Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, junho 07, 2009

Motorista e falha humana

Com toda segurança existente no veiculo, tais como; freio ABS, estabilidade, airbag, continuam provocar acidentes. Os acidentes não reduziram na proporção em que eles deveriam reduzir, em relação à segurança existente.

De acordo com estudos europeus em 85,2% dos casos, a falha humana é a principal causa dos acidentes de trânsito. No entanto, entre os acidentes provocados por falha humana, apenas 25% foram causados pelo próprio motorista, ficando os 75% restantes por conta de falhas de terceiros (pedestre ou outro motorista). Isso é interessante, pois no Brasil existe uma frase, que você tem de dirigir por você e pelo outro. A atenção e cuidado são fundamentais para quem dirige.

O ato de dirigir o veículo é uma atividade mecânica, pois são procedimentos automatizados; agora, dirigir com segurança é uma atividade que exige comportamento seguro.

O que é comportamento seguro?
O comportamento seguro no trânsito em qualquer fase da vida é seguir as normas, leis de trânsito, respeitar os demais, dirigir com cuidado e atenção, responsabilidade e manutenção do veículo.

Reciclagem
Em qualquer atividade o profissional passa por um processo de reciclagem para atualizar-se em conhecimento e operação de procedimento de determinada tecnologia.
Com o motorista isso não acontece, mas deveria ocorrer, pois a tecnologia dos carros está cada vez mais avançada e o motorista não acompanha essa evolução.

Dicas, dirija por você e pelos outros;
■ olhe ao longe;
■ mantenha os olhos em movimento;
■ deixe sempre uma saída;
■ assegure-se de que esteja sendo visto;
■ confira visualmente os dois lados de um cruzamento, sempre.

Vídeo

Marcadores:

posted by ACCA@8:15 AM