aconteceram todas durante o governo Nixon, e a sua história o condena.

Respostas

A teoria da conspiração lembra muito a Inquisição, o Obscurantismo que predominaram no início do conhecimento científico.
Os iniciadores do conhecimento cientifico e da ficção científica deram um pequeno passo para o grande conhecimento que a humanidade tem atualmente sobre ciência e tecnologia.

Vídeo

Marcadores: ,

posted by ACCA@2:35 PM