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sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Problema Bizarro: Segurança, Paisagem e Patrimônio Histórico

A colocação de guard-rail na Ponte Colombo Salles, iniciada há um mês, será interrompida até o dia 7 de março.
O embargo à colocação de guard-rail no lado direito da Ponte Colombo Salles (sentido Ilha-Continente), em Florianópolis, preocupa moradores da Capital.

Foto: 1 – Guard-rail antigo - 2 – Novo guard-rail .

Pessoas que passam pela ponte todos os dias já se sentiam mais seguras com a instalação da segunda faixa metálica acima da primeira.

José Carlos de Carvalho, que mora no Bairro Jardim Atlântico, na área continental da cidade, não aprovou o embargo. Já estava satisfeito com a segurança. Quem quiser ver a ponte Hercílio Luz pode ir à Beira-Mar, ao mirante, a qualquer outro lugar. Acho até que o guard-rail deveria ser ainda mais reforçado – afirmou.

A opinião é compartilhada por Ana Paula Rodrigues, que também mora em Florianópolis. Os moradores, que usam a ponte todos os dias durante todo o ano, se preocupam mais com a segurança do que com a vista. Isso é só para os turistas – disse.

O embargo às obras na Colombo Salles, primeira a receber o guard-rail, entrou em vigor na quarta-feira, 18 de fevereiro.

Os representantes da prefeitura e do Ministério Público estiveram reunidos e decidiram manter a suspensão das obras até o dia 7 de março.

Estatuto da Cidade proíbe impacto de paisagem
A paralisação foi imposta com base no Estatuto da Cidade, que proíbe o impacto de paisagem.
Rauen informou que só após a colocação das barras de proteção viu-se que elas iriam interferir na paisagem. – Temos que criar artifício de segurança com análise de engenharia e arquitetura. Não podemos, em nome da segurança, tapar a vista da ponte (Hercílio Luz) – informou o secretário.

Fonte: Diário Catarinense - 20 de fevereiro de 2009

Comentário
Origem do problema

Foto - 1 – Ponte Hercílio Luz - 2- Ponte Colombo Salles

Em 20 de agosto de 2007, o motorista Ari Alécio de Melo morreu ao despencar com um caminhão caçamba da Ponte Colombo Salles, que faz a ligação ilha-continente, em Florianópolis. Testemunhas informaram à polícia que o caminhão desviou de um carro parado na ponte, bateu em outro veículo, perdeu o controle e atravessou a proteção lateral, caindo no mar de uma altura de mais de 20 metros. Melo estava voltando de uma entrega para a empresa de argamassas onde trabalhava há seis anos.

Em novembro de 2007, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já decretou: as pontes que fazem a ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente têm problemas de segurança. Com base em auditoria técnica feita in loco, o órgão deu prazo de 90 dias para que o Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) aponte soluções para as falhas nas estruturas laterais das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. O prazo começou a contar a partir do dia 21 de novembro, quando a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A queda de um caminhão da Ponte Colombo Salles, em agosto, que resultou na morte do motorista, foi determinante para a realização da auditoria, iniciada cinco dias após o acidente.

De acordo com os engenheiros responsáveis pela auditoria, tanto os guard-rails como os guarda-rodas (estrutura de concreto abaixo do guard-rail) das duas pontes não atendem ao projeto original nem às atuais exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em ambas as pontes inspecionadas foram encontradas;
■ medidas irregulares nos guarda-rodas, que oscilam entre 12 cm e 42 cm - o projeto original prevê 25 cm.
■ a altura reduzida, alertam os técnicos do TCE, possibilita que os guarda-rodas sejam transpostos pelos veículos.
■ entre as irregularidades apontadas também constam à falta de parafusos, peças de metal oxidadas e a inexistência da faixa branca que sinaliza o limite das pistas.
Segundo os engenheiros, os guard-rails metálicos são eficientes, de modo que o aumento da altura dos já existentes propiciaria maior segurança.

Definição de ponte
É construção destinada a estabelecer ligação entre margens opostas de um curso d´água. A finalidade não é para ser um mirante. Ela pode se integrar na paisagem e tornar um marco de referência arquitetônica.
No caso em questão a Ponte Hercílio Luz, obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico. Ela tem um mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz (Florianópolis).
A melhoria de segurança na ponte Colombo Salles não interferirá na ponte Hercílio Luz, pois a ponte não é um mirante para contemplar a paisagem da ponte Hercílio Luz.
Numa ponte o fluxo de transito é constante, somente pode parar em caso de emergência ou quebra. Nada mais.

Guard-rail interferirá na paisagem
Jose Carlos Rauen, secretario de Serviços Públicos (Susp) informou que só após a colocação das barras de proteção viu-se que elas iriam interferir na paisagem. A paralisação foi imposta com base no Estatuto da Cidade, que proíbe o impacto de paisagem.

Definição de Patrimônio Histórico
Patrimônio Histórico refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.

Ponte Hercílio Luz
A ponte Hercílio Luz está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular).
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental.
A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250 m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros. Fonte: Wikipedia

Restauração da Ponte Hercílio Luz
A ponte está em fase de restauração para aumentar sua segurança com pequenas alterações de estética. A obra, segundo estimativa do governo do Estado, deve ser concluída em 2010.

Essa discussão lembra muito o caso dos bagres na autorização de concessão ambiental das usinas hidroelétricas no rio Madeira ou imaginem se a ilha de Santa Catarina fosse tombada, todas as construções interfeririam na bela paisagem da ilha? É o ambientalista ecochato, que vê problema em tudo. O ecochato é o ecologista fundamentalista ortodoxo.

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posted by ACCA@5:32 PM