Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, março 23, 2009

Carro mais barato do mundo começa a ser vendido


A montadora indiana Tata Motors começou a vender nesta segunda-feira ( 23 de março) o Nano, considerado o carro mais barato do mundo.

Ao preço de 2.500 dólares, o Nano terá como público alvo, segundo o fabricante, cidadãos pobres dos países em desenvolvimento que não tinham condições de comprar um carro. Foto ampliada

Muitos analistas consideram que o novo carro poderá significar uma revolução para o transporte de milhões de indianos pobres, mas advertem que ele também deverá trazer mais congestionamentos e poluição.

O automóvel mede três metros de comprimento, possui quatro portas e cinco lugares, mas não conta com acessórios hoje comuns em muitos modelos, como ar-condicionado, rádio, air-bag, janela eletrônica e direção hidráulica.

Fonte: BBC Brasil - 22 de março, 2009

Comentário
É um belo carro popular, típico para cidade. Hoje os carros têm uma série de parfenália eletrônica, em alguns modelos chegando centenas de sensores eletrônicos. Parece mais um cockpit de um carro de corrida ou um painel de avião. O que predomina é a eletrônica embarcada, esquecendo que alguns consumidores querem um carro simples, barato, que funcione e que não se assustem com tantas informações no painel do carro. É tanta eletrônica, qualquer variação na voltagem do carro (bateria), ele pára, pois os sensores informam que algo está acontecendo no carro. Só falta a indústria automobilística colocar uma caixa preta, usada em avião no carro e piloto automático.

Vídeo


Marcadores:

posted by ACCA@4:16 PM