Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, julho 26, 2009

Caminhão com excesso de altura e viaduto

Uma série de acidentes com caminhões com excesso de altura ocorre no viaduto ferroviário localizada na cidade de Durham, Carolina do Norte. O viaduto situa-se próxima a confluência das ruas Gregson e Peabody.

O viaduto é da propriedade da ferrovia Norfolk Southern Railway, tem uma série de sinalização luminosa e limitador de altura com sensor eletrônico que avisa os motoristas com caminhões com excesso de altura. O viaduto tem altura de 4,35 m, considerado baixo, mas com sinalização indicando essa altura.

Dos 46 acidentes no cruzamento Durham, desde 2000, 30 foram causados por caminhões batendo no viaduto, de acordo com estatísticas elaboradas pelo Departamento de Estado dos Transportes. Os danos somaram mais de US $ 115.000.

Comentário:
O vídeo mostra como o motorista em geral desconhece totalmente o veiculo que dirige quanto a sua altura, carga excessiva, velocidade. Existe sinalização no local, mas ele não se preocupa dirigir com cautela, olhar as placas indicativas de trânsito. Dirige no piloto automático, sem preocupação. Em São Paulo tem esse mesmo problema, as marginais têm sinalização aérea e limitador de altura, mas os motoristas não se preocupam ler essas informações. Para a maioria dos motoristas a sinalização é apenas um enfeite.

Um estudo da Companhia de Engenharia de Trafego da cidade de São Paulo quanto à percepção de sinalização foi realizada uma pesquisa em determinada rua da cidade.
A pesquisa foi realizada em um ponto após uma curva, de modo não permitir que os motoristas percebessem a presença dos entrevistadores.

Através de canalização com cones, estreitou-se a pista no ponto de pesquisa de forma a permitir a abordagem aos motoristas. Um observador colocado em ponto estratégico indicava os veículos que passavam sobre a legenda, de modo a garantir que a pesquisa fosse aplicada somente aos condutores que tiveram a mensagem em seu campo visual.

As entrevistas foram realizadas em dias claros, com tempo bom. Foram aplicados 50 questionários no total, em duas datas, no período da tarde. Na aplicação do questionário, procurou-se deixar bem claro o objeto da pesquisa, através do texto.
Qual foi a ultima sinalização de solo pela qual você se recorda de ter passado?
Apenas 4% dos motoristas pesquisados, ou seja, 2 pessoas em um grupo de 50 citaram a legenda “DEVAGAR” como última que se recordava de ter visto, segundos após ter passado pela sinalização em questão.

Conhece as placas de sinalização

Vídeo:


Vídeo(1)

Marcadores:

posted by ACCA@2:43 PM