Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, abril 07, 2009

Morte de trabalhador na OGMA em Alverca


O sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas (STEFFAS), do qual fazia parte o trabalhador que morreu vítima de acidente de trabalho nas oficinas da OGMA, em Alverca, na segunda-feira, 23 de março de 2009, já pediu explicações à empresa pelo sucedido.

O trabalhador, natural de Alvega, concelho de Abrantes e residente em Alverca do Ribatejo, caiu de uma estrutura metálica, montada junto da asa de um avião C-130 já no final do turno de segunda-feira. Ainda foi transportado para o Hospital de Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira, mas não resistiu aos ferimentos e acabaria por falecer.

Causa do acidente
A Indústria Aeronáutica de Portugal SA (OGMA) confirma o acidente e afirma que o trabalhador sentiu-se mal e caiu da estrutura metálica. Refere ainda que a vítima já tinha antecedentes de saúde e que sofria de Epilepsia.

Características do avião:
Comprimento - 29,79 m
Envergadura - 40,41 m
Altura - 11,9 m
Área (asas) - 162,12 m²

Fonte: O MIRANTE.- Sociedade 26 Mar 2009

Comentário:
Todo trabalho em altura ou em plano elevado, todo trabalhador deve passar por um exame médico minucioso para verificar se existe alguma doença ou anomalia que possa ser potencializado pelo trabalho em altura (vertigem, convulsão, drogas, etc).

A empresa já sabia que o trabalhador tinha problema, doença neurológica crônica (epilepsia), caracterizada por repetidas crises convulsivas, Como a empresa permite um trabalhador com esse tipo de doença, trabalhar em plano elevado ou diferença de nível, onde a queda é o fator principal? Podemos considerar isso, como erro de omissão ou de negligência.

Todo trabalhador deverá possuir Atestado de Saúde Ocupacional, emitido pelo médico responsável pelo programa de controle médico saúde ocupacional da empresa, indicando que o trabalhador está apto para executar trabalhos em altura.

O médico do trabalho deve realizar anamnese minuciosa contemplando história clínica atual e pregressa, enfatizando a pesquisa de condições que poderão contribuir ou determinar queda da própria altura ou de planos elevados, como antecedentes de desmaios, tonteira, vertigem, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, convulsão, uso contínuo ou abusivo de bebida alcoólica e drogas, uso de medicamentos que interferem no sistema nervoso ou ritmo e freqüência cardíaca. Após isso, proceder a meticuloso exame físico, com verificação da existência ou não de restrição aos movimentos, distúrbios do equilíbrio ou coordenação motora, anemia, obesidade, hipertensão arterial, cardiopatias e outras patologias que poderão contribuir para acidentes com queda de altura.

O médico do trabalho deve, também, orientar a equipe de segurança do trabalho e os encarregados pela realização dos serviços em altura sobre a necessidade de se apurar o estado de saúde do trabalhador antes de se iniciar o trabalho. Existem várias situações que poderão provocar acidentes em planos elevados e que vale a pena serem relembradas:
■ alimentação inadequada, consumo de bebida alcoólica e
■ drogas psicoativas, distúrbios do sono.
O encarregado pelo trabalho deve, sempre no início de cada atividade, perguntar ao trabalhador se este se encontra em condições físicas e psíquicas para realizar o trabalho em altura e registrar esse fato no documento de Permissão para o Trabalho em Altura, sendo essa umas das perguntas básicas da Lista de Verificação (check list) para trabalho em altura. Fonte: ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho)

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:59 AM