Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, março 27, 2009

Resgate de mãe e filho em terremoto na China


Esta foto foi tirada pelo fotógrafo chinês Zou Sen, e foi selecionado como a Foto do Ano no concurso foto jornalismo 5 º China International Photo Contest (CHIPP), realizado em Shangai, China no período de 20 a 25 de março de 2009.
Foto ampliada - click

Os socorristas escavavam escombros, onde uma mãe segurava seu filho apertado entre os braço, após um terremoto de intensidade de 6,1 de magnitude que afetou Panzhihua, Província de Sichuan, em 30 de agosto de 2008.



Comentário:
Um terremoto que atingiu as províncias de Sichuan e Yunnan, no sul da China. O epicentro do terremoto ocorreu no sábado, 30 de agosto de 2008, que irrompeu perto das 4h30 da tarde (horário local), aconteceu a cerca de 30 km ao sul de Panzhihua, próximo da fronteira de Sichuan e Yunnan, de acordo com o Observatório Geológico dos EUA (USGS na sigla em inglês). O tremor teve aproximadamente dez km de profundidade.
O USGS afirmou que a magnitude do terremoto foi de 5,7 graus, enquanto autoridades chinesas disseram ter atingido 6,1 na escala Richter.
Uma segunda onda de magnitude 5,6 atingiu a mesma área 24 horas depois, disse o USGS.

Vítimas
Feriu 700 pessoas e 36 mortes. Mais de 800 mil pessoas foram afetadas pelo desastre. Cerca de 40 mil foram evacuadas para locais seguros.

Danos materiais
Cerca de 180 mil casas foram destruídas. Três grandes pontes na cidade de Panzhihua, em Sichuan, o epicentro do terremoto, foram danificadas. Foram encontradas rachaduras em três reservatórios."

Fonte: Yahoo News - Dom, 31 Ago, 2009

Marcadores:

posted by ACCA@4:59 PM